Prêmio por competência e mérito enaltece a Agronomia Unoeste
Reconhecimento à contribuição ao setor algodoeiro acontece na celebração de bodas de ouro da associação estadual de produtores
A Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa) comemora bodas de prata com a inauguração de nova sede em Campos de Holambra, distrito de Paranapanema, que é o município maior produtor da região sudoeste de São Paulo.
Solenidade na sexta-feira (8) foi marcada por homenagens, incluindo pesquisador vinculado à Unoeste, para quem ser lembrado em momento tão importante é motivo de celebração e põe a Agronomia Unoeste em patamar de destaque estadual e nacional.
Evento que reuniu cerca de 250 pessoas recepcionadas pelo presidente Thomas Derks e demais integrantes da diretoria. Com centro administrativo e centro de treinamento, dentre outros espaços, a nova sede recebeu o nome de Johannes Henricus Scholten.
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Unoeste e o Grupo de Estudos do Algodão (GEA), que envolve alunos de graduação e pós, estiveram representados e ocuparam lugar de honra na cerimonia.
O coordenador da pós e líder do grupo Dr. Fábio Rafael Echer foi homenageado com o Prêmio Competência e Mérito, por brilhante trabalho apresentado no mais recente Congresso Brasileiro do Algodão.
Único pesquisador vinculado a uma universidade dentre os pesquisadores premiados na festa de 25 anos da Appa, o Dr. Fábio esteve acompanhado do vice-coordenador do PPGA, o Dr. Edgard Henrique Costa Silva.
Retorno social
Outros pesquisadores foram o Dr. Diogo Lemos, egresso da Unoeste e que atua na área de consultoria agrícola; Dr. Edivaldo Cia, aposentado e voluntário no Instituto Agronômico de Campinas (IAC); e o Dr. Marcos Vilela, da área da aviação agrícola.
Ao agradecer a homenagem, o Dr. Fábio falou da satisfação em representar alunos que pesquisam para ajudar os produtores de algodão; que têm projeto de pesquisa como ferramenta; pela qual buscam formação e qualificação profissional.
As pessoas nessas condições são as que ajudam a transformar para melhor a produção do algodão, conforme disse o homenageado que enalteceu a visão da Appa em financiar pesquisas, “que não são baratas”.
Em sua fala, afirmou que o compromisso dos pesquisadores e da Unoeste é dar o retorno que a sociedade precisa, não somente pelas pesquisas, mas pela formação e qualificação de profissionais.
Foi apresentado vídeo mostrando a atuação da universidade em prol dos produtores de algodão e o Dr. Fábio teve a oportunidade de destacar a estrutura proporcionada pela Unoeste, incluindo a Fazenda Experimental que tem experimentos com irrigação.
Patamar nacional
Participaram do evento produtores da região de Paranapanema e de outros núcleos do estado de São Paulo, incluindo o da região de Presidente Prudente que é formado por municípios como Martinópolis e Rancharia.
Também estiveram presentes representantes de associações de produtores de algodão de outros estados brasileiros. O nome da Unoeste foi citado nos pronunciamentos sobre a inauguração e o desenvolvimento do setor.
Vinculada à Associação Brasileira dos Produtores do Algodão (Abrapa), a Appa apresenta a nova sede, em área de 2,1 mil m², como oportunidade de oferecer mais eventos do agronegócio; e mais treinamentos aos associados e colaboradores.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste