CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fonoaudiologia: mercado aquecido e novas oportunidades

Com alta demanda por especialistas, Unoeste retoma o curso para formar profissionais qualificados e atender às necessidades da saúde, educação e comunicação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Fonoaudiologia: mercado aquecido e novas oportunidades
Fonoaudiólogo é um dos responsáveis pelo exame de capacidade auditiva do paciente

A fonoaudiologia tem experimentado uma valorização significativa nos últimos anos, impulsionada pelo envelhecimento da população, pelo aumento dos diagnósticos de transtornos da comunicação e pelo reconhecimento da importância da saúde vocal e auditiva no ambiente corporativo. Segundo especialistas, algumas áreas onde o fonoaudiólogo pode atuar teve um maior crescimento, sendo elas o atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL), além de atuação em empresas e no setor de tecnologia assistiva.

A professora doutora Sandra Silva Lustosa, fonoaudióloga e docente do curso na Unoeste, destaca a importância da formação para atender a essa crescente demanda. “O fonoaudiólogo hoje está presente não apenas em clínicas e hospitais, mas também em escolas, empresas e até na indústria do entretenimento. A comunicação é um elemento essencial em todas as áreas da vida e o profissional da fonoaudiologia tem um papel fundamental nesse processo”.

A relevância social e o que faz um fonoaudiólogo

Estudar fonoaudiologia é muito mais do que garantir um futuro promissor, é contribuir para o bem-estar e qualidade de vida de muitas pessoas. O fonoaudiólogo desempenha um papel essencial na sociedade, atuando na reabilitação de indivíduos com dificuldades de fala, linguagem e audição, ajudando crianças com dificuldades de aprendizagem, idosos com problemas de deglutição e comunicação e até profissionais da voz, como professores e cantores, a preservarem sua saúde vocal.

Além disso, os avanços tecnológicos têm proporcionado novas oportunidades para a profissão, permitindo o uso de dispositivos de comunicação alternativa para pessoas com deficiências severas, tornando a comunicação mais acessível para todos. A fonoaudiologia também tem sido fundamental na inclusão de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho e na sociedade, garantindo que possam se expressar e se integrar plenamente.

A professora doutora Larissa Sapucaia Ferreira Esteves reforça que a inovação é um dos pilares do curso. “Queremos criar ambientes de aprendizagem envolventes e conectados às necessidades do mercado. Nosso corpo docente é altamente qualificado e buscamos constantemente atualizar a formação para acompanhar os avanços tecnológicos e científicos da área”.

Vivência prática e estrutura de ponta impulsionam a formação

Giovanna Rodrigues Tarranelli Santos, 17 anos, de Presidente Prudente, compartilha sua escolha pelo curso de Fonoaudiologia na Unoeste. “Escolhi o curso de Fonoaudiologia porque meu maior objetivo é ajudar crianças com necessidades especiais a desenvolverem suas habilidades de comunicação. Sempre tive muito carinho e interesse em trabalhar com o público infantil e ajudar no desenvolvimento e inclusão. Além disso, me encanta a possibilidade de fazer a diferença na vida das famílias, proporcionando mais qualidade de vida e autonomia para as crianças”.

Foto: João Paulo Barbosa Giovanna: “A Unoeste oferece várias oportunidades como estágios, projetos e eventos, que são muito importantes para minha formação profissional"
Giovanna: “A Unoeste oferece várias oportunidades como estágios, projetos e eventos, que são muito importantes para minha formação profissional"

A aluna reforça sua escolha afirmando que a decisão por estudar na instituição é devido ao reconhecimento da marca, da estrutura e pela experiência docente. “Ouvi bons relatos de amigos, alunos e profissionais formados aqui. Além disso, a Unoeste oferece várias oportunidades como estágios, projetos e eventos, que são muito importantes para minha formação profissional”.

Por fim, Giovanna destaca que as aulas práticas nos laboratórios já acontecem no início do curso, o que permite já aplicar o ensino teórico. “Utilizamos equipamentos modernos e simuladores, como a Sala Betha, que torna o aprendizado ainda mais interessante e completo. Por isso, afirmo que a infraestrutura moderna e o suporte constante ao aluno possibilita diversas oportunidades, o que torna a experiência acadêmica ainda mais enriquecedora”.

Currículo atualizado e foco na prática profissional

O novo currículo do curso foi completamente reestruturado para aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho desde os primeiros anos da graduação. O curso contempla disciplinas teóricas e práticas, além de estágios supervisionados em clínicas, escolas, hospitais e unidades básicas de saúde.

De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Dr. Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, o objetivo é formar profissionais capacitados para atuar em diversas frentes como transtornos da fala e linguagem, desenvolvimento educacional, saúde do trabalhador e tecnologia assistiva.

“Queremos que o estudante vivencie a prática profissional ainda durante a graduação. Para isso, contamos com parcerias estratégicas com hospitais, Secretaria Municipal de Saúde e Educação, além de consultórios e clínicas da região. O fonoaudiólogo tem um papel essencial na sociedade e a Unoeste está comprometida em preparar profissionais altamente qualificados para essa missão”, afirma Dr. Carlos Eduardo.

Uma trajetória de excelência na Unoeste

O curso de Fonoaudiologia da Unoeste foi inicialmente implementado em 1999, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) em 2003. Ao longo de sua trajetória, a graduação formou 364 profissionais que atuam em diversas áreas, desde clínicas particulares e serviços públicos até à docência no ensino superior e trabalhos especializados em rádio, televisão e teatro. Em 2019, a qualidade do curso foi confirmada pelo MEC com o conceito máximo (CPC 5), colocando a Unoeste entre as 10 melhores instituições do país na formação de fonoaudiólogos.

Parcerias estratégicas e inovação no ensino

A estrutura do curso de Fonoaudiologia da Unoeste conta com um moderno Ambulatório de Saúde, que possui equipamentos de ponta para o atendimento de distúrbios auditivos e da fala. Além disso, a universidade mantém parcerias com o Hospital Regional de Presidente Prudente (HRPP) e com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação, proporcionando aos estudantes contato direto com diversas realidades profissionais.

“Com esse diferencial, os alunos terão acesso a uma formação completa e diversificada, que permitirá a atuação em diferentes contextos da fonoaudiologia. Além dos estágios obrigatórios, a Unoeste incentiva a pesquisa e a extensão, permitindo que os estudantes desenvolvam projetos voltados às necessidades da comunidade local”, destaca o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem