Filosofia desafia a questionar, refletir e ser mais crítico
Licenciatura garante visão de mundo aprofundada e repertório de vida acentuado

Aparentemente simples, a frase “Ser ou não ser? Eis a questão”, de William Shakespeare, é uma das que mais instigam o ser humano a refletir e a questionar. Mais do que discutir e pensar sobre algo, a sentença sintetiza o que é a Filosofia: amor à sabedoria – significado original da palavra, em grego. Quem tem esse amor ao saber se encontra na Unoeste, que oferece a licenciatura. Para cursá-la a partir de fevereiro, é preciso participar do VestVerão. As inscrições vão até esta quarta-feira (18), somente na secretaria do campus I.
O corpo docente é altamente qualificado, com formação de especialização a pós-doutorado. Segundo Gustavo Cunha Bezerra, coordenador, o curso “oferece uma visão mais aprofundada dos principais problemas filosóficos, a fim de proporcionar ao estudante um repertório que o possibilite tratar com maior rigor os problemas da vida contemporânea”.
Quanto à atuação profissional, o graduado em Filosofia encontra nos ramos intelectuais e nas instituições educacionais um grande espaço. Estas últimas carecem de professores de Filosofia; com isso, o diplomado está com um passo à frente dos demais concorrentes e com um mercado de portas abertas. Porém, antes de começar a trabalhar, o gosto pela área do saber deve ser intenso já na graduação. “Uma característica fundamental para o estudante é possuir vontade e interesse em discutir assuntos relativos a sua própria existência, nas diversas dimensões, como as questões éticas, estéticas, políticas, epistemológicas e metafísicas”, discorre Bezerra.
A voracidade pelo conhecimento pegou o prudentino Givaldo Luciano Rodrigues de Oliveira, 25. “A Filosofia é a mãe de todas as ciências”, sustenta. De acordo com o formado pela primeira turma do curso na Unoeste, a licenciatura é totalmente recomendada, pois proporcionou a ele ter as respostas que buscava compreender. “Essa era minha intenção: descobrir, fazer questionamento de todas as coisas, saber por que são assim”.
Apaixonado pela reflexão, agora ele se muda para Belo Horizonte (MG) para cursar mestrado em Filosofia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Com a experiência, Oliveira ensina quais atitudes o futuro graduando deve tomar para seguir bem pela profissão. “Quem opta pela Filosofia deve buscar respostas, gostar de investigar, ter questionamento aguçado e ser verdadeiro apreciador do conhecimento”. Bezerra complementa a fala do ex-aluno. “O curso procura exatamente tratar dessas questões, apoiando-se nas obras dos grandes pensadores da história da Filosofia. Acredito que o gosto pela área é despertado quando o estudante percebe que os textos filosóficos nos ajudam a compreender melhor o nosso mundo”.
Serviço – O VestVerão será realizado no sábado (21), às 8h30, no campus II. Mais informações sobre o processo seletivo estão neste link.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste