CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Transforma tem assinatura de convênio e ações em Venceslau

Programa da Unoeste presta mais de 1,5 mil atendimentos e compromisso é assumido junto a administração municipal 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Transforma tem assinatura de convênio e ações em Venceslau
No pátio da escola foram ofertadas parte dos serviços do Unoeste Transforma

A realização do Programa Unoeste Transforma marca a assinatura de convênio desta e de outras ações da universidade em atendimento a necessidades pontuais da Prefeitura de Presidente Venceslau, na gestão da prefeita Bárbara Vilches. Fato que ocorreu no evento durante a manhã de sábado (18), no qual foram prestados 1.590 atendimentos de prevenção à saúde e outros serviços à comunidade, especialmente moradores no entorno da Escola Municipal Arthurzina de Oliveira D´incão, no Parque Augusto Pereira. O documento foi assinado pela prefeita, jornalista egressa da Unoeste, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

Pela universidade atuaram 130 alunos, acompanhados e orientados por 12 professores. A escola dirigida pela professora Magali Aparecida Santana dos Santos envolveu professores e funcionários na organização e realização. A prefeitura também ofertou serviços através das secretarias municipais de Educação e Cultura, de Saúde e de Assistência Social envolvendo o Centro de Referência da Assistência ao Idoso (Cras) com o grupo Cordão de Ouro - Gingoterapia que apresentou capoeira e participou do concurso de forró; com feirinha de membros da Casa do Artesão e a doação de animais pela ONG Associação Protetora de Animais de Presidente Venceslau (Adapv).

Novidade e vários serviços

Os idosos passaram por serviços de prevenção à saúde e também participaram de atividade ofertada pela primeira vez pelo Unoeste Transforma, que foi a ginástica ritmada Ritbox, conduzida pela professora Cristiane Costa Santos, do curso de Educação Física EAD. Os demais serviços da Unoeste foram prestados pelos cursos de Ciências Biológicas, Medicina, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Química EAD, Engenharia Química, Pedagogia (presencial, EAD, mestrado e doutorado em Educação), Agronomia (graduação, mestrado e doutorado), Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Estética e Cosmética, Biomedicina e Nutrição.

Todos os serviços prestados foram acompanhados de orientações ao público e dentre eles estiveram acuidade visual, teste de glicemia (diabetes), aferição de pressão arterial, reanimação cardiopulmonar, aplicação de teste mini mental, avaliação nutricional e implantação da horta escolar pela Agronomia junto com o Sindicato Rural de Presidente Venceslau e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Parceira do Unoeste Transforma, a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) esteve representada pela superintendente Maria Eugenia Leandro e equipe, com a oferta de brindes sorteados para mães e serviços da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim).

Foto: Homéro Ferreira Assinatura do convênio por Bárbara, com o filho Francisco (dormindo) e Dr. Adilson
Assinatura do convênio por Bárbara, com o filho Francisco (dormindo) e Dr. Adilson

Benefício para a população

A abertura do Unoeste Transforma em Venceslau ocorreu na quadra coberta da escola, com o cerimonial conduzido pela supervisora municipal de cultura Valéria Ambrósio Pavani Felício. Dentre os presentes estiveram a coordenadora do Cras, Paula Scalon, e o secretário municipal de Educação e Cultura, Aparecido Melo que ficou até o final do evento. Com troca de agradecimentos, a prefeita Bárbara disse que a Unoeste proporciona muitos benefícios à população venceslauense e o pró-reitor Dr. Adilson disse que a universidade está de portas abertas às mais diferentes demandas. A prefeita e a Escola Arthurzina foram contempladas com quadros artísticos.

O artista plástico Josué Pantaleão, responsável pelo Programa Unoeste + Cultura, produziu quadro com a imagem de Bárbara, que foi entregue juntamente com o Dr. Adilson. Para a escola foi um quadro de arte reciclável em tela de monitor, entregue à diretora Magali. Na sequência foram premiados com medalhas, troféus e brindes os alunos vencedores do concurso “Mãe: Mulher que eu Admiro”, nas categorias desenho, fotografia e vídeo. Após as atividades desenvolvidas para a terceira idade teve a premiação para as três melhores duplas do concurso de forró em duas categorias: dança e melhor figurino. 

Premiação e workshop

As premiações foram: desenho - 1º Carolina Miranda Leal Garcia, 2º Ana Julia Machado Chineli e 3º Rafaella Santos de Sá; fotos - 1º Emanuelly Vitória Santos Caiado, 2º Ana Julia de Souza Mendonça e 3º Raissa Fernandes Souza; vídeos - 1º Emanuelly Belém Muniz, 2º Luiz Guilherme Pereira Cavalari e 3º Isabelly Vitória de Oliveira Teixeira; dança - 1º Tereza Vicente e Sebastiana Barbosa, 2º Maria Terezinha Santos e Vera Ferreira dos Santos, 3º Maria Ferreira e Delizete da Silva Andrade; figurino - 1º Maria do Rosário e Luzia dos Santos Alves, 2º Ivani Pereira e Ana Luiza Pinheiro, 3º Cícera Souza Evangelista e Aparecida Silva.

No karaokê foram premiadas: Eloá Vitória da Silva Pinheiro, Manuelle Balaro Rocha e Michelle Fernanda Trindade Santos.  Como parte das atividades pré e pós Unoeste Transforma ocorre o workshop on-line “Princípios básicos e de análise do comportamento ao manejo e ensino de crianças com TEA”. Oficina sobre o Transtorno do Espectro Autista com professores e profissionais da educação básica, realizado pelo Doutorado em Educação e pelos cursos de Pedagogia presencial e EAD. A realização de sábado (18) contou com o suporte de Richard Nazaré e Vinícius Santana dos Santos, funcionários da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem