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Psicologia capacita sobre autismo junto a Seduc e Unimed

Programação com quatro abordagens ocorrem em oito encontros no Laboratório de Estudos e Pesquisas do Comportamento Humano 


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Foto: Cedida Psicologia capacita sobre autismo junto a Seduc e Unimed
Participantes da 2ª turma do workshop ofertado pelo curso de Psicologia

O curso de Psicologia da Unoeste está realizando o workshop “Princípios básicos da análise do comportamento aplicada a autismo – nos contextos educacionais e sociais”, conforme anuncia a coordenadora Dra. Regina Gioconda de Andrade. Ela comenta que neste primeiro semestre de 2014 está sendo atendida a 2ª turma, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente e Unimed.

O workshop é conduzido pelo doutorando em Educação pela Unoeste, Rodrigo Aparecido Engel, especialista em Análise Aplicada do Comportamento (ABA), aplicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Educação Especial e Inclusiva. Atualmente, coordenador clínico de equipe multidisciplinar e atua nas áreas de psicologia clínica, análise do comportamento, avaliação psicológica e educação especial e inclusiva.

Os dois primeiros encontros do workshop ocorreram neste mês de março, respectivamente nos dias 15 e 21, com abordagem sobre conceitos básicos da análise do comportamento. Nos dias 1º e 4 de abril será sobre comportamento verbal – linguagem. Nos dias 8 e 11 procedimentos de manejo para minimizar comportamentos interferentes. Nos dias 15 e 18 de abril, procedimentos para o ensino de novos comportamentos.

Foto: Cedida Condução do workshop pelo professor Rodrigo, especialista no assunto
Condução do workshop pelo professor Rodrigo, especialista no assunto

Desafios em algumas áreas

Os encontros acontecem no Laboratório de Estudos e Pesquisas do Comportamento Humano, sempre à noite, a partir das 18h30. Baseados em dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, estudiosos sobre o assunto estimam que 6 milhões de pessoas no Brasil têm esse tipo de transtorno cujos critérios diagnósticos são a presença de déficits na comunicação social, habilidades de interação social prejudicadas e comportamentos restritos e repetitivos

No material de apresentação do workshop consta que a pessoa com TEA lida com desafios não apenas na linguagem e no comportamento social, mas também em outras áreas, como desempenho acadêmico/escolar e em habilidades de autocuidado; sendo necessárias intervenções que auxiliem no desenvolvimento de diversas habilidades em busca de uma qualidade de vida adequada. O workshop do curso de Psicologia atende a essa demanda.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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