CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Famepp marca presença em Simpósio Paulista de Nefrologia

Evento realizado em Botucatu (SP) reuniu estudantes de 11 escolas médicas e foi realizado por Ligas Acadêmicas de Nefrologia e pela Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Famepp marca presença em Simpósio Paulista de Nefrologia
Mais de 50 alunos matriculados do 1º ao 5º ano na Famepp/Unoeste participaram do 7º Simpósio Paulista Acadêmico de Nefrologia

Acadêmicos da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), acompanhados das professoras Claudia Calvo Alessi (médica clínico geral) e Luciana Kelly de Camargo Batista (médica nefrologista), participaram no último sábado (27), do 7º Simpósio Paulista Acadêmico de Nefrologia (SPAN) que foi realizado no Espaço IBB Eventos da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (SP). Foi a primeira vez que a Faculdade de Medicina de Presidente Prudente participou do evento acadêmico de âmbito estadual. Mais de 50 alunos matriculados do 1º ao 5º ano viajaram para Botucatu e participaram do simpósio. Foi o maior número de participantes de um total de 11 escolas médicas presentes.

Realizado pelas Ligas Acadêmicas de Nefrologia do Estado de São Paulo e pela Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp), o evento que ocorre todos os anos une as Ligas de Nefrologia e acadêmicos da área da saúde para discutir e abordar temas relevantes na nefrologia, como forma de incentivar a prevenção e promoção à saúde e atuação clínica na área.

A professora de Medicina Claudia Calvo Alessi enumerou as vantagens dos futuros médicos terem participado do simpósio que é uma referência por reunir vários especialistas da área. “Primeiro que foi um simpósio estudantil, o que é uma experiência muito importante para os acadêmicos que organizam toda a logística, definem os palestrantes... eles participam diretamente da organização do evento. Segundo ponto que acho importante é a interação dos nossos alunos com alunos de outras escolas porque foi um encontro das ligas de nefrologia do estado de São Paulo. Todos por um único interesse, com o mesmo objetivo que era a nefrologia. E trocando experiências, estabelecendo networking que a gente fala. E o terceiro não menos importante é a presença de docentes nefrologistas de várias escolas renomadas: Unifesp, Unicamp, USP. Então foi um momento para enriquecer e aprimorar o conhecimento deles”, destacou.

Também docente do curso de Medicina, a preceptora da Liga de Nefrologia da Medicina Unoeste, Luciana Kelly de Camargo Batista, enalteceu a participação dos acadêmicos que ainda estão na formação médica, nesse tipo de evento. “O SPAN foi uma excelente oportunidade para os alunos de graduação conhecerem ‘extramuros’ um pouco mais dessa especialidade. Apesar de ter sido um evento em nefrologia, os assuntos discutidos são úteis para qualquer especialidade médica. Para os alunos é um momento de aprendizado com professores renomados do estado de São Paulo e de vivência acadêmica”, considera ela.

O presidente da Liga Acadêmica de Nefrologia da Famepp, Rafael Fagundes Jácomo, estudante do 5º termo, explicou que os alunos não tiveram custo nenhum para ir até o simpósio, já que todas as despesas relacionadas ao transporte foram custeadas pela Sonesp. “Além do transporte, tivemos café da manhã, almoço, café da tarde, tudo incluso. Foi um evento muito produtivo porque os alunos puderam ter um contato muito maior com a nefrologia. E esse simpósio realizado pelas ligas e a Sonesp tem justamente esse intuito de estimular nós estudantes a fazerem nefro, porque atualmente no Brasil há um déficit considerável de 2 mil nefrologistas. Foi uma participação muito democrática e os alunos ainda puderem estabelecer interação com estudantes de outras universidades”, contou.

Apesar dessa ter sido a primeira vez, a Famepp deve participar de outras edições, com pretensões futura de vir até poder se tornar sede do Simpósio Paulista Acadêmico de Nefrologia.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem