CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: A Unoeste | Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)


O Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Faculdade Medicina da Universidade do Oeste Paulista/NATS/FAMEPP/UNOESTE, foi criado em 2011, na gestão do professor Dr. Michel Jorge Cecílio, diretor da FAMEPP e Dra. Nilva Galli, coordenadora. Após várias reuniões técnicas na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo/SES-SP, passa a integrar, em 2014, a Rede Paulista de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde/REPATS/SES. Em 2015, torna-se membro efetivo da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde/REBRATS/MS, compondo grupo nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde/ATS. Congrega os cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da área da Saúde e afins da UNOESTE campi de Presidente Pudente, Jaú e Guarujá. Está locado no Núcleo de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente/UNOESTE, Bloco H - Campus I.



O NATS/FAMEPP/UNOESTE, conforme orientações da REBRATS/MS têm por missão promover capacidade técnica em Avaliação de Tecnologias em Saúde/ATS; desenvolver ações para a capacitação permanente de profissionais e técnicos; incentivar, apoiar e produzir pesquisas voltadas ao uso da evidência científica na tomada de decisão; propor diretrizes clínicas a hospitais, em consonância com as necessidades do SUS; incentivar e capacitar tutores para orientar graduandos e profissionais da saúde e de outras áreas do conhecimento para executar atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a Avaliação de Tecnologias em Saúde; sensibilizar e incentivar os profissionais na cultura da metodologia de ATS e fomentar a articulação entre ensino e serviço na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde e Saúde Baseada em Evidências em diversas áreas do conhecimento.

O NATS/FAMEPP/UNOESTE é parte integrante da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde - Rede NATS/REBRATS/MS. Está constituído como um Núcleo de natureza técnico-científica permanente, junto ao Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão da Faculdade de Medicina da UNOESTE. Nossa composição é multidisciplinar e multiprofissional com membros profissionais de nível superior com reconhecida experiência nas devidas áreas de atuação, bem como representantes de entidades que possam colaborar com desenvolvimento das ações propostas pela Coordenação e Equipes do NATS. O NATS possui Carta Acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/OPAS/OMS para avaliar sob demanda de incorporação de novas tecnologias para o SUS. Possui um Grupo de Pesquisa, com várias linhas, registrado no Diretório do CNPq, link de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8576115020524918

  • 60 membros pesquisadores (médicos, profissionais da saúde, docentes, graduandos e pós-graduandos);
  • 47 pesquisadores registrados no Diretório de Pesquisa do CNPq;
  • 4 Núcleos de apoio;
  • 1 assistente de secretaria;
  • 6 parceiros externos.
  • Organização Pan-Americana da Saúde/OPAS/OMS;
  • Rede Paulista de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde/REPATS/SES;
  • Departamento Regional de Saúde do município de Presidente Prudente/DRS11;
  • Hospital Regional da Secretaria de Saúde do Estado/HR;
  • Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SEDUC;
  • Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP.
  • Secretaria Municipal da Saúde de Presidente Prudente.

O que é ATS / Avaliação de Tecnologias em Saúde e nas diversas áreas do conhecimento.


Em saúde:


É um processo sistemático utilizado para avaliar as tecnologias de saúde, incluindo dispositivos médicos, procedimentos, medicamentos e intervenções clínicas. O objetivo principal da ATS é fornecer evidências objetivas e imparciais sobre a eficácia, segurança, custo-efetividade e impacto na saúde de uma determinada tecnologia. Essa avaliação ajuda os formuladores de políticas de saúde, profissionais de saúde e pacientes a tomar decisões informadas sobre quais tecnologias adotar, reembolsar ou implementar em suas práticas clínicas.

Nas diversas áreas do conhecimento:


Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), nas diversas áreas do conhecimento, pode ser entendida como pensamento crítico que permite avaliar os impactos de uma tecnologia (planos, estratégias, métodos, procedimentos, ações, etc.) sobre uma população, no que concernem os aspectos de segurança, eficácia, efetividade, custo-benefício e implicações éticas e sociais.

Como metodologia de desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, na graduação e pós-graduação contribue para a construção de um pensamento crítico quando se buscam respostas para as perguntas: Quais às evidências dos benefícios dessa tomada de decisão? Que caminhos tomar? Quais as possibilidades reais de implementação dessa tecnologia? Quais os impactos para a sociedade?

Nesse sentido de pensamento sistemático, a ATS, como processo multidisciplinar, formal, sistemático e transparente utiliza métodos atualizados para considerar as melhores evidências de tomada de decisões em todos os campos da ciência.




Equipe


Afiliação

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde Rede NATS/REBRATS/MS.

Coordenação

Coordenadora: Profa. Dra. Édima de Souza Mattos
https://lattes.cnpq.br/5491848915126216
Vice coordenador: Prof. Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro
https://lattes.cnpq.br/9859509979299749

Contato

E-mail: secretarianatsfamepp@unoeste.br
Telefone: (18) 3229-1235
Ramais: 1284 e 1102

Alguma mensagem