CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Oficina de redação prepara jovens para o Enem 2025

Atividade foi conduzida por aluno de Medicina que atingiu nota máxima na redação do exame


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriel Ferracini Oficina de redação prepara jovens para o Enem 2025
Aluno de Medicina, Luiz André Almeida, conseguiu nota máxima na redação do Enem

A Unoeste realizou, no último sábado (18), a terceira edição da Oficina de Redação para o Enem, voltada para alunos do ensino médio de Jaú e região. A atividade, organizada pela Rede de Bibliotecas, teve o objetivo de auxiliar os participantes na construção de textos mais consistentes e preparados para atender às exigências da prova.

Faltando menos de um mês para a realização do Enem, a condução da oficina ficou por conta de Luiz André Lomeu de Almeida, aluno do 7º termo do curso de Medicina da Unoeste, que alcançou nota mil na redação do exame, em 2022, e ingressou na universidade utilizando sua nota.

Durante o encontro, ele compartilhou dicas e orientações sobre aspectos essenciais para uma boa produção textual, como estrutura do texto, desenvolvimento de ideias e as competências avaliadas pela banca examinadora.

“A redação segue uma progressão lógica fácil de entender que mostra de modo claro as ideias. Para atingir a nota máxima, é preciso lapidar uma redação que já é boa, porém trazendo elementos, como dados estatísticos, um documento oficial ou uma conclusão completa”, comenta Luiz. 

Aproximadamente, 30 estudantes participaram da atividade, buscando aprimorar suas habilidades de escrita e se preparar de forma mais confiante para o exame que se aproxima.

Para Luiz, o maior diferencial para uma redação bem executada é saber defender a tese. “O Enem pede um modelo de redação dissertativo e argumentativo que é basicamente você defender um ponto de vista. Só que muitas vezes os alunos tentam defender o ponto de vista, mas não deixam claro no início qual é. Essa clareza é fundamental”.  

Valeu a pena!

As dicas sobre a estrutura textual do Enem e as atividades práticas foram as que mais chamaram atenção de Rafaela Sanchez, estudante de 20 anos. “Pude realmente aplicar o que estava sendo explicado e entender melhor o conteúdo. Além disso, a forma como o instrutor construiu a apresentações deixou mais fácil de entender como a redação é construída”.

Ela decidiu participar da Oficina de Redação para aprimorar suas produções textuais, parte essencial da prova do Enem, além de aproveitar a oportunidade para colocar em prática o que foi passado. 

Durante a oficina, Luiz André explicou que a redação é uma das principais formas de elevar a média geral no Enem. “Em algumas áreas, o candidato acaba encontrando um tipo de teto, alcançando notas entre 700 e 800 mesmo com bom desempenho. Já na redação é possível ultrapassar os 900 pontos, desde que se conheça bem a estrutura do texto”.

Rafaela agradeceu a Unoeste pela oportunidade de participar da oficina e mencionou a importância de inciativas como essa. “É um bom momento para se preparar para o Enem, aprender um pouco mais, além de que aproxima a da comunidade da universidade”. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem