CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos se juntam e inovam em ações de acolhida e integração

Dentre as atividades envolvendo calouros e veteranos teve a construção de fornos e a elaboração de pizzas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Cursos se juntam e inovam em ações de acolhida e integração
Calouros e veteranos colocaram a mão na massa, na construção dos fornos

Neste início de ano letivo os cursos de engenharias, arquitetura e urbanismo e de design se juntaram em acolhida e integração dos calouros com os veteranos, professores e coordenadores. Foram realizadas algumas atividades e parte delas foi concentrada no Laboratório de Estruturas, com as construções de fornos na área externa. Alunos colocaram duplamente a mão na massa: no assentamento dos tijolos e na elaboração de pizzas. Processos que envolvem princípios básicos de métodos produtivos dessa área do conhecimento. 

A Semana de Acolhida e Integração surgiu da iniciativa dos cursos da Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo de Presidente Prudente (Fepp) que convidou os cursos de Design e Design Gráfico, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Pelas engenharias estiveram envolvidos os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Mecatrônica. Dentre as atividades, ocorreram duas palestras em dias diferentes.

A primeira com o professor e educador físico Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior, com o título “Garra”. A segunda com a professora e psicóloga Dra. Bárbara Sena, sobre “Novas Gerações e o Ambiente Universitário”. Ações específicas envolveram Química, Mecânica, Mecatrônica e Elétrica na oficina de torno e solda, no Laboratório de Manufatura. A criação de painéis artísticos, para espaço instagramável, envolveu Design e Arquitetura e Urbanismo que junto com a Engenharia Civil construiu os fornos.

Encantamento 

As coordenadoras dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Química, respectivamente, a professora Marcela do Carmo Vieira e a professora doutora Patrícia Alexandra Antunes, contaram que estiveram envolvidos mais de 200 alunos, de ingressantes aos últimos anos. Murilo Silva Giroto, morador de Prudente e que fez o ensino médio no Colégio Átomo, manifestou encantamento com a acolhida e integração, ao ponto de achar que foi muito divertido por a mão na argamassa e na massa de pizza.

A escolha de Murilo pela Unoeste decorreu, especialmente, de dois fatores: a infraestrutura e o ensino de qualidade. A definição do curso passou por dois momentos: teste de vocação profissional e participação na Feira de Profissões, quando teve a oportunidade de visitar os estandes instalados no Salão do Limoeiro; conhecer as instalações das engenharias e arquitetura e urbanismo; participar de oficinas com professores e estudantes que atuaram como monitores; e dar um passeio pelo campus 2.

Foto: Homéro Ferreira Calouros e veteranos colocaram a mão na massa, na elaboração de pizzas
Calouros e veteranos colocaram a mão na massa, na elaboração de pizzas

Além do imaginado 

Também de Prudente e egresso do ensino médio na Escola Sesi Darcy Zacharias e da formação de técnico em química na Escola Senai Santo Paschoal Crepaldi, João Vitor Sobires disse que não esperava tanto em sua primeira semana como aluno da Unoeste. “Fiquei chocado”, comentou utilizando o verbo no sentido de ter se surpreendido. O interesse por química veio de seu saudoso pai Eliseu, que era técnico em química, formado em São Paulo e que trabalhava na área. O interesse em estudar na Unoeste era um sonho alimentado pela excelência em formação de nível superior.

O encantamento de João pelo curso de Engenharia Química é tanto que em 2023 esteve na Feira de Profissões todos os dias, quando pode constatar que o Laboratório de Química é muito bom. “Minha decisão era de 99% e na feira atingiu os 100%”, comentou e revelou que já vinha alimentando uma relação afetiva com a Unoeste, através de troca de mensagens com a coordenadora, a Dra. Patrícia. O fato do curso ser em Prudente também foi levado em conta pelo calouro.

União de forças 

Os demais coordenadores envolvidos na acolhida e integração foram da Engenharia Civil, Beatriz de Mello Massimino Rotta; da Engenharia de Produção, Paula Renata Monteiro Rigoloti; Engenharias Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, José Carlos do Nascimento; e do Design e Design Gráfico, Marcelo José da Mota.

A coordenadora Marcela contou que a realização teve o apoio do pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste; e que a produção das pizzas contou com o pub e bar Fagulha Fire. A coordenadora ainda destacou a atuação do professor Bruno Cardoso como fundamental, por organizar e providenciar todas as etapas junto ao Departamento de Obras. Junto aos alunos trabalhou a pré-execução e a execução. O professor e arquiteto Gabriel Gazoni animou a noite de sexta-feira (8) como DJ Gzn, além de, ter atuado na montagem dos gabaritos para os fornos e nas etapas de confecção junto ao professor Bruno. A Semana de Acolhida e Integração está no rol do Trote do Bem, junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem