Cresce o número de idosos no ensino superior
Relatório nacional revela salto de matrículas entre pessoas com 60+, e Unoeste amplia ações de inclusão para esse público

Ingressar em uma graduação durante a terceira idade tem se tornado cada vez mais comum no Brasil - e a Unoeste tem papel direto nessa transformação. A 15ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil mostra que, entre 2013 e 2023, a faixa etária com 60 anos ou mais foi a que apresentou o maior crescimento de matrículas no ensino superior.
Nos cursos presenciais, o aumento registrado foi de 22%, sendo esse o único grupo etário com crescimento no período. Já no Ensino a Distância (EAD), o salto foi ainda mais expressivo: 672%, o que representa um crescimento 154 pontos percentuais maior que o da segunda faixa etária que mais cresceu, a de até 24 anos.
O dado reforça uma tendência que já vem sendo observada na Unoeste: a de um público mais maduro retornando à sala de aula em busca de novos conhecimentos, experiências e socialização.
Um novo ciclo
Esse é o caso de Maria Luiza Cyrillo Galletti Molari, de 61 anos. Enfermeira de formação, ela acaba de iniciar a graduação em Psicologia na Unoeste Guarujá. “Sempre gostei de estudar. Agora, morando no Guarujá e com a vida mais tranquila, decidi ingressar em Psicologia”, conta.
A escolha pela nova área tem ligação direta com sua trajetória profissional. “Dentro das atividades que exerci, também fui professora de Enfermagem. A Psicologia me interessou por conta de ter melhor compreensão de como lidar com pessoas diferentes”, explica.
Maria Luiza destaca que, mesmo tendo ingressado recentemente, a experiência tem sido positiva. “A recepção foi ótima e acredito que poderei contar com a equipe da faculdade. Ainda tenho pouco convívio com os colegas, mas me sinto bem-vinda”, afirma.
Ela também deixa um recado: “Para voltar, basta querer. Nunca é tarde! Deve-se focar na vontade e encarar o desafio. Depois de iniciado, descobre-se que estudar não é um bicho de sete cabeças”.
Público 40+
A Unoeste oferece condições especiais para quem deseja iniciar uma graduação após os 40 anos. Com o Programa Unoeste 40+, é possível garantir 40% de desconto na matrícula e nas mensalidades ao longo da graduação. Além disso, ao concluir o curso, o aluno ainda conta com 40% off na pós-graduação da instituição.
A iniciativa já atraiu diversos alunos que encontram na universidade um ambiente acolhedor e estimulante para aprender e conviver.
Unati
Além da graduação, a Unoeste Guarujá também mantém a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), com o objetivo de promover educação permanente e inclusão social para o público idoso da cidade. O programa oferece atividades que estimulam a cognição, mobilidade, comunicação e o bem-estar geral.
Para Maria Elisa Rangel Braga e Nilva Pereira dos Santos, alunas da UNATI, o maior benefício está além do conhecimento. “O mais importante é a socialização. São os amigos que a gente faz aqui, que estão sempre juntos. A gente sai, joga… é muito gostoso”, compartilham.
Nilva, que participa do programa desde o início, destaca que a vida social ficou muito mais ativa. “A sociabilidade mudou totalmente. A gente tem tanta coisa que precisa até de agenda para organizar os compromissos”, brinca.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste