CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo oferta indicadores para educação especial e inclusiva

São contribuições para implementar políticas públicas de qualificação profissional e melhoria do ensino e aprendizagem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Estudo oferta indicadores para educação especial e inclusiva
Estudo revela indicadores essenciais para avançar na Educação Especial e Inclusiva

O Censo Escolar 2024 constata que somente um de cada três estabelecimentos com matrículas de estudantes público-alvo da Educação Especial oferece atendimento educacional especializado. Dado que atesta a importância de estudos nesse sentido.

E um estudo de doutorado recém concluindo oferece indicadores para esta modalidade educacional, com contribuições para implementar políticas públicas de qualificação profissional e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

A tese “Construção colaborativa de indicadores para as políticas de formação docente na educação especial e inclusiva” revela ser necessário revisar as políticas dos processos formativos iniciais e continuados.

Revisão que implica na implementação de programas de políticas públicas, como a curricularização da extensão, a residência pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), especialmente nos cursos de licenciatura. 

“Além disso, é fundamental que essa proposta esteja integrada às políticas de formação local, levando em conta o contexto social e reduzindo a distância entre teoria e prática educacional”, pontua a autora do estudo, a pedagoga Rosana Cristina Miranda Dugois.

Diz ainda que, dessa forma, os futuros educadores poderão obter uma qualificação profissional que contribua para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Constatação extraída do estudo com seis pesquisas e em formato de artigos.

Coletânea de artigos 

Na primeira delas, foram examinadas as deficiências teóricas e práticas que os docentes da educação regular enfrentam ao trabalhar com estudantes público-alvo da Educação Especial, definidos pela sigla EPAEE.

Também foram examinadas as técnicas adotadas para atenuar essas dificuldades. A pesquisa adotou uma abordagem analítica e interpretativa, utilizando análise documental e bibliográfica.

A segunda pesquisa, teve como objetivo analisar as políticas públicas e as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de licenciatura em pedagogia, focando nas iniciativas voltadas para a formação inicial e continuada dos educadores.

Análise que buscou compreender como essas ações se articulam e se consolidam para desenvolver competências docentes que favoreçam a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

Para isso, foi empregada a metodologia de revisão sistemática da literatura, além de relatos de estudantes do curso de pedagogia em uma cidade do interior de São Paulo, situada na região oeste do estado.

Foto: Cedida Rosana Cristina Miranda Dugois: aprovada para receber o título de doutora em Educação
Rosana Cristina Miranda Dugois: aprovada para receber o título de doutora em Educação

Avanço das pesquisas 

A pesquisa três, mediante revisão bibliográfica, destacou a relevância e o avanço das pesquisas científicas sobre processos formativos de professores, administradores de políticas educacionais, questões internacionais e interculturalidade voltadas à inclusão.

Na pesquisa quatro, o objetivo foi compreender o ambiente organizacional relacionado às políticas públicas e às Diretrizes Curriculares Nacionais e do Estado de São Paulo, no que diz respeito à formação inicial. 

“Essa análise se concentrou no diálogo entre três instituições de ensino superior (IES) de uma cidade do interior do noroeste paulista, utilizando análise de documentos e revisão bibliográfica”, explica a autora do estudo.

Na quinta pesquisa, o objetivo foi reconhecer os princípios fundamentais que orientam como aprimorar os documentos da Secretaria Municipal de Educação (SME) de uma cidade do interior de São Paulo, localizada a noroeste do estado.

Também o aprimoramento das Diretrizes Curriculares sobre estágios nos cursos de Pedagogia, em processo formativo e de enriquecimento da formação inicial e contínua para inclusão do EPAEE em turmas regulares; com suporte da educação especial.

Propostas e sugestões 

Na sexta pesquisa, foram analisados estudos científicos, que se interconectam referenciando a tese e traduzem em propostas e sugestões de melhorias para o desenvolvimento de um trabalho docente com maior segurança e domínio.

Tudo isso relacionado ao EPAEE, em atendimento ao que preconiza as políticas públicas educacionais em relação à educação inclusiva, de acordo com as suas atribuições e diretrizes.

Rosana foi orientada pela professora doutora Elisa Tomoe Moriya Schlünzem e teve a sua tese aprovada para que possa receber o título de doutora em Educação, com elogios feitos pela banca examinadora. 

Os avaliadores internos foram o professor doutor Ademir Henrique Manfré e a professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, ambos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGA), pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado.

Foram avaliadoras externas: as professoras doutoras Kátia de Abreu Fonseca e Daniela Melare Vieira Barros, ambas vinculadas ao Programa de Pós-graduação Inclusiva da Unesp. A Dra. Daniela também tem vínculo com a Universidade Aberta de Portugal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem