CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto proporciona melhorias na escola de Coronel Goulart

Iniciativa gera impactos em educação ambiental, alimentação saudável, sustentabilidade, convivência e cidadania, arte e cultura


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Projeto proporciona melhorias na escola de Coronel Goulart
Poço que remonta à fundação do distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vereador José Molina é contemplada com melhorias de impacto em educação ambiental, alimentação saudável, sustentabilidade, convivência e cidadania, arte e cultura. O projeto “Um poço e uma horta: dando significado ao aprendizado em sala de aula” é desenvolvido em atuação universitária do bacharelado de Ciências Biológicas, curso ofertado pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste).

Localizada no distrito de Coronel Goulart, no município de Álvares Machado, a escola de ensino integral recebeu a revitalização da elevação feita com tijolos de barro ao redor de um poço caipira desativado, perfurado há mais de 80 anos. Um símbolo histórico da localidade cuja povoação começou em 1936 e ganhou a condição de distrito em 1938 em terras do coronel Francisco de Paula Goulart, fundador de Presidente Prudente. Tipo de poço com 1 metro de diâmetro e água retirada com balde puxado por sarilho.

Para uso educativo

Conforme o professor proponente do projeto, Dr. Silvério Takao Hosomi, a revitalização do poço ocorreu com o objetivo de transformar o espaço antes subutilizado em um ponto focal do ambiente escolar; esteticamente adaptado para uso educativo, podendo servir como área de atividades ao ar livre, exposições educativas ou simplesmente como local de descanso e contemplação para os alunos e professores. Outra melhoria foi a horta.

“A horta escolar é um espaço vivo de aprendizado, de cultivo de hortaliças, ervas e plantas ornamentais utilizando técnicas de agricultura orgânica e sustentável. Além de proporcionar alimentos frescos e saudáveis para a comunidade escolar, a horta serve como laboratório ao ar livre, onde os alunos podem aprender sobre os ciclos da natureza, a importância da biodiversidade e o manejo adequado dos recursos naturais”, diz o professor no projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Com as mãos na obra

A diretora da Faclepp, Dra. Maria Helena Pereira, conta que a iniciativa vinculada à disciplina Inventário Florístico e Paisagismo, ministrada pelo professor Silvério, teve o apoio do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi que autorizou a compra de ferramentas para os universitários, junto com alunos da escola, colocarem as mãos na obra. A diretora destaca como relevante o fato do diretor da escola, o professor de ciências André Gonçalves Vieira, ser egresso da Faclepp.

Atualmente na reta final do doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, na Unoeste, André conta que conversou com o Dr. Silvério para promover melhorias na escola do distrito de Coronel Goulart. As primeiras foram a revitalização do espaço do poço e a implantação da horta; e já está em andamento a implantação do Laboratório de Biologia, com orientação do professor da Unoeste e encaminhamento de solicitação ao Departamento Municipal de Educação para compra de equipamentos.

Motivo de comemoração

As realizações de outras ações estão em entendimento, como é o caso de orquídeas nas árvores. As melhorias já realizadas foram motivo de comemoração com festa junina na quadra coberta da escola, na última semana de junho, com as participações dos alunos e suas famílias, professores e o diretor que se vestiu de cangaceiro, atendendo pedido dos alunos para que entrasse no clima. Esteve presente na festa o vice-prefeito Chiquinho Boigues que agradeceu a Unoeste por mais uma parceria com o município. 

No cadastro na Proext consta o envolvimento dos seguintes estudantes universitários no projeto: Amanda Martins Zampieri, Eliana de Souza Cruz, Estefani Martins do Nascimento, Geovana Cristina da Silva Ferreira, Geovana Batista Mota, João Victor Marcílio do Nascimento, Rita de Cássia Campos de Souza e Vitoria Jaqueline Signorini.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem