CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina Veterinária faz projeto para o Lar Santa Filomena

Crianças e adolescentes participam de atividades para entenderem a relação dessa área das ciências agrárias com o ser humano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Medicina Veterinária faz projeto para o Lar Santa Filomena
Atividade lúdica desenvolvida no Lar Santa Filomena

Projeto Integrador do curso de Medicina Veterinária promove ações sociais com 81 crianças e adolescentes atendidos pelo Lar Santa Filomena, localizado na zona leste de Presidente Prudente. Mediante a temática “A Medicina Veterinária e o ser Humano”, estudantes do curso de graduação da Unoeste, orientados pelo professor Dr. Rodrigo Costa da Silva, promoveram atividades lúdicas com informações relevantes e que foram multiplicadas aos familiares e amigos, com a estimativa de terem atingido mais de 240 pessoas. Através dos dados dos relatórios das atividades, os resultados serão apresentados no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) na penúltima semana de outubro na universidade.

A metodologia utilizada proporcionou que os estudantes do 4º termo aplicassem o conhecimento obtido até o 3º termo em ações sociais para o crescimento pessoal e profissional ao gerar melhorias na sociedade e permitir que o público-alvo possa contribuir para transformar suas vidas, de suas famílias e de seus amigos. As ações ocorreram de fevereiro a maio. A divisão da sala em cinco grupos possibilitou igual número de projetos, dos quais quatro no ambiente de rotina das crianças e dos adolescentes e um no Hospital Veterinário, no campus 2 da Unoeste. O primeiro passo da prática foi a visita técnica ao Lar, por dois estudantes selecionados como representante de todos.

A coordenadora de projetos da instituição beneficiada pela iniciativa, Paula Goes, ministrou palestra de apresentação institucional, com foco na proteção especial e básica das crianças e adolescentes que atendem, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A tarefa seguinte foi elaborar os projetos para cadastro e aprovação da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). As problemáticas norteadoras dos projetos ficaram assim definidas: (1) importância da prevenção da dengue; (2) quero ser médico veterinário; (3) higienização das mãos e alimentos; (4) vacina é bom e eu quero; (5) bem-estar animal e humano.

Ações no Lar e no Hospital Veterinário

O Dr. Rodrigo conta que os estudantes prepararam jogos interativos para computadores, atividades práticas para que as crianças interagissem em questões como combate a dengue, lavar as mãos antes e após a alimentação e ir ao banheiro, respeitar e tratar bem os animais fixando que o comportamento humano reflete no comportamento dos animais; entre outras atividades. O uso de ferramentas tecnológicas teve o apoio do Departamento de Design Instrucional da Unoeste, através de Antônio Sérgio Alves de Oliveira e equipe. Aplicativo de realidade virtual permitiu que as crianças e adolescentes interagissem com animais peçonhentos e domésticos.

No Lar Santa Filomena, com o apoio da assistente social Adriana do Amaral Cunha e de um educador, foram aplicados os tópicos de cada projeto em atividades motoras: (1) buscando focos de proliferação do mosquito da dengue; (2) interagindo no laboratório de informática com aplicativo desenvolvido pelo grupo para identificação da importância da medicina veterinária no contexto da sociedade; (3) atuando na higienização das suas mãos e dos alimentos, orientando colegas e familiares a lavarem bem as mãos antes das refeições; e (4) participando e interagindo com teatro que abordou o medo de tomar vacina e conscientizando sobre a importância da vacinação.

Foto: Cedida Participantes do Projeto Integrador na quadra do Lar
Participantes do Projeto Integrador na quadra do Lar

A visita no Hospital Universitário foi para um grupo de 12 crianças, com a autorização da coordenação do curso de Medicina Veterinária, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira; e da diretora do hospital e do curso Dra. Glaucia Prada Kanashiro. No setor de Clínica Médica de Grandes Animais, pelo qual responde a Dra. Mirian Rodrigues, tiveram contato com os animais de médio a grande porte, escovando-os, alimentando-os, passeando com eles e aprendendo a importância de tratá-los bem e cuidar da saúde deles. Também conheceram onde os animais dormem e se alimentam e que é importante para os animais o contato com o ser humano assim como é importante para o ser humano o contato com os animais.

Respeito a todas as formas de vida

“A interação das crianças com nossos alunos e os temas abordados refletem a importância das ações sociais de nossa universidade uma vez que as crianças, como disseminadores de informação e formadores de opinião, levam a informação para seus familiares e colegas, instruem a população a adotarem medidas corretas de prevenção de doenças, respeitarem todas as formas de vida, conscientizarem que estudar é bom e gostoso; trazendo novos pontos de vista para nossas vidas”, pontua o Dr. Rodrigo, para afirmar que os estudantes da Unoeste levaram informação de qualidade e de uma forma que as crianças conseguissem entender a importância das mesmas.

Sobre a qualidade do conteúdo, comenta o professor: “Vimos isso em alguns exemplos, como o de uma aluna que estava em atividade utilizando computador. Porém, a criança tinha dificuldade de leitura. A educadora nos informou sobre a dificuldade da criança e nossos alunos interagiram com a criança de modo a instruí-la como realizar a atividade, explicando os caminhos, regras e o que significava cada atividade”, revelou, acrescentando que a criança ficou feliz em participar, pois obteve pontuação alta na atividade e a dificuldade de leitura foi contornada; conforme avaliação da educadora que acompanhou o grupo.

Em tarde integradora, em uma das salas do Bloco B3 do campus 2, cada grupo apresentou oralmente o seu trabalho, o que fez parte da avaliação bimestral da disciplina Projeto Integrador I. Estiveram presentes a assistente social do Lar Santa Filomena Adriana do Amaral Cunha, a diretora e a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, respectivamente, Dra. Gláucia e Dra. Rosa. Além dos resultados estarem programados para serem apresentados no Enepe 2024, também serão divulgados no Lar para que as famílias tenham ciência dos resultados das atividades e divulguem a importância da preocupação que a Unoeste tem com a sociedade.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem