CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educa Pontal atende demanda de educação especial e inclusiva

Formação continuada no atual semestre do programa iniciado em 2020 trata da temática em sua complexidade e como inclusão 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Educa Pontal atende demanda de educação especial e inclusiva
Jussara Oliveto, Solange Marques, Enio Magro e Aparecida Zanquetta

Pelo Programa Educa Pontal e em processo de formação continuada o primeiro semestre deste ano é marcado pelo workshop sobre educação especial e inclusiva. Uma equipe da Unoeste em formação extensiva levou conhecimentos para professores da educação básica que atuam em escolas vinculadas à Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema, com abrangência em oito municípios da região do Pontal do Paranapanema. Conforme avaliação final dos participantes os resultados foram os melhores possíveis, com aprendizado teórico e prático em dois encontros.

Grupo CNPq

O “Workshop Educa Pontal: Educação Especial e Inclusiva, Currículo e Diagnósticos” proporcionou neste semestre o atendimento ao levantamento prévio das necessidades formativas dos professores. Em dois encontros foram proporcionadas ampla reflexão sobre currículo e os diagnósticos de transtornos específicos, oferecendo subsídios pedagógicos e didáticos necessários para o trabalho inclusivo; conforme pontua a proponente da extensão e coordenadora do Educa Pontal, Dr. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.

Os ministrantes foram docentes vinculadas ao grupo de pesquisa Políticas e Práticas de Educação Inclusiva, associado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), alunos do doutorado e da graduação atuaram como monitores, que foram Jucimara Pagnozi Voltareli, Júlia Beatriz Martins Ferrer e Vinícius Azevedo de Morais; orientados e acompanhados por professores. A metodologia consistiu de abordagem teórico-prática para propor aos participantes reflexão e análise quanto ao paradigma de educação especial na perspectiva da inclusão.

Dois encontros

Essa recente etapa de formação continuada teve o envolvimento dos cursos de Pedagogia presencial e EAD, dos quais a Dra. Danielle é coordenadora; e do Programa de Pós-graduação em Educação, que oferta mestrado e doutorado, do qual é vice-coordenadora. O primeiro encontro ocorreu no dia 19 de abril e foi on-line, com a orientação da professora doutora Andressa Pereira trabalhando o conteúdo “Diagnóstico de transtornos específicos de aprendizagem da leitura e da escrita”. Dentre os tópicos discutidos esteve o da definição e características dos transtornos específicos de aprendizagem.

O segundo encontro foi presencial, no dia 7 deste mês na sede da Diretoria de Ensino, sobre “Flexibilização e adaptação curricular”, com orientação da professora Jussara Oliveto Miralha. Foco voltado para atender às necessidades dos alunos com transtornos de aprendizagem e outras deficiências. Dentre os tópicos abordados estiveram conceitos e princípios da educação inclusiva; estratégias para adaptar o currículo e as atividades pedagógicas; ferramentas e recursos para suportar a inclusão no ambiente escolar; e experiências de escolas que implementaram com sucesso a educação inclusiva.

Aporte da Capes

O encontro de encerramento do workshop contou com as presenças do dirigente regional de Ensino, professor Enio Magro, da professora especialista em currículo do Núcleo Pedagógico da Educação Especial, Solange Marques; e da supervisora de ensino Aparecida de Maria Zanquetta Pereira; todos da Diretoria. O Educa Pontal é mantido em parceria da Unoeste, através da Pró-reitoria de Extensão Comunitária (Proext), pela qual responde o Dr. Adilson Eduardo Guelfi, com a Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema.

O objetivo do programa é contribuir com o atendimento às necessidades formativas de professores e alunos de escolas do Pontal. O que acontece nos eixos temáticos da construção da cidadania, tecnologia e educação, em consonância com o “Programa Universidade e sociedade juntas pelo bem-estar social, cidadania e vida em atendimento aos objetivos do desenvolvimento sustentável no Pontal do Paranapanema” que faz parte de edital do “Programa de Extensão Universitária de Pós-graduação” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem