Prêmio que valoriza inclusão recebe inscrições de educadores
Podem concorrer projetos no contexto do Programa Braille Bricks, sobre alfabetização de crianças com deficiência visual
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Educadores que têm desenvolvido projetos no contexto do Programa Braille Bricks são chamados para se inscreverem em premiação de reconhecimento e valorização às práticas pedagógicas dessa metodologia voltada ao aprimoramento da alfabetização de crianças com deficiência visual. O 2º Prêmio Lego Braille Bricks é uma realização da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDNC), que desde 1946 atua em prol da inclusão social de crianças jovens, adultos e idosos cegos ou com baixa visão.
A organização sem fins lucrativos, que surgiu como Fundação para o Livro do Cego no Brasil e com sede em São Paulo, promove a premiação em parceria com Lego Foundation, sediada em Billund, na Dinamarca. O apoio é do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social, vinculado à Faculdade de Ciência e Tecnologia, campus da Unesp em Presidente Prudente (FCT/Unesp) e do Programa de Pós-graduacão em Educacão da Unoeste.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 deste mês. Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Técnico-Científica (CTC), formada por especialistas em educação e inclusão. Além de troféu, o que ficar na 1ª colocação receberá R$ 10 mil. As premiações de 2º e 3º lugares serão, respectivamente, de R$ 5 mil e R$ 3 mil. As escolas dos finalistas serão contempladas com recursos pedagógicos a serem utilizados com seus alunos.
Iniciativas exitosas
Nesse envolvimento de caráter interinstitucional, de importância em avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Dr. Klaus Schlunzen Junior, do Departamento de Estatística, da FCT/Unesp, diz que o Programa Braille Bricks, por sua importância na alfabetização, é utilizado em 30 países. A Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen destaca a relevância do Prêmio por reconhecer iniciativas exitosas de uso do kit Lego Brille Bricks na alfabetização de pessoas com ou sem deficiência visual.
Conforme a pesquisadora, o envolvimento da Unoeste ocorre desde a primeira edição do Prêmio, através de acordo de cooperação com a FDNC, em colaboração com as atividades relacionadas ao processo formativo para o uso do Lego Brille Bricks. Processo relacionado à pesquisa que desenvolve com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A inserção da Unoeste decorre de convite da presidente Programa Braille Bricks Brasil na FDNC, Ika Fleury.
Impacto regional
A Dra. Elisa diz que a importância desse envolvimento para o Programa de Pós-graduação em Educação está relacionada com experiências de pesquisas vinculadas ao processo formativo para alfabetização inclusiva por meio do uso do kit Lego Braille Bricks. O que possibilita uma ponte entre escolas e o Programa, através de alunos do mestrado e do doutorado. Atualmente são quatro alunos envolvidos na atuação junto a professores de escolas das redes municiais de diferentes cidades.
“As pesquisas possibilitam desenvolver, verificar e analisar os resultados obtidos, proporcionando maior experiência”, explica. Nos cursos de Pedagogia presencial e on-line, que têm a coordenação da Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e mantêm relações com o Programa, é trabalhada a alfabetização inclusiva por meio do uso do kit Lego Braille Bricks em atividades na Brinquedoteca instalada na Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste).
Serviço
Clique aqui e faça sua inscrição no 2º Prêmio Lego Braille Bricks.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste