CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Hackathon 2024 oferta solução para elevar a adesão vacinal

Produto desenvolvido com recursos das novas tecnologias poderá ser utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Hackathon 2024 oferta solução para elevar a adesão vacinal
Envolvidos no Hackathon 2024 – Saúde e Bem-Estar

O VacinAPP propõe solução para combater a baixa taxa de adesão de vacinação em Presidente Prudente, através da busca de facilidade, agilidade e eficiência em comunicação entre as unidades de saúde e usuários da rede municipal.

O aplicativo está voltado para superar a dificuldade de notificar a população e oferece gerenciamento completo do histórico vacinal, o que permite aos servidores da saúde acompanhamento pontual na busca ativa de criança ou adulto que precisa ser vacinado.

Mediante o uso de diferentes recursos das novas tecnologias, a ferramenta foi apresentada com o apelo de ter custo mais baixo do que as vacinas que podem perder o prazo de validade se não forem aplicadas. 

Voltado à contribuição para que sejam atingidas as metas preconizadas pela Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), o aplicativo poderá ser utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Sua produção ocorreu durante o Hackathon 2024 – Saúde e Bem-Estar; a maratona de programação que teve duração de 24 horas, das 13h de sábado (9) até domingo (10), culminando com a premiação após às 13h. Foi no Salão Torre de Cristal, na Unoeste.

Evento interinstitucional 

A apresentação do evento interinstitucional foi feita pela gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Fernanda Blagi, e pelo secretário municipal de Tecnologia da Informação, Helton Sapia.

As várias etapas de imersão no assunto contaram, entre outras contribuições multiprofissionais, com mentores de saúde e de negócios. A primeira fala sobre os desafios para inovação na área de saúde foi de Alexandre Gomes.

Procedente de São Paulo, ele esteve representando o Sebrae for Startups e Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Junto com outros importantes colaboradores, deram o tom da melhor condução das sete propostas que foram desenvolvidas.

Na etapa para definir qual solução teria melhor viabilidade de possível utilização foram apresentadas sete propostas no formato pitch, com 3 minutos de duração para cada grupo que ao final passaram pela arguição diante de banca examinadora.

Foto: Homéro Ferreira Organizadores e apoiadores do Hackathon 2024
Organizadores e apoiadores do Hackathon 2024

Banca e vencedores 

Banca composta pelo superintendente operacional da Unimed, Alisson Kuhn; a secretária adjunta da Saúde municipal, Danielle Araújo Borsari; o investidor e empreendedor Wagner Furquim e o empreendedor José Paschoal Vernilho ´Cacau´.

Formada por estudantes de ciências da computação na Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus da Unesp em Presidente Prudente (FCT/Unesp), a equipe vencedora contou com a participação do profissional da área Alexandre Nunes Batista.

Os estudantes envolvidos foram os seguintes: Vinicius Andrei Parra Castilho, Hugo Luís Leal Castaldelli, Thiago Chagas Batista (filho de Alexandre), Erina Ami Sakaki e Isabela Maria da Silva Neves.

Realização e apoio 

A realização envolveu a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Oeste Valley, O2 Hub e Prefeitura, especialmente com os envolvimentos da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) e da Fundação Inova.

No apoio estiveram a Unoeste, a regional do Sebrae, Associação Comercial (Acipp), regional do Centro das Indústrias (Ciesp), Unesp, Centro Universitário Toledo e  Faculdade de Tecnologia (Fatec). 

Patrocinadores: Sicoob Paulista, Unimed, Unoeste, Agrobens, Intepp, Ciesp, 02 Hub, Instaregistro, Infoss, Oxigenweb, Bebidas Funada, Aruá Hotel e Jopanas.  Dentre os presentes estiveram o presidente da Intepp, Dione Ferrari, e o vice João Cesário Giglio.

Pelo Sebrae esteve o diretor regional José Carlos Cavalcante. Pela Fundação Inova compareceu o presidente Diego Andreasi e pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), o coordenador de cursos Emerson Silas Doria. 

Pela Prefeitura, o secretário de Comunicação, Miguel Francisco, representando o prefeito Ed Thomas; pela Fatec, Carolina Fernandes; pela Toledo, Caio Pedrinho da Silva Toledo; e pela 01 Hub João Lucas Amorim, Roberto Minakawa e Isadora Cuba.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem