CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste compartilha Sucesso do Aluno no CRMaker Summit 2024

Universidade foi convidada para apresentar a todo o Brasil o case de sucesso dentro da instituição que se tornou referência em gestão educacional e permanência estudantil na iniciativa privada


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Joselaine Sakai Unoeste compartilha Sucesso do Aluno no CRMaker Summit 2024
A coordenadora do Sucesso do Aluno Vivian Komatsu, o CEO da CRM Educacional Daniel Antonucci e o diretor de Marketing da Unoeste Bruno Dias

De hoje (31) até amanhã (1º de novembro) a Unoeste marca presença na 12ª edição do CRMaker Summit, que está ocorrendo no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo (SP). A coordenadora do projeto Sucesso do Aluno, Vivian Komatsu de Gois Campos, e o diretor do Departamento de Marketing, Bruno Dias, representam a universidade na condição de convidados especiais. 

Neste primeiro dia, eles apresentaram ao público do evento o case Sucesso do Aluno, um projeto que foi totalmente reestruturado e que desde agosto de 2023 se tornou referência em gestão educacional e permanência estudantil devido sua nova roupagem e ampla cesta de serviços à disposição dos acadêmicos da Unoeste.

O CRMaker Summit é um dos maiores eventos voltados para estratégias de relacionamento e inovação na educação, reunindo especialistas para discutir práticas e soluções que aprimoram a experiência e permanência dos estudantes nas instituições de ensino.

“Essa nossa participação mostra como a Unoeste está à frente de muitas instituições focando em promover a melhor experiência para o aluno e, consequentemente, resultando na permanência dele na instituição. Neste sentido a universidade cumpre muito bem o seu papel transformador para a sociedade, proporcionando que mais alunos consigam completar o ciclo da sua jornada e concluir o ensino superior. Mostra também a importância do acolhimento em todo o processo da permanência. Esse é um trabalho continuo e a longo prazo, e ficamos orgulhosos que a instituição como um todo entendeu essa importância”, comentou a coordenadora do Sucesso do Aluno.

Segundo ela, o convite para participar do CRMaker Summit 2024 foi uma grande surpresa e representa o reconhecimento do setor que na Unoeste está à disposição dos alunos nos últimos dois anos – o departamento já atendia no campus 2 de Prudente, antes da reestruturação de 2023. “Foi uma satisfação imensa receber esse convite. O Sucesso do Aluno é um projeto recente, mas com planejamento e ajustes que vêm sendo realizados desde 2022. Estamos em transformação constante, guiando as ações com base nos dados registrados para aprimorar a experiência do aluno”, explicou Vivian.

Os dois gestores da Unoeste destacaram ao público que participa e movimenta o CRMaker Summit que o Sucesso do Aluno nasceu da necessidade de um atendimento centralizado ao próprio aluno da Unoeste. Com uma consultoria do programa SADEBR, Vivian destacou no evento que o setor tomou forma mais robusta com o objetivo de repensar processos internos a partir da perspectiva do aluno, abrangendo serviços como negociação, Prouni, Fies e o Unoeste Carreiras. 

Para idealizar a nova estrutura que passou a ser uma referência de sucesso, ela contou também que a Unoeste empregou nessa reestruturação um método baseado no PAPSA, o Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno. O PAPSA é um modelo teórico baseado em serviços para o ensino superior privado e foi idealizado por um dos mentores mais conceituados em Marketing Educacional no Brasil, o fundador do SADEBR, Glauson Mendes, que também é autor do livro “Miopia – Uma obra sobre o desenvolvimento de Cientistas da Permanência de Alunos”.

Resultados satisfatórios

Em pouco mais de um ano de reestruturação, o setor já alcançou resultados expressivos, de acordo com pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). O reconhecimento do projeto passou de 27% em 2022 para 84% em 2024, com 65% dos estudantes que usaram o serviço relatando satisfação. 

Todos esses resultados alcançados até agora impedem a evasão do ensino superior. Foi exatamente o que Vivian e Bruno reforçaram no CRMaker Summit. “Nosso foco é mostrar como é possível reduzir a evasão ao investir na permanência e acolhimento dos alunos, o que impacta diretamente no sucesso acadêmico e institucional”, acrescentou Vivian.

Foto: Reprodução Desde que reestruturado, Sucesso do Aluno faz acolhimento e oferece ampla cesta de serviços aos acadêmicos da Unoeste
Desde que reestruturado, Sucesso do Aluno faz acolhimento e oferece ampla cesta de serviços aos acadêmicos da Unoeste

O tema da palestra da Unoeste foi o seguinte: "Permanência - transformação, inovação e sucesso para o aluno e para a instituição". Nela, Vivian e Bruno abordaram a importância de um setor dedicado à permanência, o processo de evolução do Sucesso do Aluno e os resultados obtidos. Para a equipe, apresentar o projeto a gestores educacionais de todo o Brasil traz orgulho e gratidão: “Queremos inspirar outras instituições com a nossa história real de transformação”, concluiu Vivian.

Frutos sendo colhidos

O diretor do Marketing da Unoeste expressou sua satisfação em ver, como ele mesmo gosta de dizer, “a sementinha plantada dentro do Marketing se transformando numa árvore que já está dando frutos pra instituição”. “É uma alegria muito grande poder ver o desenvolvimento e o crescimento desse setor que nasceu da preocupação de ter o aluno no centro. É satisfatório também ver o Sucesso do Aluno harmonizando hoje de uma forma transversal, colaborando não só com os alunos mas também com outros vários setores da Unoeste. Como consequência disso, está trazendo resultados significativos, a exemplo do aumento da permanência do nosso aluno e da diminuição da evasão”, frisou. 

Bruno Dias deixou claro também que hoje a Unoeste já enxerga o Sucesso do Aluno como agente de transformação e inovação. “É uma bandeira que a gente levanta muito e de forma forte e firme dentro do Marketing e dentro do Comercial. A gente se coloca no nosso dia a dia como esses agentes de transformação e inovação, respeitando sempre a cultura institucional, mas não deixando morrer a nossa vontade de transformar e inovar para o bem da instituição e da educação”, complementou.

Exemplo que inspira

Daniel Antonucci, CEO e Co-founder da CRM Educacional, foi quem convidou a Unoeste a expor seu case de sucesso no evento. Para ele, a iniciativa do Sucesso do Aluno é um exemplo inspirador na luta contra a evasão estudantil no Brasil. Para sustentar esse argumento, ele apresentou dados do Censo da Educação de 2023, o qual mostrou que a taxa acumulada de desistência ao longo de cinco anos na rede privada alcança preocupantes 60,8%. 

“Nesse contexto, é inspirador ver instituições de ensino como a Unoeste atuando de forma proativa. Compartilhar casos de sucesso como este é fundamental para incentivar outras instituições a cuidar da jornada de seus alunos, ajudando-os a alcançar o tão sonhado diploma. Aqui na CRM Educacional, acreditamos que a educação é um dos pilares para melhorar a qualidade de vida das pessoas, impactando vidas, famílias, comunidades e o país. Por isso, nosso propósito é diminuir a distância entre as pessoas e sua evolução por meio da educação. Reconhecemos nosso propósito alinhado à atuação e ao compromisso da Unoeste, o que nos motiva a seguir nessa jornada", elogiou.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem