Guarujá forma 3ª turma de residência em Medicina de Família
Com a conclusão de mais uma turma, a residência em Medicina de Família e Comunidade fortalece a parceria entre a Unoeste e a Prefeitura de Guarujá

Na última sexta-feira (21), a Prefeitura de Guarujá e a Unoeste celebraram a formatura da terceira turma de médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade. A cerimônia destacou a importância da especialização para a saúde pública do município, reforçando a parceria entre a universidade e a gestão municipal.
O coordenador administrativo do curso de Medicina da Unoeste, Dr. Geraldo Alécio, ressaltou o impacto positivo da residência na qualidade de vida da população. "Quando a Unoeste veio para Guarujá, em 2019, a reitoria propôs a criação da residência em Medicina de Família e Comunidade porque essa especialidade transforma a vida do município. Ela reduz internações, evita que pacientes cheguem a estados críticos e aumenta a expectativa de vida da população", afirmou.
Dr. Geraldo também destacou a integração dos médicos com a rede pública de saúde. "Queremos muito que vocês fiquem no município. Vocês passaram dois anos conosco, conhecem toda a estrutura de saúde e isso é essencial para melhorar os indicadores de saúde da cidade", disse. Ele reforçou ainda a atuação da Unoeste na formação médica local. "Somos parceiros da Prefeitura, da comunidade e de todas as residências médicas do município. Hoje, celebramos essa turma, mas já temos seis outras residências em andamento e esperamos contribuir cada vez mais".
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, parabenizou os formandos e enfatizou a relevância do trabalho deles para a cidade. “Parabéns por tudo que fizeram e ainda farão pela nossa sociedade. Sei o tamanho do sonho de vocês e o sacrifício que enfrentaram até aqui. Meu filho faz residência e sei como é desafiador conciliar estudos e plantões”, compartilhou.
Ele também reforçou o compromisso da gestão com a saúde da família. “Nós vamos priorizar esse modelo de atendimento, assim como fizemos na minha gestão anterior, quando trouxemos as Usafas para Guarujá. Esse programa é essencial e queremos cada vez mais fortalecer essa estrutura para atender melhor a nossa população".
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste