CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Talk show promove diálogo entre as gerações no trabalho

Evento reuniu especialistas, estudantes e profissionais para debater convivência intergeracional, gestão de pessoas e os desafios do mercado de trabalho atual


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Daniela Silva Talk show promove diálogo entre as gerações no trabalho
Talk show “Além das Gerações: O Futuro do Trabalho em Múltiplas Vozes” reuniu público no Campus 2 da Unoeste

O Talk Show “Além das Gerações: O Futuro do Trabalho em Múltiplas Vozes”, realizado neste sábado, 13 de dezembro, no Campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente, reuniu estudantes, profissionais, gestores e especialistas para refletir sobre os desafios e oportunidades do mercado de trabalho contemporâneo, marcado pela convivência entre diferentes gerações.

O evento teve como proposta estimular o diálogo intergeracional, discutir estratégias de gestão de pessoas e reforçar a importância de ambientes profissionais inclusivos, inovadores e colaborativos, capazes de engajar e reter talentos em um cenário de constantes transformações.

Convidadas trazem múltiplas perspectivas sobre o futuro do trabalho

O talk show contou com a participação das convidadas Andressa Pereira de Souza, Fátima Cristina Luiz Leonardo, Ione Tinti Frattini, Regina Gioconda de Andrade e Stela Maris Santos Rodrigues Silva, que compartilharam experiências e reflexões a partir de diferentes trajetórias profissionais, ampliando o debate sobre gerações, liderança, comportamento organizacional e desenvolvimento humano.

As palestrantes abordaram como valores, expectativas e formas de comunicação variam entre gerações e impactam diretamente as relações de trabalho, a produtividade e a saúde emocional dentro das organizações.

Tema surge de demandas reais da gestão de pessoas

De acordo com a organizadora e professora doutora Regina Gioconda de Andrade, coordenadora do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e do curso de Psicologia da Unoeste, o evento nasceu a partir das discussões vivenciadas em sala de aula e das necessidades do mercado.

“Esse evento surgiu dentro das aulas do MBA, porque é uma necessidade dos nossos alunos que trabalham com gestão de pessoas. Temos muitas dificuldades no convívio entre diferentes gerações dentro das organizações, o que gera conflitos, mas também muita aprendizagem quando essas gerações conseguem ensinar e aprender umas com as outras”, explica.

Segundo ela, compreender essas diferenças é essencial para promover intervenções mais eficazes no ambiente corporativo.

“Discutir esse tema auxilia muito os gestores no tratamento e nas possibilidades de intervenção com os trabalhadores, especialmente quando falamos de atrair, selecionar e reter as novas gerações”, completa.

Foto: Daniela Silva A professora doutora Regina Gioconda de Andrade fala sobre convivência intergeracional e gestão de pessoas no mercado de trabalho
A professora doutora Regina Gioconda de Andrade fala sobre convivência intergeracional e gestão de pessoas no mercado de trabalho

Desafios e ganhos da convivência intergeracional

Durante o encontro, a convivência entre gerações foi apontada como um dos grandes desafios da atualidade.

“Hoje convivem pessoas com objetivos muito diferentes. As gerações mais antigas buscam estabilidade e permanência na mesma empresa, enquanto os mais jovens são inquietos, inovadores e gostam de mudanças. Esse choque existe”, analisa Dra. Regina.

Para ela, a Psicologia tem papel fundamental nesse processo.

“A principal contribuição está na comunicação entre as gerações, na sensibilização para as diferenças e na valorização dos pontos positivos que cada geração pode oferecer”.

Vivência prática da gestão de pessoas

A responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Unoeste, Fátima Cristina Luiz Leonardo, compartilhou a experiência prática da instituição na gestão intergeracional.

“Os desafios são muitos, porque os valores mudam, mas o ganho é enorme. O mais experiente passa sua vivência e o jovem chega com habilidades diferentes, trazendo inovação. É uma troca constante”, afirma.

Ela destacou ainda que a Unoeste possui um modelo organizacional pautado na construção coletiva.

“Aqui tudo é orgânico, desde os sistemas até os processos. Temos pessoas que estão há muitos anos e outras muito jovens. É um desafio, exige empatia e compreensão, mas o ganho é incrível. Por isso estamos entre as três melhores do Brasil”, ressalta.

Para Josie Nieddu, participante do evento e egressa do curso de Psicologia da Unoeste, o tema representou um momento de identificação e reflexão pessoal.

“Hoje, se não estivermos trabalhando em conjunto, não conseguimos avançar. Essa união é fundamental, não apenas entre profissões, mas também entre gerações. Embora eu não esteja atuando neste momento, estou repensando minha trajetória, e essa palestra dialogou diretamente com o que estou vivendo”, relata.

Evento aproxima universidade, mercado e sociedade

Além do conteúdo formativo, o evento teve caráter solidário, com a inscrição mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social

Ao final, também houve o sorteio de bolsas de desconto para cursos de Pós-graduação da Unoeste, além de brindes da universidade e de empresas parceiras.

Outro destaque foi a pintura ao vivo de um quadro, realizada pelo professor Josué Pantaleão, que posteriormente foi sorteado entre os participantes, unindo arte, reflexão e interação.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem