Conheça a Unoeste
A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) nasceu do sonho dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima em oferecer ensino superior de excelência em Presidente Prudente e região. Isso se tornou realidade com o decreto nº 71.190, de 3 de outubro de 1972, que autorizou a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec). No primeiro vestibular, 536 candidatos se inscreveram para as 350 vagas ofertadas nas três licenciaturas precursoras: Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. A aula inaugural aconteceu provisoriamente no Colégio Cristo Rei, no dia 21 de outubro deste mesmo ano.
Em fevereiro de 1973 surgia, então, o primeiro prédio da Apec: o Bloco A. Devido aos ideais dos fundadores e da grande demanda por outras áreas do conhecimento para a região, nos anos seguintes nasceram as faculdades da Saúde, de Engenharia Civil, Informática e outros cursos superiores, além de clínicas, laboratórios e o Palácio de Esportes. Com isso, surgia velozmente o complexo de prédios que integra o campus 1, no Jardim Bongiovani.
Em 1987, o campus 2 foi inaugurado, com cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas. Neste mesmo ano, a Unoeste foi credenciada pelo MEC como universidade e expandia conhecimentos com sua imensa estrutura contemplando clínicas, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, prédios laboratoriais, centros agronômico e zootécnico e demais áreas destinadas ao ensino, à pesquisa e à prática constante da cidadania. Por isso, a Unoeste é a única instituição de ensino superior particular do oeste paulista com o título de universidade.
Além de Prudente, a Unoeste também está presente em Jaú e Guarujá. Desde agosto de 2018 iniciou as atividades do primeiro curso médico jauense, a princípio em área anexa ao Hospital Thereza Perlatti. Mas em fevereiro de 2021 inaugurou o novo campus, próximo ao Shopping Território do Calçado. No litoral paulista, a graduação médica começou em março de 2019, em pavimento anexo ao Hospital Santo Amaro. Em agosto de 2021, o novo campus, que fica no bairro da Enseada, já recebia atividades parciais. Assim, a Unoeste já é reconhecida como a mais moderna estrutura acadêmica da região de Jaú e da Baixada Santista.
A Universidade do Oeste Paulista também está em quase todos os estados federativos por meio da Educação a Distância (EAD). Com a mesma excelência nesta modalidade de ensino, são ofertados cursos de graduação, especialização e MBA em mais de 110 polos de apoio presenciais pelo país, além do polo internacional no Japão.
Entre as MELHORES UNIVERSIDADES PARTICULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO
De acordo com o MEC, uma instituição de ensino superior só pode ser transformada em universidade após comprovação e reconhecimento da qualidade e do funcionamento regular dos cursos que oferece. Após muito trabalho e seriedade no campo do ensino superior, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) conseguiu o credenciamento de universidade para a Unoeste em 1987 pelo MEC. Com isso, ela pode criar, organizar e manter cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, tem conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, estando entre as 3 melhores universidades particulares do Estado de São Paulo.
Atualmente, tem conceito 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, sendo a 2ª melhor universidade particular do estado De São Paulo.
Estrutura
A Unoeste, mantida pela Apec, desenvolve suas atividades acadêmicas numa área de mais de 5 milhões de metros quadrados, incluindo os campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, além das áreas experimentais. São centenas de instalações entre salas de aula, auditórios, clínicas, laboratórios, Hospital Veterinário, entre outros espaços que permitem o desenvolvimento de propostas em ensino, pesquisa e extensão. Conta com uma comunidade acadêmica de 18 mil pessoas, entre estudantes e funcionários. Ela disponibiliza todas as suas estruturas física e humana em favor da educação e do bem-estar da comunidade.