Agrárias em Ação movimenta campus da Unoeste
: Projeto desenvolvido pelos cursos de Ciências Agrárias recebeu alunos das Etecs de Presidente Prudente, Rancharia e Quatá



“Não sei se faço Agronomia, Medicina Veterinária ou Zootecnia. Esta dúvida é frequente entre nossos alunos, por isso, o projeto Agrárias em Ação é uma iniciativa diferenciada que pode ajudar nesta escolha”. Esta afirmação é do engenheiro agrônomo e professor da Etec de Presidente Prudente, João César Martins de Castro, que acompanhou nesta sexta-feira (18), no campus II da Unoeste, alunos da instituição na atividade. Participaram também, estudantes do 3º ano do Ensino Médio das Etecs de Rancharia e Quatá.
De acordo com o docente da Faculdade de Ciências Agrárias da (Facapp) da Unoeste e um dos organizadores do evento, Neimar Rotta Nagano, os acadêmicos do último termo de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia criaram três estações localizadas no Centro Zootécnico, Hospital Veterinário e Centro de Estudos Avançados em Bioenergia e Tecnologia Sucroalcooleira (Centec). O intuito é mostrar um pouco as respectivas profissões e os espaços que fazem parte da rotina estudantil. “Existe uma disciplina comum nestas graduações chamada Extensão Rural ministrada por mim e pelos professores Luiz Carlos Vianna e Marilice Zandt Astolphi. Por meio dela, os universitários planejaram, com a nossa orientação, todas as ações desenvolvidas na visita”.
Ele esclarece que o projeto beneficia o público externo e interno. “São momentos diferenciados que integram as escolas de ensino médio e superior. Além disso, os futuros profissionais da Facapp têm a oportunidade de trabalhar em equipe e praticar o discurso em público”.
Thais Vasques, do 7º termo de Agronomia, acompanhou as escolas durante todo o trajeto. “Durante o percurso mostrei um pouco sobre os espaços que estudamos, como os campos experimentais e a estação meteorológica. Acredito que estes momentos foram relevantes, pois conscientizou estas turmas sobre a importância da área na economia nacional”.
Gabriela Zorzetto estuda o mesmo termo no curso de Zootecnia e apresentou para os visitantes o tema Bovinocultura de Leite. “O zootecnista pode atuar em diferentes setores. Falei sobre o mercado de trabalho e apresentei ambientes onde são feitos a ordenha da vaca e o resfriamento do leite”.
Castro, professor da Etec prudentina, salienta que o projeto Agrárias em Ação traz informações relevantes sobre os cursos que integram a Facapp. “Uma das maneiras de aprendizado é a visualização prática, então, esta visita pode ajudar os nossos alunos nas futuras escolhas”.
Leandro Augusto Pires, da Etec de Quatá, pretende prestar Medicina Veterinária na Unoeste. “É a primeira vez que venho a esta universidade e percebi que a sua estrutura é bem completa e possui lugares essenciais para a formação profissional, como por exemplo, o Hospital Veterinário, um local onde os acadêmicos realizam estágios”.
A aluna de Rancharia, Érika Helena Cardoso, conta que fará Agronomia e que a iniciativa ofereceu diferentes esclarecimentos. “Durante o passeio pelo campus, tive a oportunidade de visualizar as aulas práticas dos alunos deste curso, momentos interessantes e significativos que estreitaram a nossa relação com os acadêmicos da universidade”.
Já os estudantes Bruno Henrique Brito e Fernanda Rosa manifestaram o interesse pela área de Zootecnia durante a atividade.
Recepção institucional – Os visitantes das Etecs foram recepcionados pelos coordenadores de Agronomia, Carlos Sérgio Tiritan, Medicina Veterinária, Luiz Carlos Vianna e Agronegócio, José Luís Astolphi que também representou a graduação de Zootecnia.
Além disso, o publicitário responsável pela divulgação da universidade nas escolas de Ensino Médio, Ademir Alves Júnior, promoveu uma apresentação institucional. “Neste momento os alunos receberam materiais de divulgação dos nossos cursos e do Vestibular 2012 e, além disso, conheceram toda a nossa estrutura, por meio de vídeos dinâmicos”.
Futuro ainda melhor – A Unoeste está com inscrições abertas para o vestibular de inverno, que será realizado em 22 (Medicina) e 23 de junho (demais cursos). Mais informações na página do processo seletivo.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste