CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Novo Sucesso do Aluno começa a funcionar a partir de agosto

Departamento foi todo reestruturado seguindo método de trabalho baseado no PAPSA, o Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno; apresentação a gestores e coordenadores ocorreu nesta quinta


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Novo Sucesso do Aluno começa a funcionar a partir de agosto
Sucesso do Aluno trabalhará com o acolhimento e permanência do aluno de forma integrada com todos os outros setores da universidade

Na próxima terça-feira, dia 1º de Agosto, a Unoeste passa a oferecer a sua população acadêmica a nova estrutura do Sucesso do Aluno, departamento que já atendia no campus 2 de Presidente Prudente mas que foi totalmente reestruturado seguindo um método de trabalho baseado no PAPSA, o Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno. O PAPSA, que é um modelo teórico baseado em serviços para o ensino superior privado, foi idealizado por um dos mentores mais conceituados em Marketing Educacional no Brasil, o fundador do SADEBR Glauson Mendes, que também é autor do livro “Miopia – Uma obra sobre o desenvolvimento de Cientistas da Permanência de Alunos”. Na manhã desta quinta-feira (27) essa nova fase do Sucesso do Aluno foi apresentada a Reitoria, gestores de departamentos e coordenadores de cursos no Teatro César Cava.

A apresentação foi conduzida pela gestora do Sucesso do Aluno, Vivian Komatsu de Gois Campos, que fez questão de apresentar toda a equipe de trabalho. Ela explicou que com essa nova reformulação, o departamento colocará agentes à disposição dos alunos para atendê-los nos mais de 500 serviços que foram mapeados e que já são oferecidos pela universidade. O Sucesso do Aluno trabalhará de forma integrada a todos os outros setores da universidade de modo a atender demandas em todos os campi, pelos seguintes canais de atendimento: presencial, telefone, e-mail e whatsapp. Estes três últimos também incluem Jaú e Guarujá. 

“A partir do dia 1º de Agosto já estaremos com o espaço físico do Sucesso do Aluno funcionando no campus 1 e no campus 2 de Prudente para propiciar o acolhimento, o relacionamento e garantir a permanência do aluno dentro da Unoeste. A ideia é criar esse relacionamento facilitando o acesso de cada aluno a todos aos serviços da instituição”, explicou ela.

A gestora lembrou que para essa materialização do Sucesso do Aluno, foi necessário um ano e meio de preparação, organização e planejamento, para que as conexões com todos os setores da universidade fossem criadas e todos os serviços fossem mapeados. Tudo para melhorar a experiência do aluno dentro da universidade, contribuir para a sustentabilidade da instituição e trazer significado e segurança para o colaborador. “Nesse período todo, mapeamos os fluxos pelo olhar do aluno propondo melhorias nos serviços para que ele seja melhor atendido, de modo que a experiência desse aluno durante toda a jornada acadêmica seja realizada com sucesso”, complementou.

Foto: Ector Gervasoni Um dos mentores mais conceituados em Marketing Educacional no Brasil, Glauson Mendes afirmou que a Unoeste inova com o novo Sucesso do Aluno
Um dos mentores mais conceituados em Marketing Educacional no Brasil, Glauson Mendes afirmou que a Unoeste inova com o novo Sucesso do Aluno

Inovação que coloca a Unoeste à frente 

Como o método de trabalho foi todo baseado no PAPSA, o idealizador do programa participou de toda essa construção dentro da instituição que envolveu ainda outros três cientistas da SADEBR, sendo eles Edval Filho, Pedro Rangel e Suzana Diniz. Para Glauson Mendes, a implantação do Sucesso do Aluno na Unoeste se trata de uma inovação por se tratar de um projeto bem estruturado como é o PAPSA. “Ele é fundamental porque a gente vive num país com uma realidade muito preocupante, onde mais de 50% dos jovens que ingressam no ensino superior acabam abandonando seus estudos. Isso é ruim para o aluno, para a instituição e isso é ruim para a agenda do país. Um país só cresce efetivamente com a educação”, destacou o mentor em marketing educacional.

O líder educador e consultor estratégico em diversas instituições de ensino de norte a sul do Brasil também elogiou o tempo dado pela reitoria da Unoeste para que o Sucesso do Aluno fosse implementado da maneira mais assertiva. “Nós tivemos um ano e meio para fazer o planejamento entre revisão de todos os serviços da instituição, avaliar as alternativas de permanência, os motivos de evasão, reestruturar fluxos e processos, engajar as pessoas. E colocando esse programa no ar é uma boa resposta que os técnicos administrativos estão tendo. Eu sempre falo que o elemento mais importante que a gente tem na gestão da permanência são os professores e professoras. São eles que estão no dia a dia dos alunos. Mas quando a gente tem uma equipe administrativa olhando pra si, se revisitando, tendo treinamentos, reestruturando seus canais de atendimento, procurando ter um processo de acolhimento e relacionamento visando reduzir o maior número de atritos para que a permanência, o aluno se quer cogite ir embora, isso é muito saudável”, ressalta. 

“E quando a gente tem essa mesma equipe também trabalhando com a retenção, que é aquele aluno que por alguma razão tomou a decisão de não continuar seus estudos, essa equipe também vai estar ali para ajudar que ele persista nos estudos. Então baseado em todo esse contexto, é muito relevante, é muito louvável que a instituição tenha investido energia, recursos financeiros, equipe para fazer essa determinada implementação”, emendou.

Por fim, Glauson Mendes destaca que a Unoeste sai à frente ao se estruturar dessa maneira em prol do aluno. “O mercado como um todo ainda trabalha algumas políticas de retenção, trabalhando do que a gente chama de maneira isolada seus ótimos locais. O Núcleo de Práticas Jurídicas faz uma coisa, a secretaria faz outra, o financeiro faz outra, mas quando você tem uma política institucional trabalhando de forma global uma instituição isso é inovação. E realmente a Unoeste é uma das instituições que está saindo à frente nesse programa”, concluiu.

Serviço

O Sucesso do Aluno funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados das 7h30 às 11h30. No campus 1, o novo espaço está localizado no Bloco A, e no campus 2 no piso 1 do Bloco B3, em frente as catracas. O telefone para dúvidas e esclarecimentos é o seguinte: (18) 3229-3249.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem