Estudo sugere atenção sobre cuidados na gestação e lactação
Composto químico utilizado em plásticos consiste em desregulador endócrino que pode se prolongar na vida adulta

Exposição a desreguladores endócrinos durante a gestação e lactação compromete qualidade óssea na vida adulta. É o que foi constatado por análises de experimentos em fêmures de ratos cujas mães foram expostas ao composto químico Bisfenol A (BPA).
Substância utilizada na produção de plásticos, como os policarbonatos que servem para fabricar utensílios domésticos, a exemplo de embalagens, potes e mamadeiras. Estudo científico evidenciou que os ratinhos cresceram e o efeito se prolongou na vida adulta.
Os desreguladores interferem no sistema endócrino perturbando a produção, ação e transporte ou eliminação dos hormônios. Interferência que pode ter efeitos adversos na saúde, especialmente na reprodução, desenvolvimento e crescimento.
A utilização de ratos de laboratório em pesquisas tem a ver com a similaridade do animal com o genoma humano. Sendo assim, feita correlação com a saúde humana, o estudo gera atenção das mães sobre cuidados na gestação e amamentação.
Alerta às mães
Portanto, as mães devem optar por produtos que não contenham desreguladores endócrinos. Um deles é o plástico livre do BPA. Outros disruptores endócrinos podem ser encontrados em diferentes produtos de consumo, uso ou de contado com a pele.
Avalições nos fêmures constataram comprometimento na rigidez do osso e na taxa de remodelação que é mecanismo de substituição ou reconstrução de áreas de tecido ósseo para preservar a sua integridade, otimizar a sua função e prevenir a sua degradação.
O estudo avaliou a resposta óssea mediante exposição a desreguladores endócrinos em ratos durante o ciclo vital, em relação ao peso e comprimento do fêmur, da sua composição, estimativa de densidade mineral e resistência mecânica.
Exposição que não foi capaz de causar alterações significativas no peso, no comprimento e na densidade óssea. Mas a literatura científica sobre o assunto revela que em outros estudos encontraram alterações significativas.
Resultados significativos
Nas condições da metodologia e técnicas aplicadas, os resultados significativos, diante da exposição aos desreguladores endócrinos na gestão e na lactação, foram sobre o comprometimento da qualidade óssea na vida adulta e na taxa de remodelação.
As análises dos ossos foram pelo Índice de Seedor, para cálculo indicativo da densidade óssea; ensaio mecânico; e Espectroscopia Raman, para obter informação química e estrutural do material analisado.
Trabalho minucioso e complexo, desenvolvido pelo fisioterapeuta Gustavo Estevam Nóbrega Thomaz junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, com a orientação do professor doutor Wilson Romero Nakagaki.
A banca examinadora foi composta pelo Dr. Gustavo Ferreira Simões, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, na condição de membro externo; e Dra. Eliana Peresi Loderlo, da Unoeste, como membro interno.
Trabalho de qualidade
A pesquisa, a dissertação e a defesa pública foram elogiadas pelos avaliadores, com méritos ao autor e ao orientador. Foram feitos apontamentos e aconselhamentos para Gustavo manter o sonho de ser professor e fazer doutorado.
O Dr. Gustavo pontou que a dissertação foi bem estruturada e que ser professor é preciso estar aberto ao aprender e para novas experiências. A Dra. Eliana destacou a apresentação e boa fala como bom indicativo para ser professor.
Gustavo fez o mestrado com taxa do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup), destinada à Unoeste pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
A obtenção da taxa foi mediante aprovação em processo de seleção. Feita a defesa pública da dissertação, Gustavo foi aprovado para receber o título de mestre em Ciências da Saúde.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste