CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Vira Galo cria plano de comunicação para fortalecer a Casofa

Projeto de cunho social é feito pelo curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Vira Galo cria plano de comunicação para fortalecer a Casofa
Alunos, professores e representantes da Casofa

 

A entidade filantrópica Casa da Sopa Francisco de Assis (Casofa), localizada no jardim Morada do Sol que fica na zona norte de Presidente Prudente, ganha um plano de comunicação detalhado e completo. Uma ferramenta rara em termos de 3º setor e de grande serventia no fortalecimento institucional para reafirmação da credibilidade e ampliação da visibilidade. Presente ofertado pelo curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, através do projeto de extensão e ação social Vira Galo.

No atual semestre letivo, o 7º termo se dedicou à construção do plano com a turma de 26 alunos e seis professores na condição de tutores, mediante a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Proposta que substituiu as aulas expositivas pela atuação dos alunos em projeto colaborativo, dos quais são os protagonistas e os professores são facilitadores, cada um em sua expertise. Metodologia ativa na qual houve processo de imersão, realizado presencialmente na instituição para conhecer a sua estrutura e funcionamento.

 Conforme a professora Mariangela Fazano o objetivo do projeto é aplicar o conhecimento em benefício da comunidade, sem assistencialismo e nem filantropia; de tal forma que a instituição é atendida como se fosse uma empresa (2º setor) ou órgão governamental (1º setor). Responsável pelo Vira Galo, projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Mariangela atuou em conjunto com os seus colegas Diego Saraiva, Priscila Guidini, Matheus Monteiro, Renato Pandur e Haroldo Filipi; com o apoio do coordenador da Escola de Comunicação, Dr. Thiago Inague Rodrigues.

Protagonismo em evidência

O plano de comunicação foi apresentado nesta segunda-feira (20) no Teatro César Cava. A cerimônia teve na abertura apresentações de crianças e adolescentes do projeto de musicalização infantil da entidade, conduzidos pelo maestro Inácio Bratifisch e pela professora Mara Jeremias, que são voluntários. Meninos e meninas fizeram parte do protagonismo da noite, demonstrando o quanto a Casofa oferece de dignidade e formação cidadã. Com instrumentos de sopro e percussão, acompanhados por teclado e violão, abriram as apresentações com a 9ª Sinfonia de Beethoven. 

Foi um momento mágico repleto de simbologia do existir enquanto individuo capaz; o que se estendeu com a apresentação dos universitários que atuaram como se estivessem no mercado; evidenciado a aprendizagem como fruto da qualidade do ensino da Escola de Comunicação, da capacidade e do empenho individual e coletivo. As apresentações dos estudantes universitários foram feitas por representantes de seis grupos que atuaram em áreas específicas, iniciadas pela equipe de atendimento: Pedro Reis, Eduardo Almeida e Larissa Gonçalves.

Foto: Cedida Uma das peças publicitárias da campanha para a Casofa
Uma das peças publicitárias da campanha para a Casofa

O abraço e o amor

Na sequência, estiveram em ação as equipes de estratégias: Bruna Minoru, Gabriel Melim, Karoline Domingos, Lívia Garrio e Vitor Hugo Trindade; branding: Isabela Takenaka, Igor Carvalho, Maurício Saraiva e Natali Palácio; mídia: Elena Barbosa, Guilherme Grande, Jessica Anzai, Joana Mirandola e Matheus Gomes; audiovisual: Sarah Campos, Guilherme Wada e Wilian Silva; eventos e parcerias: Guilherme Withana, Dayane Paes, Fábio Lheti, Igor Ferri e Luiza Cardoso. A apresentação pelos alunos, com os seus nomes em evidência, fizeram parte da metodologia, do protagonismo e da formação integral.

Dentre os vários conceitos aplicados, o abraço e o amor foram colocados em evidência para resultar na seguinte mensagem: “Há mais de 30 anos fazendo a nossa melhor receita!”; embora, a Casofa tenha deixado de servir sopa e aberto o leque para várias ações de atendimento à comunidade, em especial as crianças e adolescentes no contra turno escolar. Para o presidente Anderson Takashi Tsonoda, que esteve representando a diretoria juntamente com Carlos Alberto Sacchetin, o Vira Galo fez um belo diagnóstico, desenvolveu excelentes estratégias e produziu peças publicitárias maravilhosas.

Um tesouro de presente

A educadora Paulina Paulino, que intermediou o contato da Proext, projeto Vira Galo e Casofa, elogiou o trabalho de comunicação interna e externa, para afirmar que os estudantes e professores deram um tesouro de presente à entidade. Para o coordenador Tchiago, o projeto foi forjado na articulação do ensino com a extensão de modo exitoso. “Nós percebemos o atendimento ao 3º setor de modo competente, pautado em conhecimento. Em cada slide apresentado foi possível ver que houve cuidado, inclusive em cada palavra colocada”, comentou.

O coordenador entende que são alunos que estão aptos a ingressar no mercado de trabalho no final deste ano, quando concluírem o curso. “Sob a chancela da Unoeste, os alunos mostraram a qualidade do ensino, na pesquisa e na extensão, neste trabalho com a Casofa que é uma entidade tão importante, que merece todo apoio e que nós consigamos ajudar”, disse e comentou que o projeto Vira Galo tem o caráter transformador ao qualificar os alunos e proporcionar melhoria de qualidade de vida para as pessoas envolvidas. 

Proposta inovadora

O atendimento à Casofa foi a 10ª ação do Vira Galo, projeto idealizado em 2016 e colocado em prática no ano seguinte, a partir de inquietações dos professores envolvidos no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda, em relação à fragmentação de conteúdos. Conforme a professora Mariangela, foi assim que surgiu o projeto inovador e cujo nome faz referência ao símbolo da publicidade e propaganda: o galo, que canta anunciando (dando publicidade) o raiar de cada novo dia.

Desde 2017 até agora o projeto atendeu em Presidente Prudente o parque aquático do Parque Ecológico Cidade da Criança, Lar dos Meninos e Lar Santa Filomena, Sistema Órion do 18º Batalhão da Polícia Militar, Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, Fundação Inova Prudente, Centro de Formação para Inclusão Digital Escolar e Social – campus da Unesp, Fundação Mirim, Fundo Social de Solidariedade, Programa Anjos da Unoeste e Casofa. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem