CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa Educa Pontal orienta sobre violência contra mulher

Professor do curso de Direito e delegado da Polícia Civil conduz formação para alunos gremistas e professores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Programa Educa Pontal orienta sobre violência contra mulher
Dr. Irio Miola Júnior falou sobre a Lei Maria da Penha e proteção às mulheres

Pelo Programa Educa Pontal alunos gremistas, professores e gestores representantes de 29 escolas de oito municípios do Pontal do Paranapanema participaram do workshop “Conhecendo a Lei Maria da Penha: Protegendo nossas mulheres”, na tarde desta quarta-feira (24). Tema exposto pelo professor universitário e delegado de polícia Dr. Irio Miola Júnior, com vários anos de carreira e dois de atuação na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), em Presidente Prudente.

A realização on-line esteve voltada aos objetivos de entender a lei e os tipos de violência contra a mulher; no sentido de identificar como é possível ajudar a prevenir e punir casos de violência doméstica; e em busca de gerar reflexão sobre o papel de cada um na promoção de relações saudáveis e no combate à violência de gênero. Em linguagem clara o objetiva o Dr. Irio explicou como alunos e professores podem contribuir na prevenção.

Meios para denúncias

Didaticamente, foram ofertadas informações sobre a criação da lei, o histórico de luta pelos direitos das mulheres e os tipos de violência que são a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Ao expor que o álcool e as drogas potencializam a agressão de homens contra as mulheres; de tal forma que orientou os alunos participantes do workshop para nem experimentar o consumo de tais produtos e, com isso, minimizar os efeitos da violência doméstica.

A orientação do Dr. Miola é para que a vítima de violência doméstica procure a Delegacia da Polícia Civil mais próxima, não sendo necessário de que seja a especializada no atendimento à mulher. Disse que a denúncia também pode ser feita na DDM on-line e que o chamamento de socorro pode ser feito pelos telefones 190, no âmbito local/regional, e 180, que é um canal federal para buscar amparo e proteção em relação à violência doméstica e familiar. 

Rede de proteção 

Na Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema a organização do workshop foi da professora especializada em currículo Denise Costa, do Programa Conviva SP, da Secretaria de Estado da Educação, voltado para identificar vulnerabilidades em cada escola e ampliar a rede de proteção nas respectivas comunidades mediante a implementação do Método de Melhoria de Convivência (MMC). A professora Denise abriu o encontro e passou a palavra ao dirigente regional de ensino professor Enio Magro. 

A fala foi de gratidão à Unoeste na parceria com a Diretoria de Ensino, manifestado à coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professora Cidinha Martines que esteve representando o pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi. O Educa Pontal é coordenado pela professora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância; e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Ao final da exposição de conteúdo do workshop, foram feitas perguntas por alunos e professores.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem