CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Gastronomia Unoeste surpreende com jantar sensorial

Menu baseado no tema “Verdades nem Sempre Verdadeiras” norteou toda preparação e execução do jantar realizado pelos alunos do curso, proporcionando uma experiência gastronômica inovadora aos convidados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Gastronomia Unoeste surpreende com jantar sensorial
“Verdades nem Sempre Verdadeiras” foi o tema do jantar sensorial

Mais um evento realizado pelo curso de Gastronomia da Unoeste ficou marcado pela experiência gastronômica e inovadora oferecida aos convidados na noite dessa terça-feira (15). Com o tema “Verdades nem Sempre Verdadeiras”, o jantar que faz parte da disciplina de Prática Profissional Contemporânea, onde os alunos do último termo simulam um restaurante focado em menus avaliados, desafiou os sentidos dos convidados com pratos inusitados que exploraram percepções e sensações.

Tudo ocorreu sob a supervisão da coordenadora do curso e Chef Mari Sato, que explicou que o objetivo do jantar foi enganar os sentidos e surpreender os participantes. “Nossos clientes vão experimentar um menu lúdico, onde um peixe pode não ser peixe, e um molho pode ter uma textura inesperada. Estamos trazendo elementos contemporâneos e tecnológicos, oferecendo aos alunos a oportunidade de lidar com essas percepções de uma maneira divertida”, contou a chef, destacando a importância dessa experiência para o aprendizado dos estudantes.

A preparação para o evento segue uma metodologia rigorosa e realista aplicada ao longo do curso. “Cada dia temos um menu diferente. Já realizamos o 'Jardim de Sabores', com ingredientes florais, e teremos o 'Sete Pecados Capitais' em breve. Tudo é simulado como em um restaurante real, com os alunos divididos em equipes responsáveis ??por diferentes áreas, como o salão, as entradas, os pratos principais e as sobremesas”, complementa a docente. 

Para os alunos, o evento é uma oportunidade única de vivenciar a pressão e o ritmo de um menu experimental, que exige uma abordagem muito diferente de um cardápio à la carte.

Aprendizado completo e amplo mercado de atuação

Matriculados no 4º termo de Gastronomia da Unoeste, os alunos André Wilson de Moraes e Beatriz Avatieri colocaram em prática todas as habilidades aprendidas durante o curso. Para ambos, a experiência é uma oportunidade de não apenas se portarem como profissionais, mas também de proporcionarem um rico momento gastronômico aos convidados.   

Ao falar sobre a experiência, André destacou a satisfação em ver o impacto que a gastronomia pode ter na vida das pessoas. “É muito gostoso participar dessa preparação. Fazer algo que a gente sabe que vai agradar as pessoas e deixá-las felizes com a comida é uma sensação muito bacana. A gente se sente realizado. Quando nos deparamos com o tema do jantar, decidimos trazer algumas texturas e sabores. Trabalhei na produção da sobremesa 'café com leite', e criamos um prato que misturava esse gosto com a memória afetiva de uma bala de leite da infância. O resultado foi incrível”, explicou André, refletindo sobre o processo criativo por trás da sobremesa.

Sobre sua escolha pelo curso de Gastronomia na Unoeste, André foi categórico. “Eu sempre quis fazer gastronomia, já há uns três ou quatro anos. Quando tive a oportunidade, escolhi o curso oferecido na Unoeste pela estrutura que já conhecia por meio de outros estudantes. O curso investe muito na qualidade do ensino, nos insumos e nos professores, o que nos prepara muito bem para o mercado de trabalho”.

Beatriz Avatieri também falou sobre a importância dos eventos como esse para a formação profissional. “Esses momentos nos preparam para o mercado de trabalho, porque a gastronomia vai além da cozinha. O curso oferece disciplinas como sala e bar, onde aprender a atuar como garçom e até barman. Isso amplia nosso leque de atuação e nos dá muitas opções ao sairmos da faculdade”, destacou.

Para Beatriz, o que mais encanta na gastronomia é o impacto social que a comida pode ter. “Ver as pessoas se reunindo, criando laços através da comida é algo que me encanta. A cozinha vai além de alimentar, é uma forma de conectar as pessoas. Quando vejo meu trabalho sendo apreciado sinto que a mensagem foi transmitida. E foi a estrutura da Unoeste, com seus professores e sua cozinha profissional, que me atraiu para cá. Os professores são realmente apaixonados por ensinar, e isso faz toda diferença”.

Os alunos estão prontos para continuar se aperfeiçoando e elevando ainda mais o padrão de qualidade da Gastronomia na Unoeste, sempre com o foco em proporcionar experiências únicas através da culinária. Por fim, concordam que a cozinha não é só sobre alimentação, mas sobre criar momentos e laços. 

