Ações dão à Unoeste a certificação do Selo Inclusivo 2024
Reconhecimento oficial do município em quatro categorias: social, educacional, empresarial e infraestrutura
A Unoeste é certificada com o Selo Inclusivo 2024 e medalha em quatro categorias: social, educação, empresa e infraestrutura. Reconhecimento por suas ações junto à comunidade, pela educação inclusiva, pela oferta de empregos e infraestrutura inclusiva.
Infraestrutura que vai além da exclusão das barreiras físicas e compreende tecnologias assistivas, materiais didáticos adaptados e espaços de aprendizagem que acolhem a diversidade. O social tem a ver com extensão e empresa à inclusão com empregos.
Certificação que tem o peso oficial, por conta da lei municipal nº 30/2022 de criação do selo outorgado anualmente em Prudente, na Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência; no Setembro Verde.
Relevantes ações de inclusão
O grupo seleto de 18 certificações neste ano inclui instituições de ensino superior, clubes de serviços, empresas, associações, secretarias municipais da Assistência Social e da Educação, profissional liberal, instituição financeira e órgão público.
Sem a presença do prefeito Ed Thomas, por estar em campanha eleitoral na busca da reeleição, a cerimônia ocorreu em seu gabinete na manhã de hoje (20), conduzida pela Secretária de Assistência Social (SAS), a assistente social Clélia Tomazini.
Os atestados pelas relevantes ações de inclusão são ofertados pela SAS, através da Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, pela qual responde o educador físico Dr. Carlos Augusto de Carvalho Filho.
“Essas pessoas precisam ser vistas e ter o direito delas respeitado”, afirmou a secretária em relação a 8,8% da população de Presidente Prudente, que são 20 mil no universo de 225,6 mil habitantes, conforme o senso de 2022.
Bem-estar e qualidade de vida
Conforme o coordenador, a proposta implantada desde o início da atual administração municipal é de promover a integração de todos que atuam no segmento das pessoas com deficiência, proporcionando a elas bem-estar e qualidade de vida.
O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, manifestou-se impressionado com a quantidade de envolvidos em ações de inclusão, parabenizando todos, ao prefeito Ed Thomas e sua administração.
Ao citar parcerias da Unoeste com a Prefeitura, deu destaque as muitas atividades junto à Secretaria Municipal de Saúde, pela qual responde o médico egresso da Faculdade de Medicina da universidade, o Dr. Breno Casari.
Na condição de integrar o Comitê Paralímpico Brasileiro, o médico chorou ao falar do crescimento do paradesporto com quase 140 paratletas e da Associação Paradesportiva do Oeste Paulista (Apop) que tem a parceria da Unoeste na natação e atletismo.
A Apop também recebeu a certificação do Selo Inclusivo 2024, representada na solenidade pela técnica da equipe de natação de atletas com deficiência, e profissional formada pelo curso de Educação Física da Unoeste, Micheline Cardoso Pereira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste