Melhor curso de Gastronomia do país completa 10 anos
Em uma década, a região de Presidente Prudente tem se tornado referência no mercado gastronômico e ampliou as opções do que há de melhor na gastronomia brasileira
A Unoeste celebrou com grande orgulho os 10 anos do curso de Gastronomia, reconhecido como o melhor do Brasil, com base em avaliação do Ministério da Educação (MEC). A comemoração, realizada na última sexta-feira (29) no Salão de Vidro, no campus 2 de Presidente Prudente, foi marcada por eventos especiais, homenagens e, claro, experiências gastronômicas de excelência que destacaram a qualidade e inovação do curso.
Desde sua criação, o curso de Gastronomia tem se consolidado como referência nacional, graças ao compromisso com a formação de profissionais capacitados para atuar em diferentes áreas da gastronomia, do empreendedorismo à alta culinária. Não por acaso, o curso foi reconhecido em rankings especializados e avaliações acadêmicas como o melhor do país, fruto de um corpo docente altamente qualificado e de uma infraestrutura de ponta, que inclui laboratórios equipados com tecnologia de última geração.
Dentre os convidados esteve Maria Regina de Oliveira Lima, que integra a diretoria da mantenedora da Unoeste, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec). Além do pró-reitores, Dr. José Eduardo Creste (Acadêmico) e Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Pós, Pesquisa e Extensão).
“Celebrar os 10 anos do curso de Gastronomia é reconhecer seu impacto na formação de profissionais que hoje atuam no Brasil e no mundo. O curso tem sido um pilar para o desenvolvimento gastronômico de Presidente Prudente e região, contribuindo com inovação, valorização da cultura local e fortalecendo a economia criativa”, reforçou o Dr. Creste ao falar em nome da Reitoria.
Celebração de uma década de conquistas
Na noite que marcou a comemoração de uma década do curso de Gastronomia a coordenadora Chef Mari Sato emocionou os presentes com suas palavras de agradecimento e reconhecimento. “Nessa noite tão especial, não poderia deixar passar sem expressar nossa mais profunda gratidão a todos que tornaram este evento memorável possível. Aos nossos patrocinadores e parceiros, as contribuições foram fundamentais para que pudéssemos oferecer uma experiência à altura do que o curso de Gastronomia representa. Vocês são parte essencial dessa história de sucesso”, declarou.
Mari Sato destacou o papel transformador do corpo docente na trajetória do curso. “Aos nossos professores e ex-coordenadores, o nosso reconhecimento mais profundo. Vocês são a verdadeira alma deste curso, e é por meio desse empenho, dedicação e paixão pelo ensino que conseguimos alcançar tantas conquistas. A excelência do curso é um reflexo direto do trabalho árduo de cada um de vocês, que moldam não apenas futuros profissionais, mas líderes e inovadores na área”, afirmou a coordenadora.
A Chef destacou o esforço coletivo para o evento e a visão da Unoeste no fortalecimento do curso. “Agradeço a todos que participaram desta celebração. Cada detalhe foi pensado com dedicação, refletindo união e compromisso. À reitoria e parceiros, nossos profundos agradecimentos por acreditarem neste projeto que valoriza a formação de excelência e a inovação na Gastronomia. Que esta noite inspire novas conquistas e fortaleça a trajetória de sucesso do nosso curso e da Unoeste”.
Jantar sensorial comemorativo
O responsável pela experiência gastronômica foi o Chef Eudes Assis, que é um dos grandes nomes da gastronomia brasileira, reconhecido por sua habilidade única de elevar os sabores da culinária caiçara, inspirada por sua vivência no litoral. Desde cedo, sua mãe o ensinou a amar a tradição gastronômica local, especialmente a preparação de peixes. Com apenas 13 anos, iniciou sua trajetória como lavador de louça, mas rapidamente ganhou espaço nas cozinhas ao lado de grandes chefs.
Seu talento o levou a experiências enriquecedoras, como avanços em restaurantes renomados como Fasano e Gero, além de uma formação na prestigiada escola Le Cordon Bleu, na França. Durante quatro anos, Eudes rodou o mundo como chef a bordo de um iate particular, onde aprendeu a valorizar e defender a riqueza da culinária local de cada região que conheceu, reforçando sua paixão pelo resgate da gastronomia caiçara.
Sempre valorizando ingredientes regionais como taioba, banana e frutos do mar, Eudes mostra que a cozinha vai além do prato: é um ato de preservação cultural e de impacto social positivo. Para a noite foram apresentados os pratos: pastelzinho de galinha caipira com milho e quiabo; caldinho de abóbora e paçoca de charque; dadinho de tapioca com melaço de cana picante.
O menu ainda contou com a entrada de couve-flor gratinada no creme de taioba com crocante de presunto Parma; primeiro prato, peixe assado em crosta de castanha do Pará, molho bisque de camarões e purê de inhame; segundo prato, barriga de porco ao molho oriental com arroz e cogumelos com amendoim e acelga grelhada; e de sobremesa, sagu de coco com mangas em cubos e praline de pistache.
O evento teve as presenças ainda de parceiros locais e empreendedores, representantes de escolas e da Diretoria de Ensino, professores e ex-docentes do curso.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste