Cursos da Unoeste realizam ação com trabalhadores em Itapuí
Ação leva prevenção, cuidados e prática profissional à Sipat da Reval, com alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia

Com foco na promoção da saúde e na formação prática dos estudantes, os cursos da área da saúde da Unoeste marcaram presença na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da empresa Reval, em Itapuí. A ação, que já faz parte de uma parceria contínua entre a universidade e a empresa, reuniu alunos e professores para realizar atendimentos e orientações voltadas à saúde e bem-estar dos colaboradores.
Segundo a professora doutora Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, a participação da Unoeste contemplou atividades dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Biomedicina e Psicologia.
“Na Reval, nós somos convidados há mais de um ano para participar da Sipat. É uma parceria que se fortalece a cada edição. Convidamos alunos de todos os cursos e desenvolvemos ações de prevenção em saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea, massagens e atividades laborais. Tudo o que os cursos podem oferecer é levado até os estandes da empresa”, explica Dra. Amanda.
Para a docente, o valor da atividade vai além do conhecimento técnico. “Essa vivência é importante em dois sentidos. Primeiro, pela aplicação do que se aprende em sala sob supervisão direta, o que fortalece o aprendizado. Segundo, porque desenvolve competências como o relacionamento interpessoal, a abordagem ao paciente e o acolhimento. Isso tudo reflete diretamente na formação completa do aluno”, destaca.
Os estudantes também reconheceram o impacto positivo da experiência. Marina Francelin Moino, aluna do 5º termo de Fisioterapia, destaca sua participação. “A participação na Sipat foi muito enriquecedora. Pudemos colocar em prática o que aprendemos, especialmente nas aulas de Recursos Terapêuticos Manuais. É sempre valioso sair do ambiente acadêmico e aplicar as técnicas em pessoas reais, com diferentes características”.
José Roque Guerra Neto, do 8º termo de Enfermagem, complementa que a ação foi uma experiência muito gratificante. “Participar dessa atividade e conhecer a imensidão da empresa nos dá uma dimensão mais real da importância dos cuidados com a saúde em ambientes de trabalho”.
Flávio Zanciani, coordenador de produção e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da empresa, reforçou a importância da iniciativa. “Essa ação representa a conscientização em saúde, segurança e educação. Trouxemos parceiros importantes, como a Unoeste, e a aceitação dos funcionários foi excelente. Tivemos quase 100% de participação da equipe. Isso mostra o quanto foi bem recebido”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste