CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Recém-formada realiza primeiro parto em Igaraçu do Tietê

A médica Marília Esteves, ex-aluna da Unoeste Jaú, estava de plantão noturno na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde realizou o procedimento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Recém-formada realiza primeiro parto em Igaraçu do Tietê
Equipe que atuou no procedimento na UPA de Igaraçu do Tietê

“Meu plantão era no período noturno e já estava realizando os atendimentos, por volta do quarto paciente a equipe de enfermagem me avisou que havia uma gestante na triagem que estava com a pressão alta e cólicas e nesse momento já segui o protocolo da unidade de atendimento. A paciente chegou com dor sustentada e contrações e ao examiná-la notei que já estava em trabalho de parto ativo”. Assim foi uma das noites do plantão de Marília Esteves, recém-formada na primeira turma de Medicina da Unoeste de Jaú.

Ela explica que o trabalho foi realizado em conjunto com a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Igaruçu do Tietê. “Após constatar que a bebê já estava na fase expulsiva (coroando), comuniquei prontamente à enfermagem, que a direcionou para a sala gineco-obstétrica. Também avisei a retaguarda e o transporte, além do diretor clínico da UPA. Na sala, com a gestante acompanhada do marido, conduzimos o parto, e, após 15 minutos, a pequena Alice estava nos braços da mãe e ao lado do pai”.

Marília destaca que seguiu todo o protocolo, mantendo comunicação com a mãe. “Foi meu primeiro parto como formada e o primeiro na UPA. Foi um alívio para a paciente e para nossa equipe, por tudo ter ocorrido tão bem. Estou extremamente feliz por essa nova família! A gestação era de 37 semanas, portanto não foi um parto prematuro. Tudo transcorreu de forma natural e sem complicações.”

A médica ressalta que conseguiu manter a calma e o foco devido à sua formação na universidade. “Era meu segundo plantão na UPA. Comecei no meio deste mês e procurei me manter o mais estável possível, considerando que era um parto em uma unidade de urgência e emergência. Tentei transmitir segurança e tranquilidade para que a mãe não ficasse ansiosa ou agitada. Estruturei todos os ensinamentos dos meus professores e preceptores da Unoeste. A sensação quando a bebê nasceu foi incrível, uma mistura de felicidade, adrenalina e emoção”, descreve.

Formação acadêmica 

Marília Esteves participou de sua colação de grau no dia 26 de junho no campus da universidade, localizada na região central do estado, e fez parte da primeira turma do curso de Medicina da Unoeste Jaú. Durante a graduação, recebeu certificados de Mérito Acadêmico por excelência no desempenho, participou da Liga de Cirurgia e da Liga de Biologia Molecular e Biotecnologia, e publicou artigos além de participar de um grupo de pesquisa sobre as relações entre perfil cardiovascular, pós-menopausa, polimorfismo e HSP.

Igaraçu do Tietê

Com mais de 23 mil habitantes, a cidade de Igaraçu do Tietê testemunhou a realização de seu primeiro parto na Unidade de Pronto Atendimento municipal. Em 2016, o município parou de realizar atendimentos devido ao fechamento do Hospital e Maternidade. No início de fevereiro deste ano, a população voltou a ser atendida em casos de urgência e emergência com a inauguração da UPA. Após o parto, a mãe Elisa Antônia Mariano Maestro e a pequena Alice foram encaminhadas para a Santa Casa de Jaú, hospital que mantém parceria com a universidade para a oferta de ensino-prático.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem