CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de Psicologia ajuda Grêmio Prudente no alto rendimento

Atletas passam por avaliações no Laboratório de Estudos e Pesquisa do Comportamento Humano, no campus 2 da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Curso de Psicologia ajuda Grêmio Prudente no alto rendimento
Atletas da categoria sub-15 do Grêmio Prudente atendidos na Unoeste

Pela parceria do curso de Psicologia da Unoeste com o Grêmio Desportivo Prudente, os mais recentes atendimentos foram prestados para 21 atletas da categoria sub-15, com avaliação de habilidades psicológicas, importantes para o alto rendimento. Os serviços laboratoriais em atividades de estágio supervisionado foram realizados no dia 25 de outubro e 24 de novembro, com a orientação da professora Dra. Rose Riçato Ueda e do professor mestre Wesley de Oliveira Pereira. As avaliações ocorreram no Laboratório de Estudos e Pesquisa do Comportamento Humano, no campus 2.

“Ação essa que reforça nossa parceria com o clube em oferecer serviços psicológicos de qualidade por meio de nossos estágios Básico e de Ênfase 2, que têm como objetivo auxiliar os atletas no treinamento psicológico e, por consequência, desenvolver o máximo de suas potencialidades e alcance do alto rendimento. No laboratório, estiveram presentes também membros da comissão técnica do clube: Pedro (treinador do sub-15), Alencar (gerente de futebol); Dimitri (psicólogo do esporte), Leandro (preparador de goleiros) e Paulo (preparador físico); e o José (motorista)”, contam os orientadores. 

A parceria do curso coordenado pela professora doutora Regina Gioconda de Andrade tem oferecido os serviços com a mediação do psicólogo do esporte Dimitri Francisco Santos Cunha, que atua no Grêmio Prudente. Serviços circunscritos no contexto do Estágio Supervisionado Específico Ênfase 2, sob a orientação do professor Wesley, da psicologia aplicada ao esporte. “Os estagiários realizaram diversas atividades com os atletas em seus treinos, preparando-os para alcançarem o alto rendimento durantes jogos e competições através do treinamento de habilidades psicológicas”, pontuam.

“Neste ano, com o objetivo de melhorar os resultados de nossos serviços psicológicos oferecidos ao clube, por meio da atuação de nossos estagiários, o Estágio Supervisionado Específico Ênfase 2 foi articulado com o Estágio Supervisionado Básico IV que, além da supervisão do professor Wesley, conta também com a orientação da Dra. Rose, especialista na área da avaliação psicológica. Essa articulação foi efetivada com o objetivo de, por meio do Estágio Supervisionado Básico 4, realizarmos um processo de avaliação dos atletas da categoria sub-15 do Grêmio Prudente que servirá de subsídios para o planejamento e a intervenção de nossos estagiários, por meio do Estágio Supervisionado Específico Ênfase 2”, diz a Dra. Regina. 

Foto: Cedida Pedro, Alencar, Wesley, Dimitri, Rose e José (em pé); Leandro e Paulo (agachados)
Pedro, Alencar, Wesley, Dimitri, Rose e José (em pé); Leandro e Paulo (agachados)

Embasamento científico

Como embasamento científico foram utilizadas as obras de Dietmar Samulski, autor de Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas; e de Robert Weinberg e Daniel Gould, autores de Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. Através de Samulski, o entendimento é de que a psicologia do esporte representa uma das disciplinas da ciência do esporte e constitui um campo da psicologia aplicada; por analisar as bases e os efeitos psíquicos das ações esportivas, considerando, por um lado, a análise de processos psíquicos básicos, tais como a cognição, a atenção, a memória, a motivação e a emoção, e, por outro, a realização de tarefas práticas do diagnóstico e da intervenção.

Dessa forma, conforme a obra de Samulski, a compreensão é a de que a função da psicologia do esporte consiste na descrição, na explicação e no prognóstico de ações esportivas, com o objetivo de desenvolver e aplicar programas, cientificamente fundamentados, de intervenção, levando em consideração os princípios éticos da profissão. Para Weinberg e Gould, os psicólogos do esporte auxiliam atletas de elite, crianças, atletas jovens, atletas com limitações físicas e mentais, pessoas de terceira idade e pessoas que praticam atividades esportivas no seu tempo livre, com a finalidade de desenvolver boa performance, satisfação pessoal e bom desenvolvimento da personalidade, através da participação.

Para realizar esse auxílio, o psicólogo do esporte pode realizar avaliações por meio de instrumentos técnicos, tais como questionários, entrevistas semiestruturadas, inventários, testes e escalas psicológicas, com o objetivo de realizar um levantamento de informações sobre o estado psicológico dos atletas que servirão para seu planejamento e intervenções. Umas das possibilidades de intervenção do psicólogo-consultor do esporte é a implementação do treinamento de habilidades psicológicas que tem como objetivo e meta a modificação de processos e estados psíquicos que são as bases da regulação do movimento. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem