CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo ajuda nortear cuidados em casos de doenças do coração

Contribuição contempla profissionais da área da saúde para encontrarem ferramentas que sejam mais confiáveis


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Estudo ajuda nortear cuidados em casos de doenças do coração
Dyenifer: aprovada para receber o título de Mestre em Ciências da Saúde

Estudo junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde resulta em dissertação com dois artigos científicos. Ambos voltados para nortear cuidados aos cardiopatas, que são pessoas com doenças do coração.

A autora Dyenifer Fernandes de Oliveira Moura diz que o primeiro resulta de revisão sistemática sobre publicações científicas relacionadas a testes que avaliam a funcionalidade de pacientes que tiveram acidente vascular cerebral (AVC).

Funcionalidade dividida em áreas: capacidade funcional, equilíbrio, saúde mental e qualidade de vida. “Encontramos e destacamos testes que são fáceis de aplicar, têm baixo custo e oferecem resultados confiáveis”, diz a autora que é fisioterapeuta.

Ferramentas eficazes

Explica que essa parte do estudo se torna importante porque, ajuda a nortear os profissionais da saúde a encontrarem ferramentas mais confiáveis, para avaliar e monitorar a recuperação dos pacientes.

Também contribui em ajudar a planejar tratamentos personalizados, principalmente em locais com poucos recursos. A revisão sistemática incluiu 96 estudos que avaliaram 84 testes aplicados a pacientes pós-AVC.

Foram identificados como ferramentas eficazes e de baixo custo o Teste de Caminhada de 6 Minutos, o Teste de Caminhada de 10 Metros, o Índice de Barthel, o Action Research Arm Test (Arat) e o Dynamic Gait Index (DGI).

Bons resultados 

No outro trabalho foi analisado o Questionário Nórdico para Sintomas Osteomusculares (QNSM), aplicado com pacientes cardiopatas, “que se mostrou útil para avaliar pacientes idosos, com problemas cardíacos”, com bons resultados na versão digital.

“Nele observa-se que pacientes cardiopatas apresentam dores ou desconfortos musculares com frequência, especialmente em algumas épocas do ano. Isso mostra a importância de se avaliar esses sintomas osteomusculares”, explica.

A finalidade inclui a criação de estratégias para prevenir ou reduzir esses problemas, “já que eles podem dificultar a continuação dos pacientes no tratamento”, diz Dyenifer que teve a orientação da professora Dra. Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo.

A coorientação foi do Dr. Crystian Bitencourt Soares de Oliveira. Na recente defesa pública da dissertação atuou como avaliador interno o Dr. Guilherme Henrique Dalaqua Grande e o externo Dr. Luiz Carlos Marques Vanderlei, da Unesp.

Estudo robusto 

A dissertação tem o título “Propriedades psicométricas em populações crônicas: validação do Questionário Nórdico em pacientes cardiopatas e revisão sistemática sobre avaliação da funcionalidade em pacientes pós AVC”.

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dyenifer foi aprovada para receber o título de Mestre em Ciências da Saúde, com o estudo elogiado pelos avaliadores.

O Dr. Guilherme parabenizou pela robustez do estudo, inclusive pelo fato de resultar em dois artigos. O Dr. Luiz Carlos elogiou a apresentação como fruto da boa dissertação. As manifestações elogiosas se estenderam à orientadora e ao coorientador.

Foto: Homéro Ferreira Banca avaliadora: Dr. Luiz Carlos, Dra. Ana Clara e Dr. Guilherme
Banca avaliadora: Dr. Luiz Carlos, Dra. Ana Clara e Dr. Guilherme

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem