CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo na área de saúde é apresentado em evento na Alemanha

Participação contempla internacionalização, o caráter interinstitucional e a qualidade avalizada por agência de fomento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Estudo na área de saúde é apresentado em evento na Alemanha
Dra. Francis: estudo apresentado no congresso sediado na Alemanha

 

Entre os mais importantes eventos de saúde no mundo por debate e disseminar produção científica de qualidade, em sua 33ª edição o Congresso Europeu sobre Hipertensão e Proteção Cardiovascular buscou diretrizes de prática clínica pela Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) para tratamento da doença. Também esteve focada em hipertensão e doenças cardiorrenais. A Unoeste esteve representada pela professora pesquisadora Dra. Francis Lopes Pacagnelli que apresentou estudo desenvolvido por Natália Zamberlan e com a sua orientação, sobre os efeitos de exercícios intervalados de alta intensidade na pressão arterial, capacidade funcional e mecanismos moleculares de diferentes músculos esqueléticos.

Qualidade e internacionalização

O ESH 2024 ocorreu em Berlim, a capital da Alemanha. Foi no Centro de Congressos Estrel (ECC), de 31 de maio a 3 de junho. O amplo debate proporcionado pelo congresso tem grande relevância, considerando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2023), entre os quais está o fato de que a hipertensão arterial afeta 1 em 3 adultos em todo o mundo. Condição pode causar derrames, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, danos renais e muitos outros problemas de saúde. A média global de hipertensos é de 33% dos adultos entre 30 e 79 anos, com a estimativa de que no Brasil o índice seja de 45%, afetando 50,7 milhões de pessoas. Cenário que coloca em relevo o congresso e a contribuição da produção científica brasileira.

A inserção da Unoeste nesse contexto apresenta alguns pontos relevantes: o da internacionalização, o do caráter interinstitucional do estudo que foi apresentado em forma de e-pôster e o do aporte de agência de fomento, que é indicador de qualidade em pesquisa. Conforme a Dra. Francis, sua participação foi na condição de pesquisadora representante dos cursos de graduação em Fisioterapia e Medicina e dos programas de pós-graduação da Unoeste. No âmbito interno, o trabalho da ex-aluna de mestrado em Ciências da Saúde e atual professora do curso de Fisioterapia, Natália Zamberlan, teve continuidade em trabalhos de conclusão de curso de Ana Paula Fleury, Ananda Brito Freitas e Helen Camilo, bolsista de iniciação científica.

Colaboração nacional e internacional 

Ainda na esfera interna, a Dra. Francis cita a importante colaboração da professora pesquisadora Dra. Inês Cristina Giometti. Em cooperação externa, no Brasil os envolvimentos são dos professores pesquisadores Dr. Katashi Okoshi e Dr. Robson Francisco Carvalho, do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, e Dr. Andreo Fernando Aguiar, da Universidade do Norte do Paraná (Unopar); e nos Estados Unidos, da Dra. Mariana Janini Gomes, da Texas A&M University, universidade pública do estado do Texas; e Dr. Ivan José Vechetti Jr., da Universidade de Nebraska. Pela agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) o aporte foi destinado para dois processos: o de iniciação científica 2022/05715-7; o de viagem, hospedagem e alimentação 2024/04026-9.

A Dra. Francis conta que a pesquisa estudou os efeitos do High-Intensity Interval Training (HIIT), o treinamento intervalado de alta intensidade na pressão arterial, capacidade funcional e nos mecanismos moleculares de diferentes músculos esqueléticos, em modelo animal e comparou com dados humanos de biopsias musculares (datasets) disponíveis em bancos públicos americanos. O Impacto do trabalho, conforme explica, reside em apresentar estratégia não farmacológica e custo-efetividade (valor máximo que as pessoas podem pagar) para o controle da pressão arterial e assim na prevenção de suas complicações. Esta é a síntese do trabalho apresentado no ESH 2024, liderado pelos professores pesquisadores Dr. Reinhold Kreutz, Dr. Roland Schmieder e Dr. Guido Grassi.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem