CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto Saúde Visual do Escolar aproxima de 30 mil atendidos

Em 14 anos e meio passaram por teste de acuidade 29,6 mil alunos de escolas da rede estadual de ensino em Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Luiz Saint’Clair Projeto Saúde Visual do Escolar aproxima de 30 mil atendidos
Aplicação de teste de acuidade visual por estudantes da Medicina

O Projeto Saúde Visual do Escolar fecha o primeiro semestre de 2024 próximo de atingir e ultrapassar 30 mil atendimentos, desde a sua implantação em 2010. Iniciativa do Lions Clube Centenário e que tem as parcerias do Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa” da Santa Casa e da Unoeste, por meio da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Já são 29.627 escolares atendidos, dos quais 5.400 precisaram de consultas, 2.551 passaram a usar óculos e 381 obtiveram acompanhamento médico, com exames de topografia.

No balanço que acaba de ser divulgado, por conta de alguns atendimentos que ocorreram em julho, consta que no semestre foram atendidos 1.140 alunos, com 251 consultas, doação de 164 óculos e 145 exames de topografia. O projeto contempla alunos do 6º ano do ensino fundamental em 27 escolas estaduais, das quais 13 já receberam este ano estudantes da Medicina, responsáveis pelos testes de acuidade visual e que são orientados e acompanhados por professores. Através dos testes são detectados os alunos que precisam de consultas.

Em dois momentos

Pelo projeto, cabe ao município fazer o primeiro atendimento quando o aluno ingressa no ensino fundamental. Depois de terminarem o primeiro ciclo de cinco anos, deixarem as escolas da rede municipal e irem para as escolas estaduais, recebem do Lions e parceiros o segundo atendimento. As consultas são feitas no banco de olhos e em casos de exames são buscados médicos parceiros. Os óculos são doados pelo Lions. Em todo processo não há nenhum custo para os pais ou responsáveis. O banco é presidido por Irei Sesti Filho e o Lions por Rodney Wolf Luz. 

Foto: Luiz Saint’Clair Uma das equipes de atendimento pelo Projeto Saúde Visual do Escolar
Uma das equipes de atendimento pelo Projeto Saúde Visual do Escolar

A equipe do banco tem à frente a assistente social Fátima Elisabete Rota e a da Unoeste a professora mestre Regiane Soares Santana, do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp). Os médicos que atuam nas consultas e exames são os seguintes: Dr. Edson Rikio Fudo, Dr. Filipe Emanuel Rosa Ozio, Dr. Gabriel Senra e Dr. Lenine Botigelli.  O projeto acontece com o acompanhamento da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste e da Diretoria de Ensino – Região de Presidente Prudente.

Primeiro semestre

As escolas atendidas no primeiro semestre foram: Oracy Matricardi, no bairro Ana Jacinta; Fátima Falcon, Jardim Jequitibás I; Maria Luiza Formozinho Ribeiro, Vila Charlotte; Florivaldo Leal, Vila Tabajara; Clotilde Veiga de Barros, Jardim Santana; João Carlos Padilha de Siqueira, Jardim Santa Mônica; Hugo Miele, Vila Esperança; Fernando Costa, Centro; Joel Antonio, Jardim São Gabriel; Monsenhor Sarrion, Vila Roberto; Marrey Junior, Parque São Judas Tadeu; Omar Barreto, Parque Shiraiwa; e Maria Luiza Bastos, Jardim Caiçara.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem