CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Festival Esporte e Cultura termina com jogos emocionantes

Disputas acirradas e espírito esportivo marcaram o encerramento da segunda edição do evento realizado pela Unoeste e que reuniu mais de 300 atletas do litoral


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Karen Cunha Festival Esporte e Cultura termina com jogos emocionantes
O ginásio poliesportivo da Unoeste recebeu disputas de basquete, handebol, futsal e vôlei

No último domingo (29), a Unoeste concluiu com sucesso o 2º Festival Esporte e Cultura, que atraiu 10 escolas da Baixada Santista para um evento repleto de emoção e competitividade. Com a participação de mais de 300 atletas, os dois finais de semana do festival mostraram a força do esporte na formação dos jovens.

As competições abrangeram quatro modalidades, sendo elas basquete, handebol, futsal e vôlei, e destacaram o papel do esporte e da cultura como ferramentas essenciais de transformação e integração tanto para os alunos do ensino médio, quanto para os universitários. 

Finais

O último fim de semana do festival foi marcado por finais emocionantes em todas as modalidades. No basquete masculino, o Colégio Professor Diniz Martins venceu a Escola Internacional por 28 a 19, em uma partida que destacou a garra dos atletas. "Vencer é sempre bom. Nossa escola veio de longe e estou muito feliz, nosso trabalho valeu a pena", celebrou João Fernandes, capitão da equipe vencedora.

No vôlei, tanto no masculino quanto no feminino, a Escola Estadual Thereza Silveira de Almeida brilhou. No masculino, venceu a Escola Estadual Yeda por 2 a 0, enquanto que no feminino levou o título após uma virada dramática sobre o Colégio Carmo, vencendo por 2 a 1. "A emoção da virada foi incrível. Trabalhamos muito para isso e ver o esforço das meninas sendo recompensado é muito gratificante", comentou Danilo Roberto Silva, professor da escola Thereza.

Gabriela Andrade Nascimento, capitã do time feminino de vôlei do Thereza, também comemorou a conquista: "O que me motivou a participar do festival foi levar o legado da escola, especialmente sendo meu último ano. Comecei a competir no ano passado e estou saindo da escola agora. Então ganhar junto com essas meninas que eu amo muito foi uma grande emoção”.

No handebol, o destaque foi para a Escola Objetivo, que garantiu o ouro no masculino ao derrotar a Yeda por 16 a 6. "Ganhar esse ano, depois de termos ficado em segundo no ano passado, é muito bom. Participar de um campeonato escolar é uma experiência incrível", disse Alexandre Mendes da Costa, capitão do time campeão. 

Com o handebol feminino, a Escola Galliera dominou o placar, vencendo a Yeda por 7 a 1. "Estávamos nervosas, mas demos nosso melhor e saímos com a vitória", comemorou Kerolyn Passos, capitã da equipe.

Foto: Karen Cunha Galliera garantiu título com diferença de seis gols
Galliera garantiu título com diferença de seis gols

No futsal, as finais também foram emocionantes. Na categoria prata, a Escola Marechal superou a Alfa com um placar de 7 a 4, impulsionada pelos cinco gols de Thaylon Oliveira Soares. "Foi um torneio muito legal e fico feliz de ter contribuído para essa vitória", afirmou o jovem atleta. 

Já na categoria ouro, o Colégio Carmo venceu a Escola Thereza por 6 a 3, garantindo o título. "Foi um evento muito bem organizado que nos motivou bastante. Conseguimos dar o nosso melhor e sair campeões", celebrou João Pedro Lourenço, capitão do Carmo.

Crescimento e legado

O diretor do Departamento de Marketing da Unoeste, Bruno Dias, ressaltou o impacto do festival na região e o compromisso da universidade em promover o esporte e a cultura como ferramentas de transformação. "A Unoeste está se consolidando como uma promotora de eventos de extensão na Baixada Santista. Estamos muito felizes com o crescimento do festival, que já na segunda edição contou com 10 escolas e mais de 300 atletas ", frisou Bruno.

Rodrigo Koxa, surfista e atleta da Unoeste, esteve presente para prestigiar o evento e também destacou a importância de iniciativas como essa. "A Unoeste chegou em Guarujá para somar. O esporte molda caráter, prepara o jovem para a vida e o evento é uma grande oportunidade para esses estudantes. Ver a dedicação e a torcida dos jovens é emocionante", comentou Koxa.

Integração 

Além das disputas esportivas, o festival também promoveu a integração entre os alunos e a universidade com a realização da Feira de Profissões que visou trazer experiências práticas e ajudar os jovens a como escolher uma profissão. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da Unoeste, interagir com professores e participar de oficinas. " Eu fui a Feira de Profissões esse final de semana e fiquei maravilhado pelo campus, é muito legal poder conhecer melhor a universidade”, comentou Alexandre Mendes, aluno do Objetivo. 

Premiações

O encerramento foi marcado pela entrega de medalhas e troféus, além de brindes para todos os participantes. A atmosfera de celebração e superação tomou conta das quadras e dos bastidores. A professora Aline Silva de Souza, da Escola Galliera, resumiu bem o sentimento geral de quem participou. "Esse tipo de evento é fundamental para os jovens, pois fomenta o esporte, a qualidade de vida e a inclusão de todos, independentemente de serem de escolas públicas ou particulares."

Com dois finais de semana repletos de emoção, o 2º Festival Esporte e Cultura da Unoeste se despede, mas já deixa a promessa de uma próxima edição ainda maior. O evento mostrou que está se consolidando como uma referência no cenário esportivo estudantil do Guarujá, aproximando jovens, escolas e a comunidade da universidade. 

"A Unoeste reafirma seu compromisso em continuar proporcionando esses momentos de integração e desenvolvimento. O esporte e a cultura são, sem dúvida, instrumentos de mudança de vida”, finalizou Bruno Dias. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem