AVISO DE
TRANSPARÊNCIA
Em
conformidade com a
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº
13.709/2018 – LGPD)
, informamos que os dados pessoais fornecidos por você
serão tratados com segurança, transparência e apenas para as finalidades
específicas de apuração, encaminhamento e resolução das demandas registradas
neste canal.
FINALIDADE DO TRATAMENTO
Os dados pessoais coletados são utilizados exclusivamente para:
·
Identificar e analisar a
manifestação registrada;
·
Promover o encaminhamento
interno aos setores responsáveis;
·
Adotar as medidas corretivas,
preventivas ou administrativas cabíveis;
·
Cumprir obrigações legais e
regulatórias, quando aplicável.
SEGURANÇA E CONFIDENCIALIDADE
Adotamos
medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger seus dados contra
acessos não autorizados, vazamentos ou outras formas de tratamento indevido.
Seus dados serão acessados somente por pessoas autorizadas e envolvidas
diretamente na apuração do caso.
OBS.:
Se optar por registrar uma manifestação de forma anônima,
nenhuma informação que possa identificar você será solicitada ou armazenada.
E que, em
casos de manifestações “sigilosas”,
o acesso ficará limitado exclusivamente à equipe da Ouvidoria,
BASE LEGAL
O tratamento de dados é realizado com fundamento nas seguintes
bases legais:
·
Cumprimento de obrigação
legal/regulatória (art. 7º, II):
Ouvidoria como canal institucional obrigatório em instituições de ensino
superior (MEC);
·
Exercício regular de direitos
(art. 7º, VI):
Defesa em processos
administrativos, regulatórios ou judiciais decorrentes de manifestações;
·
Legítimo interesse (art. 7º,
IX):
Atendimento de elogios,
sugestões ou críticas não vinculadas a obrigações legais, desde que respeitados
os direitos e liberdades do titular
;
·
Consentimento (art. 7º, I):
Eventual uso dos dados do manifestante para fins de comunicação
institucional não obrigatória;
·
Para dados sensíveis
, aplica-se o art. 11, II, “a” (cumprimento de obrigação legal)
e “d” (exercício regular de direitos).
OBS.:
Para eventuais documentos incluídos em anexos
(ex.: documentos
médicos, religiosos ou sindicais)
, reforçamos que tais dados terão
tratamento restrito, proporcional à finalidade e com base no
art. 11, II,
“a” e “d”, da LGPD
(execução de contrato e exercício regular de
direitos).
NA MODALIDADE ANÔNIMA,
não há coleta obrigatória de dados pessoais. Contudo, caso o
próprio solicitante insira informações que permitam sua identificação ou dados
sensíveis em anexos ou no campo de descrição, tais dados serão tratados
exclusivamente para fins de análise e apuração da solicitação, nos termos da
LGPD.
SEUS DIREITOS
Nos termos da LGPD, você tem direito a:
·
Confirmar a existência de
tratamento dos seus dados;
·
Acessar, corrigir, anonimizar
ou excluir seus dados pessoais;
·
Solicitar informações sobre
compartilhamento e armazenamento;
·
Revogar o consentimento,
quando esta for a base legal do tratamento.
Para exercer seus direitos, entre em contato com o nosso canal de
privacidade pelo e-mail:
privacidade@unoeste.br
Para mais informações sobre como tratamos dados pessoais, acesse
nosso A
viso de Privacidade
através do endereço:
https://www.unoeste.br/content/documentos/politica/politica-privacidade.pdf?v=2
PRAZO DE RETENÇÃO
As
ocorrências serão armazenados pelo período necessário à conclusão de sua
solicitação, salvo quando houver obrigação legal ou regulatória que justifique
a manutenção por período superior.
·
Retenção mínima de 5 anos para
manifestações relacionadas a alunos ou colaboradores, alinhada ao prazo
prescricional trabalhista e consumerista
(arts. 7º, XXIX, CF e art. 27,
CDC);
·
Possibilidade de guarda por
prazo maior em caso de investigações administrativas ou judiciais.