Feicorte atinge patamar de movimento consolidado em Prudente
Diretora executiva diz que a feira deixou de ser só evento ao integrar a cadeia produtiva de carne com a cidade e região

Em pouco tempo a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte) atinge patamar previsto: o de ser não só evento, mas um movimento de integração deste segmento com a cidade de Presidente Prudente e região.
A expressiva constatação ocorreu durante o anúncio oficial da data da edição do ano que vem e apresentação do balanço do ano passado; feita pela diretoria executiva da Verum Eventos, Carla Tuccilio, ao lado do co-organizador Ailton Barbosa.
Reunindo parceiros, autoridades e a imprensa, a cerimônia ocorreu no Salão de Vidro vinculado ao curso de Gastronomia da Unoeste, localizado no campus 2 em Presidente Prudente, na manhã desta quinta-feira (25).
Quatro dias de junho de 2026
A Feicorte de 2026 será de 23 a 26 de junho, no mesmo espaço onde vem ocorrendo desde 2024: o recinto de exposições Jacob Tosello, à margem da rodovia Raposo Tavares. Por 19 anos o evento foi realizado em São Paulo.
Era no São Paulo Expo, na vila Água Funda, à margem da rodovia dos Imigrantes. Ficou sem ser realizado por dez anos, sendo retomado em 2024 em Prudente; por decisão do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Iniciativa que teve o apoio do governador Tarcísio de Freitas, conforme reafirmação durante a cerimônia do evento que tem a Unoeste como parceira desde o início em Prudente, com equipe de atua em várias frentes.
Coube ao diretor geral da universidade, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, dar boas vindas a todos, realizadores e convidados, dizendo que a Unoeste está de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento local e regional.
Feicorte abraçada por Prudente
O balanço da edição anterior apresentou dados quantitativos, mas a maioria foi de dados qualitativos, formulados em pronunciamentos presenciais e em vídeo. A unanimidade é que a Feicorte foi fortemente abraçada como orgulho de Prudente.
Os números podem ser acessados no repositório remoto da feira, dentre os quais foram citados que neste ano recebe mais de 16 mil visitantes, que o incremento do tráfego aéreo foi de 50% e o movimento de hospedagem cresceu 40%.
Esse movimento e integração foi manifestado nas falas dos presidentes da Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente (Acipp), Raul Audi Junior e do Sindicato Rural (patronal), Tiago Jacintho.
Feicorte no calendário oficial
O prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã` falou do orgulho em sediar a feira que entrou para o calendário oficial de eventos da cidade. O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, pontuou que a pecuária está no DNA da universidade.
Para o deputado estadual Mauro Bragato, a Feicorte representa um salto adiante nos investimentos de melhora da carne. O presidente da Rede ILPF – sigla de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta – Chiquinho Matturro enalteceu todos os esforços.
O número de trabalhadores na Feicorte 2025 foi de mil pessoas, incluindo especialistas que vieram de outras regiões do país, o que contribuiu com a economia local. Dado apresentado por Ailton Barbosa.
Vários agradecimentos foram feitos, nominais e institucionais como no caso da Polícia Militar que esteve representada na cerimônia. A preparação da Feicorte 2026 começa a ser planejada nos detalhes para que reedite o sucesso das duas edições anteriores.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste