Exame sobre tese de doutorado tem avaliador internacional
Segunda defesa pública do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia envolve pesquisadora da França



O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste, promoveu a segunda defesa pública de tese de doutorado de sua história, na manhã desta terça-feira (11). A banca examinadora do engenheiro agrônomo Rodrigo Takahashi Maruki Miyake contou com a participação da pesquisadora Félicie Lauri Lopez, diretamente da França, via conferência on-line, país onde o autor da pesquisa fez intercâmbio, na ocasião, na Université d´Avignon.
O orientador Dr. José Eduardo Creste abriu a sessão citando o fato histórico de se ter pela primeira vez na história do doutorado uma avaliadora de outro país, numa alusão elogiosa aos estudos, desenvolvidos por seu orientando, sobre adubação com NPK – nitrogênio, fósforo e potássio – sobre a produtividade e qualidade de frutos de maracujazeiro amarelo. Iniciativa voltada ao âmbito da fruticultura regional que apresenta notável pesquisa de maracujá.
Outro fator preponderante é que esse fruto pode ser desenvolvido em pesquisa nas propriedades, com a oportunidade de gerar renda significativa para quem sobrevive da agricultura familiar. Produzir mudas e frutos de qualidade fazem parte do propósito do autor dos estudos, voltado ao objetivo de contribuir socioeconomicamente com o trabalhador rural. Miyake obteve a ajuda da agência experimental da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).
Os experimentos foram desenvolvidos na Apta Regional Alta Sorocabana e recebeu a coorientação do coordenador Dr. Nobuyoshi Narita. Conforme Miyake, os resultados quanto a nutrição mineral com nitrogênio e fósforo foram a influência na classificação dos frutos, e sobre a dose adequada de nitrogênio e K2O para conseguir frutos de melhor valor comercial, capaz de aumentar a base de lucro; sendo 300 kg de nitrogênio e 500 kg de potássio por hectare/ano.
Além de Creste, que também é pró-reitor Acadêmico da Unoeste, e Félicie, compuseram a banca os pesquisadores doutores Carlos Sérgio Tiritan, Carlos Henrique dos Santos e Luiz Antônio Junqueira Teixeira, convidado junto ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Miyake foi aprovado para receber o título de doutor em Agronomia e ao final de sua apresentação agradeceu a Unoeste, a Apta, ao Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro) e a bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste