Medicina proporciona 261 atendimentos em evento comunitário
Programa da Prefeitura de Prudente, com o envolvimento de parceiros incluindo a Unoeste, recebe cerca de mil participantes

A 6ª edição do programa comunitário Sua Vida Melhor Ainda foi realizada na manhã de domingo (27) no jardim Panorâmico. Recebeu cerca de mil participantes. Entre os serviços prestados, estiveram os ofertados pela Unoeste na área da saúde.
Foram 15 alunos do curso de Medicina que prestaram 261 atendimentos em seis serviços preventivos, acompanhados e orientados pela professora Luciana Calvo; com a logística da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), por Richard Nazaré.
Um dos serviços nesta edição foi a aplicação de teste de acuidade visual, em uma tenda improvisada como se fosse uma sala, com a colocação de lona preta ao redor para impedir a claridade.
Os demais serviços foram: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal (IMC), teste de Adans para diagnóstico de escoliose e teste de equilíbrio para idosos.
No evento realizado pela Prefeitura e parceiros, entre os primeiros atendidos pela Unoeste, todos manifestaram alguma relação de afetividade com a universidade. Eneias da Silva contou que tratou dos dentes na Clínica de Odontologia.
Mãe é atendida pela filha
O servidor público, operador de máquinas, elogiou o atendimento recebido antes e agora e comentou, com orgulho, que sua sobrinha Nathália é enfermeira formada pela Unoeste e que seu cunhado Luciano trabalhou muito tempo na universidade.
Fato curioso foi o da filha atendendo a própria mãe na aferição de pressão. A estudante que no segundo semestre fará o 2º termo, Beatriz Regina Palmeira, atendeu Kelly Regina Palmeira, acompanhada do marido Ananias, moradores do Parque dos Girassóis.
Beatriz fez o ensino médio no Colégio Presbiteriano e faz o ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Inserida no mesmo serviço estava a sua prima Gabriela Santos Grazina, do 8º termo.
Gabriela estudou no Anglo/Aquarela, no município de Álvares Machado. Em Presidente Prudente, mora no jardim Santa Fé. Faz o curso de Medicina pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
O técnico em eletrônica Alexandre da Silva Santos mora no jardim Panorâmico desde que o conjunto habitacional de 330 casas foi inaugurado em fevereiro de 2014. Ele contou que em 11 anos, este foi o primeiro evento comunitário da prefeitura no bairro.
Participação de 36,9% da população
Sobre a oferta de serviços de prevenção à saúde, comentou ser uma boa oportunidade e que na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dr. Edvar da Costa Galvão, no vizinho Jardim Leonor, é preciso ir bem cedo (5h ou 6h da manhã) para ser atendido.
O Sua Vida Melhor Ainda promoveu serviços de zeladoria em áreas públicas na semana anterior ao evento, no jardim Panorâmico e no jardim Cobral, bairro vizinho e que foi loteado há 33 anos, em 1992, com 231 lotes.
Outro bairro vizinho, do outro lado da rua José Quirino da Silva e de frente para o espaço público onde foi realizado o evento, fica o jardim Leonor, também loteado em 1992, com 115 lotes.
Considerando, as 330 casas populares e os 346 lotes dos dois bairros densamente povoados, estima-se que a população seja de 2,7 mil habitantes. Como foram cerca mil participantes, então a estimativa é de que 36,9% da população participou.
Porém, os serviços de zeladoria alcançaram 100% dos moradores do Panorâmico e do Cobral. Estiveram presentes o prefeito Milton Carlos de Mello ´Tupã`, o vice José Osanan, secretários municipais, vereadores e o deputado estadual Mauro Bragato.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste