Com grupo do Consulado, palestra aborda estudos na Suécia
Evento é gratuito e será realizado na próxima terça-feira (8), no Auditório da Fipp, no campus 1 da Unoeste

A Unoeste recebe na próxima terça-feira (8), às 17h, representantes do Consulado da Suécia no estado de São Paulo para ministrarem a palestra “Estude na Suécia”. O objetivo é proporcionar uma visão completa sobre as experiências acadêmicas e culturais de estudar no país europeu – conhecido pelas universidades com altos índices de qualidade em ensino.
As inscrições – voltadas ao público acadêmico da universidade – são gratuitas, mas limitadas. Elas já podem ser feitas no site da Unoeste.
O evento é voltado ao público que busca descobrir as diversas oportunidades de estudos oferecidas pelas universidades suecas, englobando uma gama de programas de graduação, pós-graduação e cursos especializados.
Já estão confirmadas as presenças do cônsul honorário em São Paulo, Renato Pacheco Neto, e do vice-cônsul, Peter Johansson.
A palestra também irá explorar o sistema educacional sueco, que promove um aprendizado baseado em métodos interativos e colaborativos, além de estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, vai tratar do processo de admissão, requisitos para tirar o visto e as possibilidades de bolsas de estudo.
Durante a palestra, os participantes ainda vão conhecer aspectos práticos da vida na Suécia, como acomodação, custo de vida, seguros de saúde, opções de trabalho durante os estudos e o que fazer após a graduação.
Segundo o diretor de Educação a Distância da Unoeste, Pedro Sergio Mora Filho, apresentar a Unoeste aos representantes do consulado - incluindo os projetos, pesquisas e infraestrutura - também é um dos objetivos desse encontro.
Estudar na Suécia
Segundo informações divulgadas pelo próprio governo sueco, as universidades e o país em geral têm tradição em receber moradores de outras nacionalidades, com 20% da população estrangeira ou formada por moradores com pais nascidos em outros países. Além disso, as universidades suecas figuram em posições altas nos rankings globais de qualidade.
Para este tipo de intercâmbio, os estudantes não precisam falar sueco: segundo o governo do país, a Suécia é regularmente classificada como um dos principais países do mundo para falantes não nativos de inglês. Ou seja: os alunos conseguem usar o inglês em qualquer lugar, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
O projeto “Study in Sweden” tem uma página na internet, que também detalha todos os processos para que estudantes possam ingressar neste país europeu.
Serviço
A palestra “Estude na Suécia” será na próxima terça-feira, no Auditório da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), no Campus 1, da Unoeste, a partir das 17h. O evento também vai ter transmissão pelo Youtube.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste