Estudo ajuda nortear cuidados em casos de doenças do coração
Contribuição contempla profissionais da área da saúde para encontrarem ferramentas que sejam mais confiáveis

Estudo junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde resulta em dissertação com dois artigos científicos. Ambos voltados para nortear cuidados aos cardiopatas, que são pessoas com doenças do coração.
A autora Dyenifer Fernandes de Oliveira Moura diz que o primeiro resulta de revisão sistemática sobre publicações científicas relacionadas a testes que avaliam a funcionalidade de pacientes que tiveram acidente vascular cerebral (AVC).
Funcionalidade dividida em áreas: capacidade funcional, equilíbrio, saúde mental e qualidade de vida. “Encontramos e destacamos testes que são fáceis de aplicar, têm baixo custo e oferecem resultados confiáveis”, diz a autora que é fisioterapeuta.
Ferramentas eficazes
Explica que essa parte do estudo se torna importante porque, ajuda a nortear os profissionais da saúde a encontrarem ferramentas mais confiáveis, para avaliar e monitorar a recuperação dos pacientes.
Também contribui em ajudar a planejar tratamentos personalizados, principalmente em locais com poucos recursos. A revisão sistemática incluiu 96 estudos que avaliaram 84 testes aplicados a pacientes pós-AVC.
Foram identificados como ferramentas eficazes e de baixo custo o Teste de Caminhada de 6 Minutos, o Teste de Caminhada de 10 Metros, o Índice de Barthel, o Action Research Arm Test (Arat) e o Dynamic Gait Index (DGI).
Bons resultados
No outro trabalho foi analisado o Questionário Nórdico para Sintomas Osteomusculares (QNSM), aplicado com pacientes cardiopatas, “que se mostrou útil para avaliar pacientes idosos, com problemas cardíacos”, com bons resultados na versão digital.
“Nele observa-se que pacientes cardiopatas apresentam dores ou desconfortos musculares com frequência, especialmente em algumas épocas do ano. Isso mostra a importância de se avaliar esses sintomas osteomusculares”, explica.
A finalidade inclui a criação de estratégias para prevenir ou reduzir esses problemas, “já que eles podem dificultar a continuação dos pacientes no tratamento”, diz Dyenifer que teve a orientação da professora Dra. Ana Clara Campagnolo Gonçalves Toledo.
A coorientação foi do Dr. Crystian Bitencourt Soares de Oliveira. Na recente defesa pública da dissertação atuou como avaliador interno o Dr. Guilherme Henrique Dalaqua Grande e o externo Dr. Luiz Carlos Marques Vanderlei, da Unesp.
Estudo robusto
A dissertação tem o título “Propriedades psicométricas em populações crônicas: validação do Questionário Nórdico em pacientes cardiopatas e revisão sistemática sobre avaliação da funcionalidade em pacientes pós AVC”.
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dyenifer foi aprovada para receber o título de Mestre em Ciências da Saúde, com o estudo elogiado pelos avaliadores.
O Dr. Guilherme parabenizou pela robustez do estudo, inclusive pelo fato de resultar em dois artigos. O Dr. Luiz Carlos elogiou a apresentação como fruto da boa dissertação. As manifestações elogiosas se estenderam à orientadora e ao coorientador.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste