Juventude e futuro se encontram na universidade
Estudantes do ensino médio visitam a Unoeste Guarujá e participam de teste vocacional como preparação para a carreira

A Unoeste Guarujá promoveu nesta quarta (14) e quinta-feira (15) o Esquenta da Feira da Feira de Profissões, uma ação voltada para estudantes do Ensino Médio que se preparam para ingressar no ensino superior.
O evento reuniu alunos de diversas escolas do município, com o objetivo de aproximá-los da realidade universitária e ajudá-los na escolha da profissão, por meio da aplicação gratuita de um teste vocacional.
A atividade faz parte do calendário institucional da Unoeste e serve como uma preparação para a tradicional Feira de Profissões, marcada para os dias 3 e 4 de outubro.
Mais do que apresentar a infraestrutura da universidade, o evento teve como foco oferecer orientação profissional de forma acolhedora, auxiliando os jovens a descobrirem seus talentos, habilidades e áreas de interesse.
Para o coordenador do setor Comercial e de Relacionamento da Unoeste, César Rafael, o “Esquenta” é uma oportunidade valiosa para os estudantes que enfrentam o desafio de decidir o rumo profissional. “A escolha da carreira é uma decisão significativa e, muitas vezes, envolve muitas incertezas. Proporcionar esse contato direto com a universidade, os cursos e os profissionais envolvidos contribui para tornar esse processo mais claro e seguro”, destaca.
Segundo César, foram dois dias de programação intensa, em diferentes turnos (manhã e tarde), para atender às demandas das escolas parceiras. “A proposta é que os jovens cheguem à Feira de Profissões com mais clareza sobre suas possibilidades, e que as escolas vejam na Unoeste uma aliada na preparação desses estudantes para o futuro”, afirma.
Apoio na escolha da carreira
Durante o evento, os alunos participaram de uma sessão de orientação com aplicação de teste vocacional, coordenada pela professora Aline Cacozzi, responsável pelo curso de Psicologia da Unoeste Guarujá. Para ela, a ação é essencial tanto para os alunos do Ensino Médio quanto para os universitários envolvidos.
“Eu considero a ação de grande importância porque, além de possibilitar uma aproximação e a apresentação da infraestrutura universitária aos alunos do Ensino Médio, ainda temos a possibilidade de orientar aqueles jovens que possuem dúvidas sobre qual carreira seguir. Não é uma tarefa fácil escolher a profissão aos 17 ou 18 anos. Alguns já têm afinidade com uma área desde a infância, mas a maioria ainda está em dúvida diante das diversas possibilidades”, afirma.
Este ano, a atividade contou com um diferencial: a participação dos estudantes da primeira turma de Psicologia na aplicação do teste vocacional. “Foi muito significativo ver nossos alunos envolvidos na atividade, contribuindo com entusiasmo e motivando os estudantes visitantes. No final, alguns deles tiraram dúvidas e compartilharam experiências, e isso me encheu de orgulho e admiração”, conta a professora.
Alunos aprovam a experiência
Para os participantes, o teste vocacional foi uma ferramenta reveladora e estimulante. A estudante Maria Fernanda Teixeira, de 16 anos, da Etec Alberto Santos Dumont, compartilhou sua surpresa com os resultados.
“Eu já esperava que o resultado fosse artístico, porque faço curso de Humanas, mas me surpreendi com o segundo resultado: social. Eu achava que tinha mais perfil investigativo. Agora vou pesquisar mais sobre essa área e entender melhor os cursos ligados a ela. Adorei a forma como fomos recebidos. O debate sobre Psicologia foi muito bom e me fez ver diferentes pontos de vista”.
Já Yasmin Rodrigues Barbosa, de 18 anos, viu o teste como um momento de autoconhecimento. “Eu gostei muito da experiência. O teste é interessante e me ajudou a refletir sobre minhas opções. Já imaginava que daria social e artístico, sou bem de Humanas. Psicologia está ganhando meu coração, mas sigo aberta a possibilidades. Foi muito bom pensar mais sobre isso”.
Igor Silva de Souza, 17 anos, também se surpreendeu com os resultados. “Foi muito boa a experiência. Conheci áreas que nem sabia que existiam. O resultado do teste foi diferente do que eu imaginava, mas fez sentido. Gostei bastante de aprender mais sobre Psicologia”.
Feira de Profissões 2025
A Feira de Profissões da Unoeste está prevista para o segundo semestre e contará com oficinas, atividades interativas e a participação de todos os cursos da universidade. As escolas interessadas em participar podem entrar em contato com o setor de Comercial e Relacionamento pelo telefone (18) 99614-9569.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste