CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Verduras hidropônicas não estão livres de microrganismos

Estudo comprova que contaminação atinge tanto as verduras orgânicas quanto as hidropônicas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Verduras hidropônicas não estão livres de microrganismos
Pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores do mestrado em Ciência Animal

As hortaliças orgânicas ou hidropônicas estão livres da contaminação por microrganismos. Será? Estudos desenvolvidos recentemente, com amostras de alface crespa, pelo mestrado em Ciência Animal da Unoeste quebram esse mito. Produzida o ano todo, a alface crespa está presente na mesa dos brasileiros e pode ser cultivada nos modos convencional, orgânico e hidropônico. Assim como as outras hortaliças, não está livre da contaminação por agentes infecciosos, já que não existe um sistema de produção completamente seguro. “Essa informação desmistifica o fato de que os métodos orgânicos e hidropônicos isentam as verduras de qualquer tipo de contágio”, explica o professor doutor Vamilton Santarém.

Tal afirmação é possível ser feita após os resultados do estudo “Análise parasitológica em hortaliças cultivadas em diferentes sistemas de produção”, desenvolvido pelo mestrado em Ciência Animal, que também tem a participação do Dr. Rogério Giuffrida e das alunas do programa stricto sensu Cristina Atsumi Kuba e Juliana Santiago Santos.

“Pesquisamos o grau de contaminação das hortaliças para desvendar dois mitos. O primeiro é o de que vegetais cultivados em sistema hidropônico são mais seguros em relação aos cultivados em outros métodos. Realmente, a contaminação tende a ser menor, mas não é inexistente. Já o segundo é de que o sistema orgânico é completamente seguro para o consumo. Este sistema revelou um grau de contaminação superior ao de outros sistemas, pois mesmo livre de adubos químicos, apresentou parasitos e bactérias originários do esterco animal”, explica Giuffrida.

Santarém recomenda à população em geral, sobretudo aos manipuladores de alimentos, a adoção de medidas de higiene, incluindo remoção de partes deterioradas, lavagem em água corrente e desinfecção com produtos químicos como vinagre, hipoclorito de sódio, entre outros. “Pessoas com deficiências imunológicas não devem consumir alimentos crus e estes devem ser conservados secos e, se possível, refrigerados”.
 
Saiba como higienizar as verduras
 
* Corte as raízes das verduras e separe as folhas. Lave-as em água corrente, uma a uma, retirando toda a sujeira aparente.
 
* Em uma tigela com água suficiente para cobrir a verdura, adicione hipoclorito de sódio. Para 1 litro de água, use uma colher (sopa) de água sanitária, sem cheiro, sem corante, sem alvejante e de boa procedência.
 
* Deixe os alimentos submersos por 15 minutos. Escorra bem a água e enxague.

* Seque as folhas. Coloque-as sobre toalha de papel ou um pano de prato. Guarde na geladeira em recipiente fechado.
 

Fonte: Nutricionistas Cristina Atsumi Kuba e Juliana Santiago Santos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem