Unoeste amplia teste de progresso em cursos da saúde
Iniciativa anual visa monitorar o desenvolvimento acadêmico e reforçar a excelência na formação profissional
Conceito máximo pelo Ministério da Educação, a Unoeste segue fortalecendo seu compromisso com a excelência acadêmica ao ampliar e implementar nos campi de Jaú, Guarujá e Presidente Prudente, o Teste de Progresso para os cursos de Fisioterapia e Enfermagem. A novidade foi adotada no dia 7 deste mês e ocorrerá de forma anual, permitindo um acompanhamento contínuo do desenvolvimento acadêmico dos estudantes.
A proposta do Teste de Progresso é monitorar e avaliar o conhecimento dos alunos ao longo de sua formação, criando dados valiosos para o aprimoramento das estratégias pedagógicas, atualização dos métodos de ensino e revisão curricular dos cursos. Neste semestre, os cursos de Odontologia e Biomedicina também aderiram ao modelo, ampliando ainda mais o alcance do teste.
Com a iniciativa, a Unoeste se consolida como uma das primeiras instituições de ensino superior a adotar este modelo de avaliação em quase todos os cursos da Saúde, mostrando-se à frente em inovação acadêmica e focada na preparação robusta de seus estudantes para provas e processos seletivos futuros.
O diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da Unoeste, professor doutor Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, explicou que a iniciativa nos cursos da área da saúde foi do Núcleo de Formação e Educação Permanente em Saúde (Nufeps), que neste ano incluiu os cursos de Enfermagem e Fisioterapia dos campis de Presidente Prudente e Jaú. Em Guarujá, a prova foi aplicada para acadêmicos do curso de Enfermagem.
“A ideia é ampliar gradativamente para todos os cursos da Saúde dos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. O Teste de Progresso é um bom indicador de autoavaliação, pois permite avaliar e dimensionar o ganho de conhecimento do aluno durante o curso. Possibilita que os alunos, professores e coordenadores façam uma reflexão a respeito de quais áreas do conhecimento necessitam de melhoria, e quais estratégias podem ser implementadas afim de aprimorar o desempenho do aluno em sua formação”, reforçou ele.
“Esta ferramenta é essencial para proporcionar um ensino que responde às necessidades do mercado, formando profissionais mais preparados e capacitados”, complementou a professora doutora do curso de Fisioterapia, Ana Paula Coelho Figueira Freire.
A aplicação do teste, organizada pelo Nufeps, contou com a parceria das coordenações dos cursos, para garantir um processo avaliativo abrangente e eficaz. Segundo a coordenação do Nufeps, o Teste de Progresso é uma forma de assegurar que os estudantes da Unoeste recebam uma formação completa e alinhada às melhores práticas acadêmicas e profissionais.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste