Estudo constata que ensino musical on-line é democratizante
Uso de estratégias inovadoras de ensino associada a novas tecnologias contribuem para ampliar acesso e reduzir evasão
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Estudo constata que o ensino on-line do canto musical pode democratizar o acesso para estudantes de localidades diversas e de diferentes condições socioeconômicas. Condição de que se estende para instrumentos musicais.
A pesquisa promoveu investigação sobre a educação da música vocal por meio da educação on-line e foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Unoeste.
A pergunta norteadora questionou se seria possível otimizar a formação em música vocal por meio da educação on-line, de acordo com a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS).
Desafios atuais
Abordagem indicativa de alinhamento com tendências contemporâneas em educação que buscam responder a desafios atuais, como educação inovadora, no sentido de ampliar o acesso e diminuir a evasão.
Processo mediante o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) especificamente no campo da música vocal como forma de desvencilhar do domínio tradicionalmente dependente do ensino presencial.
Com aplicação de metodologia qualitativa a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: por meio da narrativa da vivência docente da autora da pesquisa na área da música; a segunda por revisão de escopo (outras pesquisas) e a terceira em pesquisa-ação.
Com o título “Canto em todo canto: acesso e democratização do conhecimento pela educação musical on-line”, o estudo científico e a tese foram desenvolvidas pela professora Karen Tavano Martins, com vasto currículo acadêmico e profissional.
Aprovação da tese
A orientação foi da professora doutora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, pelo qual a Unoeste oferta mestrado, doutorado e pós-doutorado, em Presidente Prudente.
Conforme a autora, que foi aprovada para receber o título de Doutora em Educação, a pesquisa evidencia o cenário atual contemporâneo da educação, a adaptação e inovação frente aos desafios de acesso e evasão.
“Observando os resultados quanto às aulas on-line, é perceptível o quanto foi aceita e desenvolvida com qualidade. Os vídeos comprovam que a aplicação das aulas trouxe os resultados esperados pelos participantes e pela pesquisadora”, pontua.
Comenta que o feedback revela conforto e facilidade neste tipo de ensino, sendo que a flexibilidade e otimização do tempo oferecem perspectivas para poder divulgar aos professores essa modalidade, não só do canto, mas de instrumentos musicais.
Ampla e acessível
Sobre o uso das novas tecnologias, o estudo destaca a possibilidade de formação ampla e acessível, embora reconheça as fragilidades do on-line quanto a equipamentos e conexões; mas com possibilidade de superação de tais desafios.
Sobre a abordagem construtivista, o aprendizado pela experimentação e construção ativa do conhecimento apresentou bons resultados, registrados em vídeos. Proporciona o aprendizado personalizado, conforme os níveis técnicos.
Com relação à aprendizagem significativa houve a constatação de que os estudantes não treinam técnicas isoladas, mas as aplicam em músicas que fazem parte de sua identidade musical, no seu contexto de cultura.
“As contribuições da abordagem CCS foram de importantes não apenas quanto ao desenvolvimento técnico dos estudantes, mas também emocional e social”, comenta Karen Martins que espera que o estudo tenha contribuição significativa.
Formação de professores
Contribuição no sentido de que a tese colabore com a formação de professores nesta modalidade de ensino on-line de música vocal, possibilitando métodos e abordagens acessíveis, como perspectiva e indicador futuro dos benefícios do canto on-line.
“Essa investigação tem potencial para contribuir pedagogicamente no campo da educação musical, oferecendo novos métodos e abordagens, caminhos que podem moldar o futuro do ensino da música e da música vocal”, afirma.
A recente defesa pública da tese foi elogiada pela banca examinadora composta por duas avaliadoras internas: Dra. Daniele Nascimento e Dra. Elsa Midori. Os externos: Dr. César Traldi, da Universidade Federal de Uberlândia, e Cícera Malheiro, da Unesp.
Graduada em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, Karen Martins fez cursos técnicos em piano erudito, piano popular e canto. Também possui especializações e mestrado.
Honraria nacional
É professora efetiva na Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, nas disciplinas de Piano, Canto, Grupo Vocal, História da MPB/Jazz e Prática de Repertório MPB/Jazz. É instrumentista na empresa Duo KM - Música.
A trajetória da agora Dra. Karen Martins a levou a aprovação e ao reconhecimento de alto relevo no cenário musical brasileiro, sendo empossada na tarde de segunda-feira (24) como membro imortal na Academia Nacional de Música (ANM).
Sua cadeira é a de número 34. A cerimonia foi realizada na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ANM é presidida pela Dr. Regina Meirelles. O Unoeste foi citada por conta do doutorado da nova imortal.
A posse foi dada pelo esposo Dr. José Marcelo Martins, membro da ANM e também professor na Escola Jupyra, homenageado pela Câmara em março de 2023 e foi o primeiro morador de Prudente o ocupar uma cadeira na tradicional academia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste