Prouni
O PROGRAMA
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação que oferta bolsas de estudo, integrais e parciais, para cursos de graduação (presencial ou EAD) em instituições de ensino superior privadas. O programa é destinado ao estudante sem diploma de nível superior e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio.
QUERO SER ALUNO PROUNI
O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, que é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página oficial do Prouni. Para se inscrever, é preciso ter realizado a última ou penúltima edição do Enem, anterior ao processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação e nem ter realizado a prova na condição de treineiro. Com esses pré-requisitos, o interessado deve se inscrever no programa acessando o Portal do Prouni durante o período de inscrição.
O Prouni é destinado a candidatos sem diploma de curso superior que tenham realizado o Enem, considerando as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do Prouni, onde o seu resultado tenha sido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco notas do exame e nota na redação que não seja zero.
O candidato precisa ter realizado a última ou penúltima edição do Enem, anterior ao processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame, além de não ter zerado a redação. O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre todo o valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos. Porém, a Unoeste só oferta bolsas Prouni na condição integral.
Para participar do Prouni é preciso também atender a pelo menos uma das seguintes condições abaixo:
- ter concluído o Ensino Médio;
- ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
A Unoeste só oferta bolsas Prouni na condição integral (100%) do valor das mensalidades do curso.
São realizadas duas chamadas. A cada uma, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem os dados informados na ficha de inscrição. A instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.
O processo de seleção dos candidatos é composto por duas chamadas consecutivas, caso as vagas não tenham sido totalmente preenchidas na primeira chamada. Ao final das duas chamadas, o candidato que ainda não foi pré-selecionado pode manifestar seu interesse em participar da lista de espera do Prouni, caso ainda tenha vagas para o curso no qual se inscreveu. Essa manifestação de interesse fica disponível no próprio sistema do programa que o inscrito tem acesso. As bolsas eventualmente não preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas pelos estudantes participantes da lista de espera que comprovarem as informações prestadas na ficha de inscrição.
O candidato a bolsas do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado para concorrer ao Prouni. A classificação no programa já substitui o processo seletivo interno da Universidade. Porém, após a assinatura do termo de concessão da bolsa, o candidato deve efetivar a sua matrícula. Clique aqui para acessar a documentação necessária para a matrícula.
JÁ SOU ALUNO PROUNI
Agora, a renovação da bolsa do Prouni é um procedimento interno da instituição. Os alunos não precisam fazer nenhuma solicitação para ter sua bolsa renovada, basta, apenas, ter aprovação de no mínimo 75% das matérias cursadas no semestre. A universidade faz a verificação dos boletins acadêmicos dos alunos bolsistas e informa o Prouni, que permite a renovação automática da bolsa. Após a instituição concluir todo o processo de renovação da bolsa Prouni, o aluno é avisado por e-mail que sua bolsa está renovada para o semestre corrente. Caso haja alguma intercorrência com documentos ou no caso de reprovas de disciplinas que impeçam a universidade de renovar a bolsa, o bolsista é chamado a comparecer no Setor do Prouni para verificar e corrigir qualquer pendência.
A renovação da bolsa é feita a cada semestre letivo de forma automática pela universidade. O Prouni disponibiliza os prazos através de Editais para que a universidade faça a manutenção da bolsa.
O aluno não precisa se preocupar com a renovação semestral da bolsa Prouni. O processo de renovação é feito pela universidade.
Sim. O bolsista do Prouni pode trancar o curso e suspender a bolsa enquanto o curso estiver trancado. O aluno pode, ainda, retornar para o curso e continuar a usufruir da bolsa Prouni, desde que obedecido o prazo de trancamento e suspensão da bolsa, a ser informado pela instituição no ato de trancamento.
O encerramento da bolsa Prouni se dá pelos seguintes motivos:
- Irregularidades na inscrição do Prouni ou na documentação apresentada pelo candidato.
- Em casos de aproveitamento acadêmico inferior a 75% das matérias cursadas no semestre anterior ao da renovação da bolsa. Neste caso, o bolsista é advertido de que nova reprova pode ocasionar o encerramento da bolsa.
- Solicitação do bolsista.
- Conclusão do curso superior.
A Comissão Local de Acompanhamento (Colap) foi instituída para atender a portaria MEC nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009. Essa comissão tem a finalidade de aperfeiçoar as relações acadêmicas entre os bolsistas Prouni e a Unoeste. Qualquer dúvida, sugestão de melhoria ou denúncia de irregularidades, deverão ser formalizadas em documento escrito junto ao setor Sucesso do Aluno, onde será encaminhado para análise em reuniões da Colap.
Contato
Presidente Prudente: (18) 3229-1000
Demais localidades: 0800 7715533
WhatsApp: (18) 3229-2003