Foto: Ector Gervasoni “Flat iron com tomate” compôs o menu apresentado
“Flat iron com tomate” compôs o menu apresentado

A importância de uma base sólida

Um dos diferenciais destacados pela Chef Mari Sato é a formação ampla que o curso proporciona aos alunos, especialmente em um contexto regional. “A técnica é a base de tudo. Não importa onde o aluno vai trabalhar, seja em uma pequena cidade ou em um grande centro, se ele dominar as técnicas de cozinha estará preparado para qualquer desafio”, afirmou Sato.

“Aqui, nossos alunos têm acesso a ingredientes e equipamentos que em muitos outros lugares não seriam possíveis. Se uma aula exige foie gras ou uma garrafa de champanhe específica, a universidade garante esses insumos para que os alunos tenham a melhor experiência possível”.

Essa preparação completa é o que tem permitido que alunos formados na Unoeste se destaquem, não apenas nas grandes capitais, mas também como chefs de destaque em suas cidades. “Muitos dos nossos alunos se tornam os chefes de suas regiões, trazendo um toque de alta gastronomia para cidades menores, e provando que uma boa gastronomia não depende apenas de um ambiente luxuoso, mas de técnica, criatividade e qualidade no atendimento”, reforça a Chef.

Infraestrutura de primeiro mundo

A infraestrutura de alto nível da Unoeste também foi destacada pela docente que já trabalhou em diversos lugares. “A estrutura daqui é fantástica. Já trabalhei em outras universidades e cursos físicos fora do Brasil, e a cozinha profissional que temos aqui na Unoeste é uma incrível”, pontua Mari Sato. “Temos equipamentos de ponta e insumos de altíssima qualidade. Isso faz com que nossos alunos possam vivenciar o que há de melhor na gastronomia mundial sem sair de Presidente Prudente”.

Para a ex-aluna Sirley Souza, que voltou ao campus da universidade como convidada para o jantar sensorial, foi uma experiência nostálgica. “Quando você conhece todo o processo por trás de um prato, ele ganha um valor completamente diferente. Eu sei quanto é o trabalho planejado, preparar e executar um jantar como esse. É maravilhoso ver os alunos vivenciando isso e trazendo todo o conhecimento que adquirem na sala de aula para a prática”, afirmou.

Uma noite sensorial

A experiência gastronômica começou com uma sofisticada entrada de sashimi de atum acompanhada por uma salada refrescante de macarrão de arroz. Como prato principal, uma combinação de sabores irresistíveis: galinha caipira com molho gastrique, seguida de um suculento flat iron servido com tomates. Para limpar o paladar, foi oferecido um delicado sorbet de anisete, preparando os convidados para a sobremesa final, um clássico "pingado", que trouxe uma deliciosa dose de nostalgia e encerrou o jantar com maestria.

Entre os convidados estava a delegada de polícia, Adriana Ribeiro Pavarina Franco. Ela comentou sobre a experiência sensorial proporcionada pelo jantar. “O tema 'Verdades nem Sempre Verdadeiras' me surpreendeu. A ideia de apresentar pratos que desafiam nossas percepções foi fascinante. Foi uma experiência gastronômica completa, que envolveu não só o paladar, mas também o olfato, o tato e o visual. Tudo foi maravilhoso”, concluiu Adriana, que já conhecia a infraestrutura do curso e elogiou a qualidade do evento.

Gastronomia na Unoeste: muito além de cozinhar

Com 70% do curso composto por aulas práticas, a formação em Gastronomia na Unoeste se destaca pela abordagem completa e intensa desde o primeiro semestre. “Aqui, o aluno realmente coloca a mão na massa desde o início. Nós fornecemos todos os insumos e equipamentos, para que eles possam focar no aprendizado”, ressaltou. 

E para quem tem paixão pela cozinha, a Unoeste oferece uma oportunidade única. “Temos professores com experiência internacional, que já trabalharam com grandes chefs do mundo, como Michel Bras, e que trazem esse conhecimento diretamente para nossos alunos”, afirmou a chef.

Com eventos como o "Verdades nem Sempre Verdadeiras", a Unoeste reafirma seu compromisso com a excelência no ensino da gastronomia, oferecendo uma formação sólida e completa que prepara seus alunos para os desafios do mercado de trabalho, seja em grandes centros urbanos ou em suas cidades natais, sempre com um toque de criatividade e inovação.

Vem pra cá!

Essa é a sua chance de estudar Gastronomia no melhor curso do país, segundo Conceito Preliminar de Curso divulgado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Inscreva-se já para o Vestibular 2025!

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem