CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Feira Ambiental mobiliza escolares pelo Dia Mundial da Água

Alunos de escolas pública e particular são estimulados ao uso racional e o descarte correto de lixo para proteger mananciais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Feira Ambiental mobiliza escolares pelo Dia Mundial da Água
Demonstração de sistema de produção agrícola na água

A Feira Ambiental pelo Dia Mundial da Água mobiliza alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Vilma Alvarez Gonçalves e do Colégio Bilingue Maple Bear, na manhã desta terça-feira (18).

Evento sediado na 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, em Presidente Prudente, com a realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) e apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Entre escolares, professores, gestores públicos e parceiros, a feira recebeu mais de 150 participantes, com as falas de abertura do comandante capitão Júlio César Cacciari de Moura e do vice-prefeito José Ozanan. 

Esteve a frente da organização a professora responsável por ações ambientais na Semea, professora Eliana D´Arce Ropelli Junqueira. Estiveram presentes o secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, e o adjunto Bill Paschoalotto.

Em mensagem de fácil entendimento para as crianças, o capitão Cacciari ofereceu orientações e promoveu estímulo sobre uso racional e o descarte correto de lixo para proteger mananciais. Agradeceu os parceiros, incluindo a Unoeste.

As visitas aos estandes foram em grupos, para que todos vissem tudo. Pela Polícia Militar, além da Ambiental teve as colaborações do Corpo de Bombeiros e do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), com a Cavalaria e o Canil.

Também teve a contribuição do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), com o Helicóptero Águia.  Parceira habitual de tais instituições em projetos de amplo alcance social, a Unoeste expôs na feira um sistema de produção agrícola: a aquaponia.

Foto: Homéro Ferreira Parte dos escolares participantes durante a cerimônia de abertura
Parte dos escolares participantes durante a cerimônia de abertura

Pelos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, estudantes universitários e o professor doutor William Takata ofereceram orientações para os escolares sobre o sistema em si que tem por base a reciclagem da água extraída da criação de peixes.

A produção de verduras em aquaponia promove expressiva economia de água e reduz a geração de efluentes ricos em nutrientes, evitando a eutrofização (matérias orgânicas que fazem crescer algas e plantas aquáticas) dos corpos d'água receptores.

Os cursos de Agronomia e Zootecnia, presenciais e EAD, desenvolvem pesquisa e extensão em aquaponia e hidroponia, juntamente ao Núcleo de Pesquisa em Alimentos (Nupai); com produção de hortaliças para merenda escolar. 

Nações Unidas 

Projeto que conta também com o envolvimento do Centro de Olericultura e Fruticultura do Oeste Paulista (Ceofop) e participação interinstitucional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

São ações vinculadas à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação; comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O Dia Mundial da Água é uma criação da ONU, através de resolução de fevereiro de 1993, para ser comemorado em 22 de março de cada ano em 2025 será no próximo sábado, quando a Unoeste estará envolvida em outra ação da Semea.

A universidade contribuirá com a soltura de alevinos no Balneário da Amizade, de manhã.  Na feira de hoje os demais parceiros foram a Unesp, Fatec, Sabesp, Energisa, Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal e Pastoral da Ecologia Integral.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem