Programa de cuidado é lançado em aula com doutora portuguesa
Aula magna do Programa de Pós-graduação em Educação discorreu sobre o tema ‘Resiliência: uma chance para a saúde’
Na aula magna de 2024 do Programa de Pós-graduação em Educação foi lançado o Programa Unoeste Cuida, na manhã desta quarta-feira (20) no Teatro César Cava, no campus 1, em Presidente Prudente. O pró-reitor da Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi fez o lançamento do programa. Em seguida, a aula foi proferida pela professora pesquisadora portuguesa Dra. Maria Celeste da Rocha Simões, da Universidade de Lisboa. Também foram realizadas apresentações culturais. Com transmissão pelo canal da Unoeste no YouTube, o evento foi acompanhado pelas comunidades acadêmicas dos campi de Jaú e Guarujá.
Ações internas e externas
Em pronunciamento público, o pró-reitor agradeceu à Reitoria e à mantenedora da universidade, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec) para anunciar que o novo programa está projetado em desenvolver ações em vários temas para as comunidades interna e externa, tais como saúde física e mental, relações interpessoais saudáveis e combate a qualquer tipo de assédio ou violência. Conforme o Dr. Adilson, a intenção é criar cultura de felicidade, tolerância e colaboração. Afirmou ainda que esse zelo é importante quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apresenta dados sobre assédio no âmbito universitário.
O levantamento feito por esse braço da Organização das Nações Unidas (ONU, 2019) constatou que quase um em cada três estudantes (32%) foi intimidado na escola pelo menos uma vez no último mês. A mesma proporção ocorreu com vítima de violência física, de acordo com a pesquisa “Por trás dos números: acabar com a violência escolar e bullying”. O Programa Unoeste Cuida é uma parceria da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação, com mestrado e doutorado e do Departamento de Marketing. Ao final de sua fala, o pró-reitor agradeceu a Dra. Celeste e disse que a sua aula iria ajudar a pensar como vencer os vários desafios.
Estudos internacionais
O cerimonial conduzido pelo jornalista Emerson Sanchez registrou que desde o ano passado é realizada na universidade a campanha “Assédio não é legal”, visando prevenir e combater assédio e outras formas de violência. Iniciativa que envolve o Departamento de Recursos Humanos e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Vinculada à Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, a Dra. Celeste discorreu sobre o tema “Resiliência: uma chance para a saúde”. Fez rica e ampla exposição sobre estudos que tratam do assunto.
Apresentou dados de estudos da World Health Organization (Organização Municipal de Saúde), o Spotlight on adolescent health and wellbeing (Destaque para a saúde e o bem-estar adolescente) realizado em 50 países; o Projeto HBSC/JUnP sobre a saúde e estilo de vida dos estudantes do ensino superior em Portugal; e Mental Health Challenges of Young Adults Illuminated in New Report (Desafios de saúde mental de jovens e adultos iluminados em novo relatório – do Making Caring Common), um projeto da Escola de Graduação em Educação da Universidade de Harvard que identifica vários impulsionadores dos desafios emocionais de jovens a adultos, incluindo a falta de significado e propósito.
Resiliência: chave para a saúde
A Dra. Celeste destacou em sua aula a resiliência como uma chave para a saúde de jovens e adultos, considerando o termo como capacidade de ultrapassar os desafios e obstáculos da vida. Também apresentou estudos seus ou nos quais esteve envolvida para falar do índice de risco acumulado e fatores de proteção individuais, familiares e comunitários; e dados do Programa Rescur – Currículo Europeu para Resiliência, programa universal que oferece atenção especial para grupos mais vulneráveis, incluindo ações para promover competências relacionadas com crianças de quatro a 12 anos, que no Brasil compreende o ensino infantil e o ensino fundamental.
O lançamento do Programa Unoeste Cuida e da aula magna do Programa de Pós-graduação em Educação foram precedidos da apresentação do saxofonista Victor Terrengui Brandi, aluno do curso de Sistemas de Informação, da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste); e da declamação de três poemas pelo professor doutor Cristiano Amaral Di Giorgi. O primeiro deles foi “Diante de uma criança”, no qual o brasileiro Carlos Drummond de Andrade começa indagando como fazer feliz meu filho, para finalizar que dará a ele o seu amor, “pois o amor resgata a pobreza, vence o tédio, ilumina o dia e instaura em nossa natureza a imperecível alegria”.
Arte relacionada ao tema
De poetas portugueses declamou Poema em linha reta, de Fernando Pessoa; e Alma minha gentil, de Luís de Camões. Nesta sequência, o primeiro poema fala ironicamente sobre hipocrisia, sobre pessoas que escondem seus defeitos e fraquezas como se fossem perfeitos; como se em 1914 Fernando Pessoa antevisse a redes sociais de hoje; o segundo fala de amor platônico por uma alma que partiu e com a qual roga a Deus que o leve para vê-la. São poemas que se correlacionaram com o tema da aula magna, com resiliência e saúde. O artista plástico Josué Pantaleão pintou uma tela ao vivo, na qual duas mãos buscam o entrelaçamento; numa leitura do conteúdo enquanto a aula era dada.
Na condição de professor, Josué responde pelo Programa Unoeste + Cultura que articulou a programação cultural do evento ao final do qual, junto com o pró-reitor Dr. Adilson, deu o quadro de presente à Dra. Celeste. O corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação esteve presente, incluindo a coordenadora Dra. Camélia Santina Murgo que entregou à ilustre visitante um exemplar do livro 50 anos da Unoeste, produzido pelo Departamento de Marketing que esteve representado pela jornalista Aline Blasechi. Também esteve presente a coordenadora institucional da Unoeste, a professora Darcy Alessi.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste