Tese gera programa de auxílio para estudantes de graduação
Produção é voltada à motivação, desempenho acadêmico e desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis
A tese de doutorado em educação da psicóloga Andressa Pereira Souza gerou programa de auxílio para estudantes de cursos de graduação, voltado à motivação, desempenho acadêmico e desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. O estudo “Análise da eficácia de um programa de intervenção para o desenvolvimento da adaptação acadêmica e da autoeficácia no contexto universitário” proporcionou a produção de seis artigos científicos, e-book e manual. No final da tarde de sexta-feira (15) no Brasil e 6h da manhã na Austrália, a defesa pública foi marcada pelo caráter internacional.
Conforme a orientadora Dr. Camélia Santina Murgo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, a tese resultou na criação de um programa para favorecer a adaptação acadêmica de estudantes do ensino superior, que poderá ser replicado para estudantes dos cursos de graduação da Unoeste, bem como em outros contextos universitários. “O programa mostrou-se eficaz para auxiliar os estudantes na motivação, desempenho acadêmico e no desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis”, afirma.
A banca avaliadora foi formada pela Dr. Elisa Tomoe Schulüzen, como membro interno; sendo que os externos foram a Dra. Maria Celeste da Rocha Simões, da Universidade de Lisboa, em participação presencial; Dr. Alex Sandro Gomes Pessoa, direto da Austrália, onde está fazendo pós-doutorado na Universidade de Sydney; e Dr. Leonardo de Oliveira Barros, direto de Salvador, da Universidade Federal da Bahia. Foi um momento muito rico do programa cujo estudo levado à defesa pública teve o aporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Qualificação das discussões
No entendimento a orientadora e coordenadora, a participação dos membros externos vinculados a universidades internacionais, como são os casos da Dr. Maria Celeste e do Dr. Alex, ampliam e qualificam significativamente as discussões sobre o tema da tese, sobre os avanços da pesquisa-intervenção na educação, tendo em vista que ambos desenvolvem importantes trabalhos nessa área. Diz que o Dr. Leonardo trouxe importantes considerações para o refinamento do tratamento estatístico dos dados, o que foi fundamental para que o programa de intervenção construído fosse devidamente validado.
A Dra. Camélia afirma que a Dr. Elisa, como representante interna do programa sugeriu importantes encaminhamentos futuros para a replicação do programa em parceria com outras instituições. A autora do estudo disse durante a defesa pública que trabalhou com três temáticas: a adaptação acadêmica diferente do contexto do ensino médio; a autoeficácia que também interfere no desempenho acadêmico; e a adultez emergente, uma nova compreensão dos indivíduos adultos após a adolescência. Sua tese foi estruturada em seis artigos; com os dois primeiros já publicados e o 3º e o 4º já em fase de submissão.
Artigos e vários elogios
Artigo 1 – Revisão integrativa da produção científica nacional sobre adaptação acadêmica no período de 2010 a 2020. Artigo 2 – Revisão de escopo (scoping review) sobre o fenômeno da Adultez Emergente no contexto brasileiro. Artigo 3 – Revisão de escopo sobre intervenções facilitadoras de Adaptação Acadêmica com estudantes universitários – internacional. Artigo 4 – Adaptação Acadêmica: associações com a Autoeficácia e o Período Adulto Emergente. Artigo 5 – Programa Universitário em Promoção e Adaptação Acadêmica e Autoeficácia – PUP3A; Estudo de Viabilidade. Artigo 6 – Avaliação da Eficácia do Programa Universitários PUP3A.
O e-book foi desenvolvido para estudantes universitários e o manual para aplicadores. Dentre os vários elogios da orientadora e de avaliadores, o Dr. Alex – que já pertenceu ao corpo docente do mesmo programa – disse que Andressa é uma pesquisadora aplicada e acredita que será referência importante para a psicologia e a pesquisa brasileira; parabenizando-a pela ousadia do trabalho, com o refinamento da Dra. Camélia; classificando-o ainda como ousado e muito bem estruturado. Andressa foi aprovada para receber o título de doutora em Educação.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste