CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jovem transforma tragédia em motivação para carreira médica

Estudante que se mobilizou para ajudar vítimas de deslizamento em Guarujá há quatro anos, compartilha a visão que moldou sua vocação na medicina 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Karen Cunha Jovem transforma tragédia em motivação para carreira médica
Ainda no primeiro semestre da faculdade, Evelyn participou dos esforços de ajuda no Guarujá, impactando a vida de moradores afetados pelo deslizamento

Quando Evelyn Gonçalves Coutinho, ingressou no curso de Medicina na Unoeste, não imaginava que logo no primeiro semestre vivenciaria uma experiência tão intensa. Em março de 2020, deslizamentos de terra devastaram Guarujá, sua cidade natal, desabrigando centenas de famílias e deixando um rastro de destruição.

Moradora de uma área próxima à atingida, Evelyn sentiu muito o impacto do desastre. “Um dos deslizamentos aconteceu numa comunidade próxima da minha, a do Morro do Macaco. Muitos amigos de infância perderam suas casas, foi um período bem difícil”, relembra.

Mesmo doente, e possivelmente com Covid-19, Evelyn fez questão de contribuir como podia, doando alimentos e roupas para as vítimas. Após sua recuperação, a jovem juntou-se a outros colegas para prestar assistência direta nos abrigos que acolhiam os desabrigados. “Assim que me recuperei, fui até as escolas que estavam abrigando as vítimas para prestar atendimento médico, com o apoio do PAPP (Programa de Atenção Progressiva à Prática) da Unoeste”, conta.

A participação no programa permitiu que Evelyn, ainda no início da graduação, se envolvesse diretamente no atendimento às famílias desabrigadas. Em meio ao caos, ela auxiliou na triagem de condições de saúde e na orientação sobre o uso de medicamentos. “Foi ali que percebi o verdadeiro alcance da medicina. Não é só tratar doenças, é também acolher e entender o ser humano em toda sua necessidade”, reflete. Para ela, a experiência reforçou o que seria sua missão: promover um cuidado integral, com empatia e respeito à dignidade dos pacientes.

Foto: Karen Cunha Estudante de Medicina da Unoeste, atuou como voluntária no atendimento a vítimas do deslizamento que atingiu o Guarujá em 2020
Estudante de Medicina da Unoeste, atuou como voluntária no atendimento a vítimas do deslizamento que atingiu o Guarujá em 2020

Na época, com apenas três turmas de Medicina na Unoeste Guarujá, o pequeno grupo de alunos uniu forças para levar auxílio onde fosse possível. “Éramos poucos, mas conseguimos ajudar muitas pessoas! Com essa experiência, entendi que a formação médica deve ir além do técnico, exigindo um comprometimento genuíno com a humanidade,” destaca Evelyn.

Impacto duradouro 

Hoje, no último ano de sua formação, Evelyn continua se dedicando a projetos e atividades voltadas à comunidade, desde campanhas de atendimento até ações em Unidades de Saúde da Família (Usafas). 

Para ela, a medicina é uma forma de retribuir o crescimento e as oportunidades que recebeu em sua cidade. “Meu sonho é revolucionar a saúde em Guarujá, principalmente no atendimento às gestantes. É minha forma de dar de volta ao lugar que me criou”, conclui.

Faça Unoeste agora!

Conceito máximo pelo MEC, a Unoeste está com as inscrições do Vestibular de Medicina abertas até 27 de novembro, oferecendo aos candidatos a chance de ingressar em uma instituição que valoriza trajetórias inspiradoras e apoia a realização de sonhos. Assim como Evelyn Coutinho, novos alunos podem encontrar na universidade o apoio e o ambiente necessários para fazer a diferença na área da saúde.

A prova presencial será no dia 30 de novembro (sábado). Neste vestibular, o candidato pode escolher a cidade onde deseja realizar a prova no momento da inscrição, sendo esta escolha independente das opções de onde ele deseja estudar. Outra novidade é a chance de concorrer nos três processos seletivos de Medicina (Presidente Prudente, Jaú e Guarujá), indicando a ordem de sua preferência como 1ª, 2ª e 3ª opção. Para Jaú e Guarujá ainda existe mais uma opção de ingresso: por meio da nota do Enem.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem