Profissionais da Embraer abrem II Jornada de Produção
Atividades prosseguem até quinta-feira (13), no auditório Azaleia, campus II


Teve início na noite desta segunda-feira (10), a II Jornada de Engenharia de Produção da Unoeste. Dois jovens profissionais da área, que atuam na Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), unidade de Botucatu (SP), abriram o ciclo de palestras do evento. Leonardo Daigo Nakatani e Lidiane Nogueira Garcia abordaram “Engenharia de Produção: Aplicações na Indústria”. Além de um breve histórico da empresa, que se destaca por estar em 1º lugar no setor aeroespacial e defesa, eles apresentaram também os processos de produção.
Nakatani, que é engenheiro de planejamento na unidade, falou sobre a aplicação da engenharia de produção no trabalho. “Tudo que aprendemos na universidade aplicamos no dia a dia. Por isso, é importante que o profissional conclua a graduação sabendo um pouco de cada setor”. Contou que atualmente eles atuam na construção de um novo hangar e da aeronave KC-390, com previsão para o próximo ano.
Como engenheira de manufatura, Lidiane trabalha na fábrica de peças primárias. “O campo é muito amplo, sentimos que o mercado está escolhendo a dedo o profissional. Tem engenheiros de produção em áreas de logística, compra, nos bancos, enfim, são diversas as oportunidades. Porém, é preciso focar no que se quer, pois tem espaço para todos”, afirma.
Segundo ela, é importante que o profissional busque aprimoramento após a graduação. “Talvez seja melhor entrar no mercado de trabalho e ver se é realmente aquela área que quer seguir e se especializar”. Na oportunidade, apresentaram resultados de alguns trabalhos que fizeram na empresa.
Aline Gomes Nunes, estudante do 2º termo, destacou a Jornada de Produção como uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos sobre a futura profissão. “É bom saber como está o mercado de trabalho, além de ter contato com profissionais que estão bem na carreira”, discorre. “As palestras com diferentes engenheiros de produção nos dá uma visão mais ampla das oportunidades que teremos no mercado. Esse evento também vem motivar os estudantes”, concluiu Emanuela Escócio, também do 2º termo. A mesa principal da cerimônia de abertura foi composta pela coordenadora da graduação, Clara Yoshiko Hori Takigawa, pelo professor Felipe Lemos e pelos palestrantes convidados.
A jornada tem o apoio da Assessoria de Eventos Acadêmicos e Científicos da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).
Programação – As atividades prosseguem até quinta-feira (13), no auditório Azaleia, campus II, sempre às 19h. Nesta terça-feira (11), Felipe Kesrouani Lemos, professor da Unoeste e empresário na Guaná Agropecuária, irá abordar o tema “Além da Engenharia Industrial: aplicações da Engenharia de Produção na pecuária”. “Sustentabilidade... E eu, produteiro, com isso?”, será a palestra de quarta (12), conduzida por Vitor Presto Braga, da Platso. A palestra de encerramento, na quinta (13), mostrará “Histórias de um engenheiro de produção: Adidas, ICEC, Rochfer e Premix”, apresentada por Pablo Fernando Lopes, da Premix.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste